Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO PAULO SOUZA RIOS
DATA: 25/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE AULA - NEPHEN
TÍTULO: O ESTRANHO QUE HABITA EM MIM: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES GAYS NO SEMIÁRIDO BAIANO
PALAVRAS-CHAVES: (Auto)biografias. Gênero. Homossexualidades. Trabalho Docente.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:
Historicamente as questões inerentes as relações de gênero e diversidade sexual tem sido construída a partir ótica da diferença, concebida a partir das relações de poder, por meio de elementos discursivos que classificam o “normal” e o “anormal” fundamentado na lógica hegemônica heteronormativa, que classifica como estranhos aquelxs que não se adequam a ela. Nesse sentido, o presente estudo procurou analisar, por meio das narrativas (auto)biográficas como se dá a construção da estranheza no corpo e no discurso de professores gays no Semiárido Baiano, tendo em vista os processos de construção de gênero e sexualidade a partir de suas trajetórias de vida e formação acadêmica. Com o intuito de responder ao problema de tese traçamos como objetivo geral: Analisar narrativas autobiográficas de professores gays do Seminário Baiano sobre a produção de si como corpo estranho e as estratégias de desconstruir/fazer/negociar gênero e sexualidade ao longo da vida. No que concerne aos fundamentos metodológicos entendemos que a pesquisa qualitativa, por dialogar com as metodologias das teorias pós-críticas e estudos queer atenderá aos requisitos exigidos na construção e no desenvolvimento do processo epistemológico e metodológico. O método utilizado foi a pesquisa (auto)biográfica, no campo educacional, por entendermos que há uma relevância, ainda que não aparente, na relação entre teoria queer e educação, uma vez que apresentam temas relacionados ao cotidiano de professorxs na árdua tarefa de educar na perspectiva da diversidade de gênero e sexualidade. As narrativas têm possibilitado analisar que o estranho é construído no corpo dos professores gays na mais tenra idade e das mais distintas maneiras. Nesse contexto, os professores gays precisam criar estratégias permanentes no tocante à sexualidade, anormal.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Interno - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS