Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANA LACERDA SANTOS
DATA: 14/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS POR MEIO DAS HITÓRIAS EM QUADRINHOS
PALAVRAS-CHAVES: História em quadrinhos. Língua Portuguesa. Surdo.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:
Esta pesquisa busca compreender e analisar o ensino de Língua Portuguesa para surdos por meio das histórias em quadrinhos. Utilizamos teóricos na fundamentação como: Bari (2008); Goldfeld (2002); Quadros e Schmiedt (2006); Salles (2004); Soares (2000); Vergueiro (2009; 2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada em um estudo de caso. O campo de pesquisa investigado foi uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental Menor de uma escola, localizada no município de Aracaju/SE, constituído por cinco alunos e uma professora. Os dados foram produzidos com base na observação participante e atividades pedagógicas. Realizamos observações das rotinas das aulas e recreios, seguidas de escritos em diário de campo, e registros de imagens por meio de fotografias, entrevistas audiogravadas com a professora e coordenadora pedagógica. A análise dos dados produzidos foi realizada mediante os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2011).