Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
DATA: 16/04/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da ADUFS
TÍTULO: UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/CAMPUS DE SÃO CRISTÓVÃO
PALAVRAS-CHAVES: PIBID, Formação inicial de professores, professores de Química.
PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O objetivo principal da presente Tese foi “Investigar o papel do PIBID docurso de Licenciatura em Química da UFS/Campus de São Cristóvão na formação debolsistas de iniciação à docência”. A Tese defendida é a de que a participação no PIBIDmelhora a formação inicial dos pibidianos, reafirma seu interesse pela docência, ampliaa permanência e conclusão no curso, diminuindo a evasão. O percurso metodológicoenvolveu análise de documentos: Resolução 202/2009 do Conselho do Ensino, daPesquisa e da Extensão CONEPE (SERGIPE, 2009), que apresenta o Projeto PolíticoPedagógico do curso; o subprojeto do PIBID/Química aprovado no edital CAPES061/2013 (BRASIL, 2013); os relatórios enviados pelos bolsistas de ID à coordenaçãode área referentes às atividades desenvolvidas entre março e dezembro de 2014, bemcomo durante todo o ano de 2015; relatórios de ingressantes e concludentes no curso,bem como análise de seu desempenho, obtidos através do Sistema Integrado de Gestãode Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFS. Além da realização de entrevistasemiestruturada e coletiva. Os resultados são representativos do papel do PIBID naelevação da qualidade da formação inicial dos bolsistas, apresentando efeitos no melhordesempenho acadêmico, conclusão e diminuição da evasão no curso.