Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INÊS CORTES DA SILVA
DATA: 26/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação
TÍTULO: EDUCAÇÃO MENOR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA DO ESTADO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de língua inglesa; Educação menor; Dispositivos móveis.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:
Esta é uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, caracterizada como estudo de caso (YIN,2010), tendo como contexto de interesse o estudo das práticas pedagógicas de uma professora de língua inglesa da educação básica de Sergipe, que utiliza dispositivos móveis e produz agenciamentos (DELEUZE, 1996). Tem como objetivo geral compreender quais características de uma Educação Menor (GALLO, 2016) estão presentes nas práticas pedagógicas da professora ao utilizar dispositivos móveis, sobretudo o smartphone, para ensinar a língua inglesa. Já os objetivos específicos são: identificar de que maneira a professora tem utilizado os dispositivos móveis em suas práticas pedagógicas; analisar quais fatores determinaram a integração desses dispositivos; compreender se há e quais processos de desterritorialização, ramificação política e valor coletivo estão presentes no trabalho pedagógico da professora participante da pesquisa. Numa perspectiva de uso crítico de tecnologias (BUZATO, 2006; SILVA & LUNARDI-MENDES, 2015), o estudo está fundamentado no campo das Culturas Digitais (LEVY, 1999; SANTAELLA, 2007; 2013), da Aprendizagem de Línguas Assistida por Dispositivos Móveis (STOCKWELL & HUBBARD, 2013; KUKULSKA-HULME, 2013) e da Autonomia na Aprendizagem de Línguas (FREIRE, 1996; MICCOLI, 2005; PAIVA, 2009; 2012 ; 2015), e da Educação Menor (GALLO, 2016). Como resultados de pesquisa, compreendemos que a professora pesquisada, utilizando-se de tecnologias digitais ou não, de dentro de uma Educação Maior, desenvolve uma Educação Menor que ocorre por intermédio do principal dispositivo de que ela lança mão: o agenciamento. Desta maneira, o smartphone, apesar de ser um dos recursos mais utilizados em suas práticas pedagógicas diferenciadas, não é o responsável pela produção de uma Educação Menor. Isso porque seu trabalho não gira em torno das benesses desse dispositivo,tampouco depende dele para acontecer.