Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTÔNIO DO MONTE SANTOS
DATA: 01/11/2017
HORA: 14:30
LOCAL: CPITEC - Container I (prox. à prefeitura)
TÍTULO: DOS LENTES AOS COMPÊNDIOS: O ENSINO DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO ATHENEU SERGIPENSE ENTRE AS DÉCADAS DE 1870-1890
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Compêndio de História. Ensino Secundário. Disciplina História.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente pesquisa tem como objetivo estudar a implantação e o desenvolvimento da cadeira de História no Atheneu Sergipense, entre as décadas de 1870 e 1890, período que marca a trajetória docente de Raphael Arcanjo de Moura Mattos, Ascendino Ângelo dos Reis e José João de Araújo Lima, como os primeiros lentes dessa disciplina, na instituição. Buscamos apresentar ainda, o compêndio Lições de História do Brasil, escrito pelo professor do Colégio de Pedro II, Luís de Queirós Mattoso Maia e utilizado como instrumento de aprendizagem, durante a instrução do alunado na mais antiga instituição de ensino público de Sergipe, o Atheneu Sergipense. Desse modo, tentaremos compreender, de que forma se desenvolveu o ensino de História nesse estabelecimento, a partir dos conhecimentos a cerca de dois, dos componentes apontados por Chervel (1990), em grau de importância, como fundamentais para o processo de ensino aprendizagem: o professor e o livro. Utilizamos para estruturação desse estudo, além de referências bibliográficas que versam sobre o assunto abordado, fontes documentais, como relatórios, decretos, jornais e documentos pertencentes a instituição, a exemplo do primeiro livro de Atas, localizado no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS).