Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS
DATA: 26/10/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: Memórias narradas na Educação Escolar Indígena dos Kariri-Xocó/AL.
PALAVRAS-CHAVES: Memórias; História; Narrativas; Educação Escolar Indígena; Interculturalidade.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as memórias narradas vinculadas nos suportes didáticos dos Kariri-Xocó/AL. Para tanto, foi necessário conceituar memória no campo da história e do pensamento indígena; identificar as memórias narradas e vinculadas nos suportes didáticos dos Kariri-Xocó/AL e entender os significados das narrativas vinculadas nos suportes didáticos para Educação Escolar Indígena diferenciada e intercultural. O Povo Kariri-Xocó está localizado na Zona da Mata alagoana, a 180 km da capital Maceió. Estes suportes didáticos foram produzidos pelos indígenas na tentativa de mostrar o modo de ser Kariri-Xocó. Este estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em educação, tem como base a fenomenologia e a hermenêutica porque objetiva evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno. Neste sentido, a pesquisa é um estudo de caso e propomos uma postura etnográfica. Postura que valoriza a escuta, a observação e o respeito às práticas culturais. Os resultados evidenciam que os significados atribuídos à memória estão relacionados à história produzida coletivamente no percurso do modo “Ser e viver Kariri-Xocó”. A pesquisa também apontou a participação dos professores/as indígenas e das lideranças em que os agentes envolvidos na escola começaram a se reconhecer neste processo de luta por uma educação indígena diferenciada e intercultural.