Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
DATA: 28/07/2017
HORA: 14:30
LOCAL: PPGED
TÍTULO: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM RETRATO DOS SABERES DOS CONCLUINTES E EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL/CAMPUS SERTÃO
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Curso de Pedagogia. Avaliação da Aprendizagem. Concluintes e Egressos. Saberes Teóricos e Práticos.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:
A pesquisa descreve as aprendizagens teóricas e práticas sobre avaliação ofertadas no processo de formação, assimiladas pelos graduandos e utilizadas nas práticas desenvolvidas pelos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, com especificidade para o Campus do Sertão, para responder à seguinte questão: Entre os referenciais teóricos e práticos sobre avaliação da aprendizagem ofertados no curso de Pedagogia da UFAL/Campus Sertão, quais foram assimilados pelos concluintes e como são trabalhados pelos egressos? Nesse sentido, foram questionados os concluintes do 8º Período, os egressos que atuam na Educação Básica e o Coordenador do curso de Pedagogia. A metodologia é o estudo descritivo com a abordagem qualiquantitativa, cujos instrumentos investigativos consistiram da aplicação de questionários aos graduandos e entrevistas com os egressos e o coordenador. A interpretação dos dados está alicerçada na análise de conteúdos proposta por Bardin (2004). O referencial teórico discute as principais ideias dos estudiosos que definem a linha de pensamento sobre a temática da Formação Docente e Avaliação da Aprendizagem, destacando-se Hoffmann (1993; 2001), Furlan (2007), Balzan e Sobrinho (2011), Libâneo (2012), Berger (2005), Charlot (2008), entre outros. Como aporte documental, analisou-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (BRASIL, 2006) e o PPP do curso de Pedagogia da UFAL/Campus Sertão. Os dados iniciais permitem revelar que há uma crítica aos direcionamentos do curso, o que surge como positivo, visto que se observou, nas falas dos entrevistados, que estes experimentam um lento e dificultoso processo de mudança das práticas avaliativas em razão das vivências teóricas ocorridas na universidade.