Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO LEONARDO SANTANA SILVA
DATA: 24/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: SOBRE O NEGACIONISMO NO CIBERESPAÇO: A ENCICLOPÉDIA ALTERNATIVA" METAPEDIA E SUA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação. História. Revisionismo. Metapedia.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:
Este trabalho analisa o portal Metapedia (www.metapedia.org), uma iniciativa de grupos de extrema-direita da América do Sul, e sua proposta de ser uma Enciclopédia Alternativa. Metapedia é uma enciclopédia eletrônica que adota o sistema Wiki e tem como objetivo ser um suporte eletrônico. Ao apresentar conceitos e biografias, a Metapedia utiliza como base o revisionismo negacionista, oferecendo versões diferentes para os acontecimentos e conceitos históricos, sobretudos aqueles ligados à Segunda Guerra Mundial. Na pesquisa selecionamos como fontes verbetes presentes neste portal. Eles foram analisados com o intuito de expor que tipo de “história” é contada na Metapedia. A dissertação se organizou em seções que abrangeram a estrutura e proposta da Metapedia para demonstrar como ela funciona, além de .realizar a análise de verbetes fundamentais ao Portal. Com isso oferecemos uma visão abrangente sobre essa proposta de Enciclopédia no meio digital. Consideramos que a Metapedia está inserida no contexto das atividades de reescrita da história na rede mundial de computadores, posicionando-se como um suporte pedagógico da intolerância no meio digital. A pesquisa constatou que, embora cumpra seu objetivo de ser um suporte pedagógico conforme os seus idealizadores, em parte, a Metapedia não demonstra sucesso em sua proposta de incentivar o debate sobre os temas que pretende, desde a sua fundação, revisar.