Ciclo de Conferências
Tema: Educação e Modernidade
Data: 20/02/2017
Horário: 10:00 h
Local: SALA DE AULA DO PPGED(didática II)
Proposta analítica:
É possível associar o conceito de modernidade ao de um projeto pedagógico próprio. O homem moderno pretende-se autônomo e emancipado, porque educado. Este é um processo que engloba a instrução formal e a cultura e está associado, de forma íntima, à sociedade que gesta e estabelece os parâmetros instrutivos e culturais. Assim sendo, o fenômeno educacional não nos é dado de maneira passiva, sagrada ou emotiva. Na verdade, ele é produto legítimo do grupo social ao qual está vinculado. Com isto, a lição é clara: o entendimento das formulações educacionais não pode restringir-se ao seus aspectos pedagógicos ou técnicos, mas deve ampliar-se através de uma análise que busque privilegiar os nexos entre educação, filosofia, hist ória, política.
Expositores: Profa. Dra. Carlota Boto (USP)
Prof. Flávio José de Carvalho (UFCG)
Mediador: Prof. Dr. Edmilson Menezes (UFS)
Promoção: Programa de Pós-Graduação em Educação/ Programa de Pós-Graduação em Filosofia