Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOCORRO APARECIDA CABRAL PEREIRA
DATA: 20/02/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: Diários online como espaços de Desenvolvimento Profissional na Iniciação à Docência
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura; Educação Online; Desenvolvimento profissional
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente pesquisa busca refletir sobre a itinerância docente de quatro bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Definimos como questões norteadoras: Como acontece o processo de iniciação à docência e o desenvolvimento profissional docente quando o bolsista do Pibid participa de demandas de formação em contextos online? Como o docente iniciante tem enfrentado o início da carreira no contexto do Pibid? Como as vivências formativas no contexto da cibercultura ampliam espaços de reflexão e de trabalho colaborativo entre os bolsistas de iniciação à docência, os professores supervisores e o coordenador da área? De que forma as marcas deixadas nas narrativas dos professores nos diferentes ambientes de aprendizagem evidenciam a ressonância do processo formativo do Pibid nas práticas vivenciadas nas escolas? Nessa perspectiva, compreender o desenvolvimento profissional no processo de iniciação à docência quando o bolsista do Pibid vivencia espaços online na sua formação tem sido o nosso objetivo. A abordagem metodológica que está sendo utilizada é a etnopesquisa-formação. Esta metodologia traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa, e assim potencializar momentos fecundos no seu desenvolvimento profissional, sobre o que foi observado, percebido, vivido e sentido na inerência ao longo do trabalho. A etnopesquisa – formação traz também como potencial a implicação do sujeito com seu objeto de estudo, em que a construção do conhecimento se dá a partir do envolvimento com os sujeitos praticantes da pesquisa. Acreditamos que esse estudo seja bastante pertinente, pois o trabalho formativo que tem como base a pesquisa, reflexão e a colaboração em rede potencializa o desenvolvimento de sujeitos autônomos, críticos e com possibilidade de emancipação.