Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NÉVITON FELIPE DA SILVA
DATA: 17/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: sala de aula do ppged
TÍTULO: MAX WEBER: MODERNIDADE E EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Max Weber, Modernidade.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente trabalho tem como ponto de partida construir uma argumentação lógica acerca da análise que Max Weber direciona à modernidade, tendo como princípio dessa formulação o problema da educação. No que concerne ao seu objetivo geral, este tem como intuito a tentativa de elaborar uma investigação teórica, a partir dos elementos sócio-históricos e culturais apontados pelo projeto educacional moderno, sob a ótica do pensamento weberiano. Quanto ao seu objetivo específico, este visa buscar dentre os vários pressupostos e mudanças assumidos pelo viés da modernidade, uma definição precisa e objetiva, segundo o intelectual alemão, do papel da educação nesse per&iacut e;odo com base nas prerrogativas do seu próprio estatuto. A hipótese inicial do trabalho encontra-se, então, assim formulada: há no pensamento weberiano acerca da modernidade um espaço para a educação? Será partindo dessa investigação que buscaremos trilhar um caminho viável para esse tipo de indagação e, consequentemente, para o desenvolvimento da matriz teórica do trabalho. Dito isto, percebemos que nesta primeira aproximação com o tema há a possibilidade de algumas perguntas a serem feitas, quais sejam: há um nexo de proximidade a ser explorado entre a obra de Max Weber e alguns aspectos relacionados ao campo da educação? Partindo dessa presunção, de que forma se estabeleceu o processo de inserção da educação na modernidade sob a visão deste autor? Em que estágio se encontrar&aac ute; essa educação em meio às mudanças ocasionadas pela modernidade? Trata-se de questões que estão longe de serem arbitrárias e que merecem o devido trato investigativo.