Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE GRAZIELLE SANTOS SOARES PEREIRA
DATA: 09/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Desenvolvimento organizacional da escola em tempo integral.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Organizacional. Programa Mais Educação. Projeto Político. Pedagógico.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A ampliação da jornada escolar implica mudanças na organização pedagógica e administrativa das instituições de ensino, mediante um processo que envolve o funcionamento das práticas cotidianas existentes. O presente trabalho propõe-se a encontrar respostas para a seguinte questão: quais são as dimensões organizacionais e pedagógicas para o desenvolvimento da escola em tempo integral? O estudo foi motivado, principalmente, pelo interesse em investigar como a escola em tempo integral foi concebida em termos das políticas governamentais que instituíram no Brasil o Programa Mais Educação (PME). Pretende-se verificar em que medida os pressupostos políticos do PME, as hipóteses pedagógicas do campo teórico e as práticas escolares apresentam coerências e contradições em suas relações. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento organizacional de escolas públicas de tempo integral a partir da implementação do Programa Mais Educação. Especificamente, objetiva-se: (1) identificar as dimensões políticas e pedagógicas escolares expressas no Plano de Ações Articuladas (PAR), Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e Projeto Político Pedagógico (PPP); (2) analisar os fundamentos do desenvolvimento organizacional presentes no PPP e sua relação com o PME; (3) identificar qual o olhar dos coordenadores do PME sobre o PPP da escola e a organização institucional dada ao conceito de educação em tempo integral em termos das práticas realizadas. Para compor a base teórico-metodológica do trabalho fundiu-se a dimensão da análise bibliográfica com a escolha de processos da pesquisa documental, análise de conteúdo e técnicas oriundas da investigação qualitativa. As informações empíricas são evidenciadas pelo olhar dos coordenadores do PME com base em quatro indicadores: o diálogo, os pressupostos pedagógicos, os materiais didáticos e os efeitos do Programa nas escolas. A pesquisa apresenta
como resultado a leitura e a interpretação das dimensões organizacionais e pedagógicas das escolas em
tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Aracaju.