Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ VALTER CASTRO
DATA: 09/11/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: História e formação: a significação da história pública nas narrativas sobre o patrimônio histórico/cultural
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história. Formação histórica. História pública. Narrativas patrimoniais. Patrimônio cultural. Sensibilidade estética.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
A pesquisa apresentada objetiva analisar os significados atribuídos à história pública nas narrativas sobre o patrimônio histórico cultural pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves (CECA), no município de Adustina/BA, no ano de 2015. A análise recai sobre as narrativas produzidas a partir do Projeto Educação Patrimonial e Artística, que é realizado anualmente, desde 2012, nas escolas estaduais da Bahia. Para alcançar o objetivo pretendido é necessário compreender como os alunos se mobilizam para produzir uma narrativa histórica, constituída no cruzamento entre os saberes públicos em circulação na comunidade e os saberes históricos escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como pressuposto metodológico a fenomenologia-hermenêutica. Na coleta dos dados utilizou-se da seleção dos álbuns fotográficos produzidos pelos discentes. O texto da dissertação está organizado em: introdução, três seções e as considerações finais. Na primeira seção, intitulada “Discussões sobre o ensino de história, história pública, patrimônio e cidadania”, tratamos das discussões teóricas e conceituais sobre o ensino de história, de história pública, do patrimônio cultural e cidadania, tentando relacioná-los nas questões referentes à educação. Na seção seguinte, “Referenciais construídos pelos alunos a partir do projeto EPA”, discutimos as diversas etapas do projeto EPA e quais são os referenciais de história evidenciados aos alunos a partir deste projeto. E finalmente, na terceira seção, “A significação da história pública nas narrativas sobre o patrimônio histórico/cultural”, analisamos as narrativas produzidas pelos alunos e que significados são atribuídos por eles à história pública e aos saberes escolares.