Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLUCE DE SOUZA LOPES SANTOS
DATA: 03/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: sala de aula do PPGED
TÍTULO: Práticas de leitura: lembranças de família e histórias de vida
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Livro. Memórias. Práticas de Leitura.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O objetivo desse estudo é investigar as práticas de leitura como elemento de formação de oito mulheres de gerações diferentes pertencentes à minha família. Insere-se na área de estudos sobre a História da Educação, com o respaldo teórico da História Cultural, e metodologia da História Oral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem uma abordagem autobiográfica, utilizando os conceitos de apropriação, representação e práticas, na perspectiva de Roger Chartier, considerando a leitura como uma prática social, constituída historicamente. Nessa investigação adoto as concepções de Michael Pollack, Ecléa Bosi e Maurice Halbwachs, no que se refere ao conceito de memória. As fontes utilizadas são narrativas tomadas a partir de entrevistas semiestruturadas, buscando verificar traços do cotidiano vivido pelas integrantes da pesquisa, considerando-as nas relações sociais familiares e escolares. Ao final desse estudo espero compreender melhor as relações entre práticas de leitura, educação familiar e escolarização, bem como verificar em que medida as práticas familiares contribuem para o desenvolvimento de práticas de leitura.