Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELMA DE MELO CARDOSO
DATA: 01/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: A BORDAGEM DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Formação docente. Gênero. Sexualidades.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:
Este texto traz os primeiros resultados da pesquisa que tem como problema conhecer como as temáticas de corpo, gênero e sexualidades estão sendo introduzidas nas práticas formativas das licenciaturas de Química e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe- IFS/campus Aracaju? Esta questão surge a partir da preocupação pela forma como esta temática vem sendo tratada nas escolas. A discussão sobre corpo, gênero e sexualidades é um tema que revela complexidade e riqueza de possibilidades de enfoque, pelo reconhecimento do longo período a ser percorrido para que a sociedade brasileira obtenha uma política educacional não discriminadora. Assim, com intuito de realizar a pesquisa, alguns objetivos foram construídos, dentre eles, o objetivo geral foi: Analisar como as temáticas de corpo, gênero e sexualidades estão sendo introduzidas nas práticas formativas das licenciaturas de Química e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe- IFS/campus Aracaju: a) Verificar se o Projeto Político Pedagógico do IFS e o Projeto Pedagógico dos Cursos contemplam as relações de gênero, e da diversidade sexual. b) Analisar as concepções sobre corpo, gênero e sexualidades dos/as alunos/as das licenciaturas de Química e Física do IFS; c) Verificar como vem ocorrendo a inclusão das temáticas de corpo, gênero e sexualidades na formação inicial dos/as professores e professoras de Química e Matemática. Para atingir estes objetivos construímos uma proposta metodológica organizada a partir da perspectiva pós-crítica que abandona o caráter normativo da pesquisa e busca mostrar que os fenômenos sociais são múltiplos e heterogêneos, sem a intenção de criar teorias ou metanarrativas. Para tanto utilizamos a pesquisa qualitativa numa abordagem de estudo de caso, pois abordaremos o caso específico das licenciaturas do IFS/Campus Aracaju. Utilizamos como instrumentos a análise documental do Projeto político Pedagógico Institucional (PPPI) e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de licenciaturas em Matemática e Química do IFS, entrevista e grupo focal. Como resultados parciais pôde-se depreender que o currículo formal das licenciaturas apresenta positividades e negatividades. Como ponto positivo apresenta uma disciplina com a temática da diversidade e também uma conceituação teórica que apresenta noções das desigualdades de gênero. E como ponto negativo o silenciamento quanto à normalização dos corpos e das sexualidades. Quanto à concepções dos estudantes encontramos que o discurso é permeado pela heteronormatividade, por micropoderes dos quais não temos muitas vezes consciência e que reforçam a visão dicotômica de corpo, gênero e sexualidades, mas também discursos marcados por contradições e subversões.