Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANALICE ALVES MARINHO SANTOS
DATA: 23/12/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: Didáticas da história na Espanha: as prescrições de Ignacio Ramón Miró y Manent (1850-1975)
PALAVRAS-CHAVES: Ignacio Miró, Didática da História, Método crítico.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Nesta pesquisa, analisamos a relação teoria da história vs. didática da história, problematizando as apropriações do método crítico pelo historiador espanhol Ignacio Ramón Miró y Manent (1821-1892) na construção de sua didática da história. Para tanto, identificamos finalidades, conteúdos e metodologias prescritas para a disciplina escolar história na Espanha entre 1850 e 1975, respondendo às seguintes questões: qual o sentido de história? O que fundamenta a história como ciência? Como se caracteriza o ensino de história? O que fundamenta o ensino de história como algo científico/profissional? O exame contempla os períodos em que as relações Estado vs. Igreja católica marcaram as escolhas educacionais dos espanhóis. É também o tempo em que a heurística, a crítica e a interpretação, como operações processuais da pesquisa histórica, cultivadas nas obras de Manent, migraram para o ensino de história, independentemente da sua finalidade ou das conjunturas políticas que marcaram o período.