Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA ULLIANE NASCIMENTO SANTOS
DATA: 09/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: UM OLHAR ACERCA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: IMPLICAÇÕES DE TESTES E DIAGNÓSTICOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência Intelectual. Implicações do Diagnóstico. Olhar fenomenológico.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente trabalho apresenta como objetivo norteador a descrição dos sentidos e o significado do diagnóstico de Deficiência Intelectual por intermédio das percepções dos principais atores desse processo de identificação (genitora e professor), bem como de avaliação e elaboração diagnóstica (psicóloga). Desse modo, este trabalho levanta a problemática acerca do olhar clínico lançado ao sujeito diagnosticado, e com isso, buscou empreender outro olhar sustentado pelos pressupostos da fenomenologia. No que concerne à aprendizagem, o sujeito diagnosticado não se torna um ser presente nesse contexto, impossibilitando assim, a sua constituição enquanto um ser no mundo. O trabalho apresenta uma discussão baseada em duas das principais obras de Merleau-Ponty, a saber: Fenomenologia da Percepção (1999) e Psicologia e Pedagogia da Criança (2006), foram utilizados também outros autores como: Moysés (2011), Mantoan (2004), Canguilhem (2002), Cordié (1996), Sternberg (2003) entre outros. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, o método a ser utilizado é o estudo de caso múltiplo. Para tanto, foram articulados aspectos metodologicamente atrelados a este tipo de abordagem, como: a análise documental, identificação de informantes e a técnica selecionada para obtenção dos dados foi a entrevista semiestruturada. A proposta aqui empreendida se resume na necessidade de compreender o outro para além do cognitivo, isto é, existem outras maneiras do sujeito “vir-a-ser”, assim, nesse contexto, a linguagem ocupa um espaço fundante, um meio facilitador na interação com o outro e o mundo, bem como uma das entradas principais de aquisição do conhecimento, ou seja, o processo de aprendizagem.