Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLUCE DE SOUZA LOPES SANTOS
DATA: 14/10/2015
HORA: 14:00
LOCAL: sala de aula do PPGED
TÍTULO: Memórias de leitura: educação, lembranças de família e histórias de vida
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Livro. Memórias. Práticas de Leitura.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O objetivo deste estudo é investigar as práticas de leitura de oito mulheres de gerações diferentes pertencentes à minha família (1922 – 1987). Insere-se na área de estudos sobre a História da Educação, com o respaldo teórico da História Cultural, e metodologia da História Oral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem uma abordagem autobiográfica, utilizando os conceitos de apropriação, representações e práticas, na perspectiva de Roger Chartier, para compreender as distintas interpretações e os diferentes usos que as pessoas fazem dos textos que leem. Nesta investigação adoto as concepções de Michael Pollack, Ecléa Bosi e Maurice Halbwachs, em relação ao conceito de memória. As fontes utilizadas são depoimentos tomados a partir de entrevistas semiestruturadas, buscando verificar, nos vestígios do passado, traços do cotidiano vivido pelas depoentes na relação estabelecida com ambientes favoráveis à constituição de cada uma como leitoras. Espera-se com este estudo compreender melhor as relações entre práticas de leitura, educação familiar e escolar.