Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIA PRESGRAVE REIS
DATA: 31/03/2015
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Perfectibilidade e educação moral em Rousseau: uma conexão necessária
PALAVRAS-CHAVES: Educação Moral. Infância. Perfectibilidade. Emílio. Jean-Jacques Rousseau.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Fundamentado no romance Emílio ou da educação, o problema de investigação concernente a este trabalho visa demonstrar a necessidade de uma educação moral na pedagogia de Jean-Jacques Rousseau. Para tal, elaborou-se a seguinte hipótese: se o ingresso humano na civilização é responsável pela degradação moral da humanidade, torna-se então necessária uma educação moral. Diante do exposto, resta, portanto, analisar sob quais circunstâncias compareceria na obra rousseauniana um projeto de educação moral, ou seja, como esta é justificada pelo genebrino ou como é possível extrair indícios de uma educação moral do seu projeto filosófico. E, caso esta suposição seja confirmada, pretende-se revelar as condições de possibilidade para a realização de tal objetivo, uma vez que a educação moral é intrínseca ao ato de educar. Para tal, em face da hipótese, a pesquisa defende o conceito de moralidade relevante para a educação moral na pedagogia de Rousseau; e intenta evidenciar a pertinência da retomada do seu pensamento para se compreender a relação entre educação e moralidade à luz do conceito de perfectibilidade humana. Pretende-se compreender também – sobretudo por meio da análise do Emílio e de outras obras do filósofo tais como Discurso sobre as ciências e as artes, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens eJúlia ou a Nova Heloísa – como Rousseau estabeleceu os fundamentos para uma educação moral; investigar o nascimento da consciência moral nos indivíduos e de que modo a educação está vinculada às ações morais. Ademais, procura-se demonstrar como a perfectibilidade pode contribuir para a formação do indivíduo, e como a educação, fundamentada conforme princípios morais, pode auxiliar no aperfeiçoamento humano através da conexão entre natureza, consciência moral e liberdade.