Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEIDE SELMA MOREIRA DE ALCÂNTARA
DATA: 25/02/2015
HORA: 15:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Filosofia, história e filosofia da história na História Universal de João Ribeiro (1918-1932)
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Filosofia brasileira. História. João Ribeiro. Filosofia da história.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este texto analisa as ideias e práticas do historiador brasileiro João Ribeiro a respeito do seu entendimento sobre filosofia, história e filosofia da história. Como fontes básicas são empregados os artigos “A filosofia no Brasil” (1917), o ensaio “A sciência na história” (1894) e o escritos didático “História universal” em três versões, publicadas, respectivamente, em 1918, 1924 e 1932, submetidos às estratégias de exegese e hermenêutica. Os resultados indicam que indicam que João Ribeiro compreender a filosofia como o estudo metafísico centrado na transcendência e a história como ciência cujo objeto é constituído pelas ações sociais sendo sua cientificidade fundada em leis universais. A análise da História Universal permite inferir que sua historiografia didática narra acontecimentos que fundamentam uma filosofia da história. João Ribeiro adota em seu compêndio a linha de sucessão civilização fluvial (Nilo, Eufrates)/civilização mediterrânea (gregos e romanos)/civilização atlântica (povos modernos) e, distinguindo a história dos povos orientais como os mais antigos testemunhos de civilização seguidos dos gregos e dos romanos e dos povos modernos – frutos da fragmentação da civilização greco-romana, reporta-se a divisão clássica do filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel elaborada em sua obra “Filosofia da História” (1837).