Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA SIMPLICIO DA SILVA
DATA: 25/02/2015
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: "A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA CURRICULAR OBRIGATÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Implantação.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta dissertação tem como tema A implantação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como disciplina curricular obrigatória na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período de 2005-2014. Esse marco cronológico justifica-se pois 2005 foi o ano em que o Decreto nº 5.626, que regulamenta a lei de LIBRAS, entrou em vigor, e 2014 é o ano em que o Curso de Licenciatura em Letras-LIBRAS é implantado na UFS/Campus São Cristóvão e a disciplina LIBRAS é transferida do Departamento de Educação (DED) para o Departamento de Línguas Adicionais (DLA). A finalidade deste estudo é verificar no processo de implantação da LIBRAS na UFS a adequação (ou não) do que está disposto no Decreto nº 5.626/2005, no contexto do Ensino Superior, no que se refere à obrigatoriedade da LIBRAS como disciplina curricular. Este processo foi iniciado na universidade, em 2008, no Departamento de Educação, através da inserção da disciplina na estrutura curricular do Curso de Pedagogia e até o momento final desta pesquisa esta implantação ainda não havia sido concluída na instituição, em virtude de alguns cursos ainda não terem feito a inclusão. Trata-se de um Estudo de Caso Histórico Organizacional, cujas fontes utilizadas foram documentos escritos e orais. O estudo permitiu observar o cumprimento de uma das proposições da Lei e do Decreto de LIBRAS, isto é, a obrigatoriedade do ensino de LIBRAS nas Instituições de Ensino Superior, que auxilia na criação de um contexto educacional inclusivo de interações comunicativas entre surdos e ouvintes. A pesquisa foi desenvolvida no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. Os dados foram coletados através de consulta a documentos escritos em arquivos de setores e no sistema online da instituição, e por meio de entrevistas narrativas com questões semiestruturadas, realizadas com oito gestores e três professores que estiveram ligados, de alguma forma, com o processo de implantação da disciplina. Concluiu-se que houve alguns problemas de entendimento e aceitação da obrigatoriedade da LIBRAS como disciplina, bem como problemas de ordem burocrática no decorrer do processo de implantação, o que ocasionou a não adequação às determinações do Decreto em alguns momentos do processo, inadequação ainda existente de forma pontual. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o registro histórico da LIBRAS enquanto disciplina no Ensino Superior.