Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO DOS SANTOS
DATA: 12/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: CONCEPÇÃO E A PRÁTICA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DESENVOLVIDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Educação do campo; Formação de professores; política pública;
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este estudo tem como objetivo analisar a concepção e a prática da organização escolar desenvolvidas nos cursos de licenciatura em educação do campo no período de 2008 a 2012 na Universidade Federal de Sergipe. Tendo em vista que o trabalho pedagógico nas escolas do campo requer uma dimensão maior devido as suas especificidades, em 2007 houve um consorcio entre o Ministério da Educação junto a quatro universidades federais, a saber, a Unb, UFS, UFBA e UFPA, cujo objetivo era desenvolver o projeto piloto do curso de Licenciatura em Educação do Campo para responder as necessidades de formação de professores, historicamente construída de exclusão do homem camponês do direito à educação. A base estrutural desta pesquisa fundamenta-se no materialismo histórico dialético, por ser entendido como método de investigação e análise da realidade como um todo e dos elementos que se incorporam no objeto analisado. O materialismo histórico dialético proporciona uma visão de totalidade do pensamento sobre a realidade e possibilitará uma reestruturação da realidade do curso a partir das suas contradições. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com a construção de conhecimentos e de práticas de formação comprometidas com a qualidade da educação do campo.