Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 27/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Gênero, Sexualidade e Formação Docente: o curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe em foco.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Sexualidade. Formação Docente. Educação Física. Cultura Universitária.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as experiências dos (as) professores (as) e dos (as) alunos (as) concluintes pertencentes ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, quanto a abordagem e importância das discussões sobre as temáticas gênero e sexualidade na e para a formação docente. Na operacionalização da pesquisa, compreendeu-se que a análise da relação entre educação física, cultura universitária, gênero, sexualidade e formação docente, permite a interlocução com a abordagem histórico-crítica. A opção metodológica da pesquisa recai sobre o Estudo de Caso com enfoque qualitativo. Quanto à coleta de dados, além da utilização de fontes bibliográficas e documentais (Leis, Decretos, Portarias, Ofícios, Atas de Reuniões, Ementários e Planos de Ensino), serão privilegiadas as entrevistas semiestruturadas com os (as) professores (as) e os (as) alunos (as) concluintes pertencentes ao DEF/UFS. As conclusões preliminares da pesquisa demonstram que as temáticas sobre a diversidade de gênero e sexualidade, enquanto conhecimentos relevantes na formação docente. Tais conceitos estão distanciados ou não contemplados nos documentos oficiais elaborados pelos (as) professores (as) do DEF/UFS.