Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA
DATA: 24/10/2014
HORA: 10:00
LOCAL: A Definir
TÍTULO: O Facebook como ambiente de aprendizagem: uma análise da praxis presencial mediada pelo conectivismo pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Redes Sociais. Facebook. Conectivismo pedagógico.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O trabalho discute a necessidade da prática de ensino estar atrelada ao universo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, expandindo os tempos e espaços formais de aprendizagem. Norteado pelo questionamento sobre as possibilidades de uso das redes sociais na prática docente, o objetivo do trabalho é analisar a utilização da rede social como ambiente de aprendizagem enriquecedor da prática de ensino presencial, partindo de uma prática que se utilizou do site de rede social Facebook. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo Estudo de Caso, descreve o desenvolvimento da prática e analisa, sob a ótica do discente, as relações entre uso das tecnologias digitais na educação e ensino, especificamente sobre o uso do facebook no processo de aprendizagem.