Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MENEZES DE SANTANA
DATA: 31/10/2014
HORA: 09:00
LOCAL: A Definir
TÍTULO: AS CARTAS DE PARKER PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM SERGIPE (1912-1945)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Aritmética. Cartas de Parker. Disciplinas Escolares.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente estudo investiga os materiais pedagógicos elaborados por Francis Wayland Parker, difundidas com cartas de Parker, vinculadas ao ensino de Aritmética, ministrada nas escolas primárias graduadas, em Sergipe, no período de 1912 a 1945, buscando analisar a sua circulação e o ideário de modernização do ensino dessa disciplina. Para a produção desta análise, seguimos o paradigma indiciário a fim de dialogarmos com as fontes bibliográficas, e documentais: leis, decretos, mensagens, programas de ensino, revistas, além das obras de Parker. Também articularmos os indícios aos conceitos de cultura escolar, cultura material escolar, materiais escolares, disciplina escolar e circulação, a fim de contribuir para a elucidação desse aspecto da cultura material escolar em Sergipe, e da história das disciplinas escolares.