Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO DANTAS DE SOUZA
DATA: 25/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: O USO DE TECNOLGIAS ASSISTIVAS NO ACESSO À WEB POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA UFS PARA OS ESTUDOS E A INTERAÇÃO SOCIAL COM AUTONOMIA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Assistivas. Deficiência Visual. Cegueira. Web. Autonomia.
PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente estudo investigou as contribuições das tecnologias assistivas de acesso à web, para o desenvolvimento e a autonomia intelectual e educacional da pessoa com deficiência visual e cegueira. Trata-se de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, tendo a Universidade Federal de Sergipe, localizada na cidade de São Cristóvão-Sergipe, como o campo empírico. Os instrumentos utilizados como coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação com filmagens do uso com o computador. Os questionários foram aplicados à chefe do CPD/UFS, aos profissionais de desenvolvimento de aplicações Web e ao grupo dos pesquisados. A entrevista e a observação foram realizadas com 4 alunos com cegueira da UFS dos cursos superores ou extensão. Os resultados evidenciaram que os recursos das tecnologias assistiva de acesso à Web satisfazem de forma positiva as necessidades atuais dos cegos, promovendo o desenvolvimento intelectual de forma autônoma, porém ainda muito tímida, e existe necessidade de melhorias para alcançar a plenitude desta autonomia via acessibilidade, visto que os leitores de telas fazem com que os usuários fiquem passivos e, como consequência, ocorra a demora e a perda de tempo na resposta e execução da ação. Além disso, foram abertos caminhos para novas pesquisas.