Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL DANTAS MACEDO FILHO
DATA: 18/12/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do NPGED
TÍTULO: A FIGURA DOS PROFESSORES NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PARALELOS ENTRE A PRODUÇÃO DE MAURÍCIO DE SOUZA E CHARLES SCHULZ
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Figura do Professor. Histórias em Quadrinhos. Sociologia. Teoria das Representações Sociais.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente trabalho tem como proposta analisar a representação social dos professores nos quadrinhos, introduzindo-se nos relevantes estudos da linha de pesquisa Formação de Educadores: saberes e competências, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. O interesse desta investigação não se trata, no entanto, de debater as definições inerentes a esta função ou analisar as considerações dos próprios docentes sobre a sua condição elementar na docência, mas diz respeito às significações relacionadas ao professor que precisam ser discutidas e, nesta pesquisa, com o viés se originando nos quadrinhos e com o olhar mais específico dos estudantes de ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont (Aracaju - SE), e de suas apropriações e opiniões a partir de verificações pontuais ao trabalho de Maurício de Souza, com os quadrinhos do personagem Chico Bento; e de Charles Schulz, com tirinhas do Snoopy e sua turma. A busca primordial, evidenciando paralelos entre estes dois artistas, é por constatar se as imagens próprias que caracterizam os professores nos quadrinhos podem também permitir uma impressão legítima que evidencie uma representação coerente.