Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO GUIMARAES
DATA: 18/11/2013
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: PANAMÉRICAS UTÓPICAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL (1905-1961)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino do espanhol. Disciplinas escolares. Instrução pública. História da educação.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de institucionalização do ensino da língua espanhola no Brasil, bem como de suas literaturas, através da legislação educacional e dos compêndios publicados no Brasil entre 1905 e 1961. O período de recorte a ser pesquisado foi escolhido tendo em vista duas peças legislativas importantes: o Decreto n. 1.339, de 9 de janeiro de 1905, que reconhece os diplomas emitidos pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro, oficializando, desta forma, o seu currículo, que conta, além de outras matérias, com a do espanhol. E, a aprovação da Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961, a primeira LDB – Lei de Diretrizes e Bases. A partir dessa norma legal, a língua estrangeira moderna a ser ensinada no ensino médio, nova nomenclatura para o ensino secundário, seria escolhida pelos estabelecimentos de ensino. Utilizei como fonte, além das normas legais, os compêndios de espanhol. Fiz uso, também, de alguns pressupostos teóricos da história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) e da história cultural (GINZBURG, 2011; JULIA, 2001).