Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO RICARDO ALVES DOS SANTOS
DATA: 24/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual Google Meets
TÍTULO: SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO E SAÚDE MENTAL DE MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
PALAVRAS-CHAVES: Sobrecarga de Informação; COVID-19; Saúde Mental; Normose Informacional; Informatose; Cibernose; Neurose virtual; Normoterapia;
Informática educacional
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:
A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 afetou o cotidiano de indivíduos em todoo mundo. Nesse contexto, conteúdos informativos sobre assistência à saúde sãoessenciais para disseminar recomendações sanitárias capazes de prevenir ainfecção e a transmissão do vírus. Apesar de sua importância, a disseminaçãode informações acerca do vírus através dos vários canais de mídia temapresentado efeitos negativos quando há sobrecarga de informação.Objetivos: Avaliar o impacto da sobrecarga de informação sobre o COVID-19na saúde mental de estudantes de medicina e médicos recém-formados.Delineamento: Estudo quantitativo observacional transversal. Internos emédicos recém-formados em 2018 responderam um formulário eletrônicoreferente ao impacto decorrente da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2na sua saúde mental.Esta dissertação faz parte do projeto “Saúde Mental e ManifestaçõesNeurológicas durante a Pandemia da Covid-19” e foi aprovado pelo Comitê deÉtica em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal deSergipe.Resultados: 335 internos de um curso de Medicina e médicos recém-formadosresponderam e retornaram os formulários, quais foram respondidos em abril de2020. Destes, 88,9% relataram exposição a sobrecarga de informação sobreCOVID-1 9, 71,6% relataram sentir ansiedade por excesso de informaçõessobre o assunto. Apesar disso, 51,6 % relataram não ter informaçõessuficientes a respeito do tema.Conclusão: É necessário perguntar-nos acerca da qualidade das informaçõesemitidas aos profissionais médicos e internos, em termos de instâncias oficiais.Demonstra-se necessário também, questionar quais as fontes ou canais deinformação que estão sendo acessados, tal como sua credibilidade esustentação científica.