Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANNE DE LIMA BIANA ASSIS
DATA: 30/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual a definir
TÍTULO: Práticas Educativas e a Formação em Saúde para Atenção Primária à Saúde
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária a Saúde. Educação em Saúde. Ensino Superior.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:
A Atenção Primária à Saúde apresenta-se como papel central do sistema de
saúde e compreende que o cuidado deve ser universalmente acessível e o
principal ponto de contato da comunidade com o sistema de saúde. Assim, as
práticas educativas como atribuição do profissional da saúde neste cenário,
compõe o processo de trabalho das equipes e para isso, o ensino em saúde
enfrenta desafios na busca de mudar a formação dos profissionais de saúde.
Este estudo tem como objetivo identificar os métodos de ensino para formação
em Atenção Primária à Saúde dos cursos de Fisioterapia e Medicina, bem
como analisar as práticas educativas realizadas na Atenção Primária à Saúde
pelos estudantes de Medicina das universidades públicas e privadas do
município de Maceió. Para tal foi realizada uma revisão sistemática e a partir a
pesquisa bibliográfica foram identificados 1767 artigos, destes 1724 foram
excluídos após leitura de títulos e resumos, sendo incluídos no estudo 31
artigos. A partir da heterogeneidade de métodos e ferramentas usadas, estas
foram divididas em não experienciais, experienciais e mistas. O estudo
qualitativo considerou a análise do conteúdo segundo conjuntos de categorias
descritivas de Bardin e assim, foram entrevistados 38 estudantes. A partir da
análise do conteúdo evidenciou quatro eixos temáticos e suas respectivas
categorias, sendo esses eixos: “Educação em Saúde”, “Vivência Prática”,”
Cuidado em Saúde” e “Ações Educativas”. A atenção primária vista como ponto
de partida para o cuidado integral exige que a graduação em saúde
potencialize o saber ao longo do curso. Nesse contexto, é necessário revisar e
discutir constantemente as metodologias de ensino para que a graduação
ocorra em consonância com as necessidades populacionais. Diante da análise
e síntese qualitativa dos estudos incluídos nessa revisão, foi possível identificar
lacunas na literatura e, consequentemente, elaborar recomendações para os
estudos futuros sobre o tema.