Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIELMA ALVES DE SÁ
DATA: 24/08/2015
HORA: 08:00
LOCAL: sala 27 Centro de Pesquisas Biomédicas
TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA O APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Enfermagem; Simulação por Computador; Validação de Software.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:
O processo de Enfermagem é considerado um instrumento metodológico que possibilita ao enfermeiro priorizar a individualidade do cuidado e melhorar a qualidade do seu atendimento. Porém, a ausência da sua efetiva realização em vários serviços de saúde, especialmente nos campos de prática dos estudantes, pode comprometer o aprendizado. Nesse sentido, a incorporação de estratégias de ensino utilizando ferramentas computacionais e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem vêm sendo propostas como forma de ajudar a superar essa dificuldade. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma estratégia de ensino do processo de Enfermagem por meio de ambiente virtual de aprendizagem web. Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada em duas etapas distintas. Na primeira etapa foi definido o modelo de funcionamento e desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem, contendo as fases do processo de Enfermagem organizadas em conformidade com a Resolução 358/2009 do COFEN. Ainda nessa etapa, foram construídos casos clínicos neurológicos para operacionalização do software. Na segunda etapa foi realizada a validação da qualidade interna e externa do ambiente virtual de aprendizagem por especialistas em Computação, e a avaliação do conteúdo e da usabilidade, por docentes e estudantes do curso de Enfermagem. Na etapa de validação da qualidade interna e externa verificou-se que o ambiente virtual desenvolvido possui a estrutura necessária para realizar as funções propostas. Todas as características avaliadas pelos especialistas em Computação receberam percentuais de aprovação acima de 70%, e alcançaram os valores propostos para validação. Quanto à avaliação do conteúdo do software, foi considerado pela maioria dos docentes e estudantes muito apropriado ou completamente apropriado. Em relação à usabilidade, 100% dos docentes e 66,7% dos estudantes consideraram o ambiente virtual fácil de utilizar. Considera-se que os objetivos do presente estudo foram alcançados e espera-se que o software desenvolvido possa ser utilizado, tornando-se estratégia educativa de apoio ao ensino presencial do processo de Enfermagem, e contribuindo, assim, para o ensino-aprendizagem dos futuros enfermeiros.