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LUCAS GABRIEL BEZERRA LIMA
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Capacidades Dinâmicas para Inovação: um estudo em pequenas indústrias de baixa tecnologia
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Orientador : GLESSIA SILVA DE LIMA
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Data: 04/12/2020
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Dissertação
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O debate tradicional sobre inovação tem se pautado na realidade de indústrias intensivas em tecnologia, Pesquisa & Desenvolvimento, e que se valem de inovações radicais, dificultando que esse debate seja aplicável à realidade das pequenas indústrias de baixa tecnologia, que são as indústrias que possuem padrões de inovação orientados a práticas incrementais e conhecimento tácito. Todavia, essas indústrias sofrem muitas pressões ambientais para inovar, uma vez que fornecem bens e serviços que são vitais para o funcionamento de uma sociedade, exigindo que elas desenvolvam capacidades dinâmicas para inovação. Assim, a presente pesquisa buscou compreender como as indústrias de baixa tecnologia desenvolvem capacidades dinâmicas que permitem a elas inovar, e para isso, foi adotado o modelo de capacidades dinâmicas de Wang e Ahmed (2007), que considera três capacidades: adaptativa, absortiva e inovadora. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi de natureza qualitativa, e do tipo descritiva. Foi utilizada a estratégia de estudo de casos múltiplos, no qual investigou cinco pequenas indústrias com base em critérios previamente estabelecidos. Como fonte de evidências, foram utilizados documentos e entrevistas semiestruturadas com os gestores dessas indústrias, e para o tratamento e análise das evidências, a técnica adotada foi a de análise de conteúdo. Os resultados mostram que nas indústrias analisadas a absorção de conhecimento não é uma prática estruturada, e acontece como forma de resposta às mudanças/pressões externas atuais, e não como forma de antecipação a futuras mudanças, ocorrendo a partir das relações com clientes e fornecedores. A adaptação ocorre a nível de mudanças em práticas e rotinas, aquisição de novas técnicas e/ou máquinas, e geralmente se baseiam nas experiências anteriores dos funcionários ou do gestor. Ainda que as indústrias estudadas sejam flexíveis em mudar suas rotinas e recursos, a capacidade de inovação nem sempre é alcançada, pois essas mudanças ocorrem para soluções de problemas ad hoc, sem produzir resultados significativos em termos de resultado, ficando evidente que a capacidade de inovação não é plenamente desenvolvida nas empresas estudadas, mas que elas se destacam como pequenas indústrias na localidade em que atuam. Como contribuição, os insights gerados nesta dissertação podem orientar novas pesquisas em inovação e capacidades dinâmicas no contexto das pequenas indústrias de baixa tecnologia, proporcionar alternativas de implementação e gestão de estratégias operacionais com base na compreensão das capacidades organizacionais estudadas, e orientar a formulação de políticas públicas e a seleção e gestão de projetos orientados à competitividade e sustentabilidade desses negócios.
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EVERTON ANDRADE SOUZA
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ELEMENTOS DE COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS IDENTIFICADOS NA
HISTÓRIA DE UMA INDÚSTRIA FAMILIAR SERGIPANA
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Orientador : MANUELA RAMOS DA SILVA
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Data: 26/06/2020
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Dissertação
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Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os elementos de competênciaorganizacional de uma empresa familiar no setor de indústria de alimentos emSergipe à luz da trajetória histórica. Teve como objetivos específicos: a) Identificar osmarcos históricos na trajetória da organização; b) Identificar a relevância daimplementação e utilização das tecnologias como elemento de competênciaorganizacional; c) Identificar a importância das pessoas como elemento decompetência em momentos relevantes da história organizacional; e d) Apresentaranaliticamente a estrutura organizacional ao longo do tempo. Baseou-se naperspectiva de atribuir a definição de competência organizacional sugerida porDrejer (2001), tendo como mecanismo de análise os quatro elementos decompetências: tecnologia, pessoas, estrutura e cultura. No que se refere àmetodologia esta pesquisa identifica-se como exploratória, descritiva de naturezaqualitativa e fundamentada no método de estudo de caso único. Com relação àsfontes de coleta de dados as técnicas utilizadas foram coleta documental,observação participante e realização de entrevistas com roteiro semiestruturado. Osdocumentos foram adquiridos no âmbito da empresa, a observação participanteaconteceu nas dependências das seis indústrias durante o período de 01 de julho de2019 a 31 de março de 2020, observaram-se práticas de gestão e processos nossetores industriais, auxiliares, comerciais e administrativos. As entrevistassemiestruturadas ocorreram individualmente de forma presencial no setor deatividade do entrevistado ou em um espaço reservado do auditório central, porchamada telefônica e online. Os entrevistados selecionados que participaram foram:1 diretor, 3 gerentes, 9 coordenadores, 5 funcionários com posição estratégica e 1ex-funcionário. Conclui-se que as competências organizacionais foram identificadascom base nos quatro elementos de competência ao longo da trajetória da empresaAlfa, desde as características específicas do fundador e da família até nos aspectosfísicos, estruturais e históricos das indústrias. Identificou-se também que não háelemento de competência dominante nas indústrias estudadas, mas sim elementosde competência que se complementam dentro de cada propósito idealizado. Ahistória da organização revela que cada elemento de competência teve seu papelimportante e que a relevância está na combinação entre os elementos.
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VINÍCIUS BARRETO XAVIER LEITE
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GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO: CASOS MÚLTIPLOS NO SETOR DE ECONOMIA CRIATIVA
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Orientador : JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
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Data: 29/05/2020
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Dissertação
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A frequente necessidade das organizações de se reinventarem diante dos fatores competitivos e o domínio de recursos específicos como capital, recursos naturais e competências tecnológicas, geram vantagens competitivas para as empresas. Nesse cenário, surge o conceito de organizações do conhecimento que, de forma sistêmica, denota a capacidade de adaptação num contexto em que a estrutura de comportamento é flexível e eficaz. Para que as etapas da gestão do conhecimento (socialização, externalização, combinação e internalização aconteçam, a integração do conhecimento necessita de um ambiente que facilite a criação, coleta, sistematização e transferência de conhecimento. A indústria criativa tem a GC como um ativo estratégico organizacional que transforma organizações em entidades competitivas e difíceis de imitar. Sua base no valor subjetivo associado a produtos customizados, soluções especificas guiadas pelo conhecimento e caracterizada pela variedade são atrativos para estudos relacionados ao conhecimento. O setor do audiovisual representa a parte produtiva do processo como um todo, pois ela é responsável pela transformação de ideia em produtos/serviços. Diante de tal cenário, a presente pesquisa buscou entender o processo produtivo das organizações desse setor, analisar como ocorre a GC e quais são os fatores que a influenciam. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa com o método de estudo de múltiplos casos com quatro empresas do setor audiovisual pertencente à indústria criativa. As quatro empresas que compuseram a pesquisa de campo foram estudadas por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados entre os meses de novembro e dezembro. A partir da análise feita com base na análise qualitativa básica proposta por Merriam (1998) e discussão dos resultados, pode-se constatar que as empresas entrevistadas eram pequenas empresas que trabalhavam com produção de conteúdo para mídias digitais, televisão e tinham clientes no Brasil e no mundo. Sobre o processo criativo, as empresas tem um procedimento padrão composto por três fases principais: a pré-produção que envolve o contato inicial com o cliente, orçamentos, roteiros, esboços e toda a fase de planejamento; a produção que acontece no dia das filmagens ou na execução dos projetos de áudio e é marcada pelo alto número de funcionários terceirizados e; pós-produção, fase do processo que representa a atuação da computação gráfica e design para ajustes finais no projeto. A GC no processo produtivo foi evidenciada pela gestão documental, troca de experiências em reuniões formais e informais e incentivos da liderança para absorção do conhecimento por meio de cursos e livros. Os principais fatores que influenciaram a GC no processo foram o modelo de negócios, liderança, cultura organizacional e tecnologia. A GC tem importante função nas empresas estudadas, porém ainda não é devidamente reconhecida e explorada pelos gestores.
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ALEX DENJOY PRADO MARQUES
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DESENVOLVIMENTO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO: UM ESTUDO DE UMA REDE DE FARMÁCIAS EM SERGIPE
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Orientador : LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
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Data: 26/05/2020
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Dissertação
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O varejo farmacêutico no Brasil tem passado por mudanças importantes nos últimos anos. As grandes redes desse mercado tem tomado cada vez mais espaço dos pequenos empresários e das farmácias independentes. Apesar do setor apresentar excelentes taxas de crescimento, os pequenos empresários têm fechado suas lojas. Para isso novas estratégias e soluções precisam ser desenvolvidas por eles. O presente estudo teve por objetivo analisar as estratégias de crescimento, segundo a tipologia proposta por Groß (2003) adotadas pela Sergifar, uma rede de farmácias independentes no estado de Sergipe, com vistas a alinhá-las junto às farmácias independentes não associadas a nenhuma rede e aos seus membros já associados. Pelas condições de contorno do problema foi feito um estudo de caso único descritivo, de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e observações. A técnica de análise de dados escolhida foi a análise de conteúdo. Como objetivos, descreveu-se a rede e seu estágio de desenvolvimento por meio de sua trajetória (evolução ao longo do tempo) e de sua estrutura organizacional; identificou-se o perfil dos membros da Rede Sergifar; identificou-se o perfil de potenciais membros para a Rede Sergifar e as características ideais para fazerem parte da rede; descreveu-se as estratégias de crescimento utilizadas pela Sergifar com base no modelo de Groß (2003) nas dimensões rede e ambiente. A Rede Sergifar conta com 42 farmácias conveniadas, sendo a primeira e única rede de cooperação sergipana atuante no segmento de varejo farmacêutico. Foram entrevistados quatro membros da diretoria da rede, um gestor e dois associados à rede, em seis farmácias da rede. Essas entrevistas foram transcritas e o seu conteúdo analisado para melhor compreender o problema. Como resultado conseguiu-se elaborar a evolução da rede ao longo do tempo e as principais ações que a fizeram crescer. As estratégias básicas foram essenciais para o seu desenvolvimento e no sucesso de atrair novos associados. A penetração de mercado mostrou-se mais atrelada ao crescimento da rede em tamanho, por outro lado a eficiência esteve ligada ao desenvolvimento dos membros da rede. Os ganhos de eficiência sozinhos, não foram capazes de atrair novos associados, foram necessários outros ganhos. Mesmo com benefícios, foi descoberto que seriam necessárias outras ações para garantir a expansão da rede. Outro achado foi a fuga dos grandes centros urbanos para chegar a mercados diferentes frente às grandes redes. Além de testar os modelos encontrados na literatura e corrobora as características das redes organizacionais como estudo de caso, concluiu-se que as estratégias básicas da tipologia de Groß (2003) em conjunto com a redução das barreiras de entrada à rede e a contratação de pessoal específico para desenvolvimento foram ações crucial no crescimento e desenvolvimento da rede. As estratégias básicas trouxeram mais benefícios diretos para a rede, sendo a categoria mais importante, dentre as analisadas, durante os primeiros anos de desenvolvimento da rede.
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ALEXANDRE DE OLIVEIRA SILVA
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ENTRAVES NA UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DE SERGIPE
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Orientador : FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
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Data: 20/05/2020
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Dissertação
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As metodologias de Gerenciamento de Projetos têm se tornado mais importantes no desenvolvimento econômico e, negócios realizados com tais metodologias, mais relevantes em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial. No Brasil, a realidade não é diferente. A indústria da construção, por exemplo, tende a gerenciar suas operações por meio de projetos que costumam representar entre oito e doze por cento do PIB, sendo a indústria uma impulsionadora do desenvolvimento econômico do país. Considerando tamanha importância do setor, é indispensável que a referida indústria continue buscando inovar e utilizar novas tecnologias e metodologias que a possibilitem executar seus empreendimentos e superar a tripla restrição de tempo, custo e qualidade. Dentre as várias tecnologias disponíveis, destacam-se os Sistemas de Informação de Gerenciamento de Projetos (SIGP), visto que têm o potencial de integrar gerenciamento do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos, das aquisições e das partes interessadas (stakeholders). Além disso, registra e dispensa duplicidade de entrada de informações intercambiáveis entre esses módulos e seus submódulos adicionando eficiência, controle de projeto e uma governança mais robusta a projetos dos mais simples aos mais complexos. Entretanto, apesar do seu grande potencial, os SIGPs ainda não têm se mostrado suficiente ou adequadamente presentes para cumprir esse papel na indústria da construção. Posto isto, o objetivo do estudo é avaliar quais são as principais dificuldades para a utilização dos SIGPs em empresas do setor de construção em Sergipe. A pesquisa também apresenta as funcionalidades e benefícios dos SIGPs, identifica sua utilização em empresas de diversos portes da construção civil e, caracteriza a maturidade no Gerenciamento de Projetos dessas empresas e, por fim, investiga as dificuldades associadas à utilização dos SIGPs nas empresas estudadas. Quanto à metodologia, a presente pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa e caracterizada como exploratória e descritiva. Inicialmente, a pesquisa foi realizada por meio de uma revisão da literatura sobre o Gerenciamento de Projetos, os SIGPs e modelos de maturidade. A partir disso foi possível entender que, para a utilização de um sistema de informação complexo como um SIGP, algumas pré-condições devem estar presentes na organização. O indicativo de tais pré-condições e o critério de seleção para as empresas a serem estudadas foi o seu nível de maturidade do gerenciamento de projetos. Dentre vários modelos existentes, o PRADO-MMGP (2015) foi escolhido por possuir dados históricos nacionais e assemelhar-se a modelos internacionalmente aceitos. Assim, foi aplicado um survey de maturidade para trinta e seis (36) empresas. Dentre as empresas escolhidas, segundo Kerzner (2001), somente aquelas com maior nível de maturidade têm alguma condição de implementar SIGPs. Portanto, após a identificação das organizações com maior grau de maturidade, o método utilizado para a análise final acerca dos entraves para a utilização dos SIGPs no setor da construção em Sergipe foi um estudo de múltiplos casos com cinco dessas empresas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, e triangulação de informações com o survey realizado e a revisão teórica para entender quais são as maiores restrições para a utilização dos SIGPs. Como resultados, a análise do survey demonstrou que somente nove por cento (9%) das empresas respondentes haviam apresentado características adequadas para a utilização adequada e completa dos SIGPs, por serem aderentes principalmente às dimensões metodologias do GP e informatização. Já no estudo de múltiplos casos, foram identificados diversos entraves para a utilização dessas tecnologias, dentre eles: deficiências na padronização e metodologias de PM, falta de uniformidade no entendimento do sistema; resistência na utilização; dificuldades de recursos e estrutura organizacionais; além de problemas de qualidade do sistema; qualidade da informação e qualidade do serviço dos SIGPs, o que compromete frontalmente a difusão e utilização em escala da tecnologia na indústria da construção.
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ANTONIO DOUGLAS OLIVEIRA CRUZ
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IMPACTO DAS SUBFUNÇÕES VALORATIVAS NA AÇÃO DO
PROFISSIONAL NO PROCESSO DE TRABALHO COM A TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO
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Orientador : MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
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Data: 27/04/2020
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Dissertação
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A tecnologia da informação modificou e continua a alterar os espaços organizacionais,contribui para a ampliação da competitividade e da inovação, tornando-se um recursoindispensável que influencia a própria sobrevivência das organizações. Além disso, ospróprios lares também são impactados pela magnitude da tecnologia da informação.Nesse sentido, assimilar os efeitos da TI é fundamental, pois o domínio de todos ospotenciais recursos que oferece pode providenciar transformações profundas. Por isso,selecionamos, dentre várias linhas de pesquisa possíveis, um estudo que propõe analisara repercussão dos valores humanos da ação do profissional no processo de trabalho coma TI. Para tanto, utilizou-se do modelo de Torkzadeh e Doll (1999) composto por quatrocritérios: produtividade, controle gerencial, inovação e satisfação do cliente.Considerando esses quatro constructos, os autores levantaram definições dos impactosda tecnologia da informação no trabalho dentro de um contexto empresarial eoperacionalizaram-nos em um instrumento de 12 itens. Adicionalmente, observando quea TI por si só é irrisória, uma vez que necessita de indivíduos habilidosos que possamextrair o máximo de sua potencialidade, o presente trabalho também procurou analisar oelemento humano, componente central nessa relação, ao traçar determinadascaracterísticas subjetivas dos sujeitos tendo como base a teoria funcionalista dos valoreshumanos, instrumentalizada em um questionário de 18 itens, desenvolvida comembasamento teórico que estabelece princípios parcimoniosos e testáveis a priori(GOUVEIA et al., 2009) . Nessa perspectiva, o objetivo central foi analisar arepercussão dos valores humanos (variáveis independentes) na ação do profissional noprocesso de trabalho com a TI a partir da produtividade, controle gerencial, inovação esatisfação do cliente (variáveis dependentes). Tratou-se, portanto, de um estudoempírico, quantitativo, transversal e explicativo, possibilitou o conhecimento do perfildos respondentes, suas correlações por meio da Correlação de Pearson entre asubjetividade dos valores humanos com as variáveis do processo de trabalho e aindamediante análise de regressão múltipla a inferência de quais valores humanos mais oumenos predizem uma determinada ação do colaborador na medida que desempenha asua função diária a partir do uso da TI. Os dados reunidos na pesquisa nortearam-se emcorrelações fracas e com pouca força explicativa, no entanto, alguns valores básicosobtiveram um destaque por estarem presentes em quase todas as correlações e terempresença significativa nas relações explicativas, neste caso, apoio social e tradição.
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GRAYCEANE BOMFIM SANTOS DE JESUS
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METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE
PROJETOS APLICÁVEIS ÀS TECNOLOGIAS SOCIAIS: UMA PROPOSTA COM
BASE NO PMD Pro
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Orientador : MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
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Data: 28/02/2020
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Dissertação
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A Tecnologia Social (TS) vem sendo considerada como uma tecnologia que não éimposta e que está voltada para gerar soluções para uma determinada problemática, emconjunto com os beneficiários. Essa tecnologia pode ser compreendida como umproduto, técnica ou metodologia que possuem características específicas na suaessência, razão pela qual se torna inadequada a sua construção a partir de metodologiastradicionais de Projetos. O presente estudo tem como objetivo analisar a implementaçãoe gerenciamento dos Projetos de Tecnologia Social das Universidades Públicas.Especificamente, trata-se de identificar se os projetos desenvolvidos nas UniversidadesPúblicas possuem as características atreladas a uma TS e verificar quais as ações eferramentas foram utilizadas em sua implementação, possibilitando a estruturação deuma metodologia que auxilie na implementação de Projetos de Tecnologia Social. Oaporte teórico sobre Tecnologias Sociais fundamentou-se nas suas conceituações,princípios, parâmetros e dimensões, respaldando a validação dos projetos como umaTS. Já o Gerenciamento de Projetos, a partir do guia PMD Pro, possibilitou odesenvolvimento de uma metodologia orientada por uma base teórica comcaracterísticas similares a Tecnologia Social. Quanto aos procedimentos metodológicos,a pesquisa é de natureza qualitativa e caracterizada como exploratória e descritiva. Aestratégia utilizada foi o método de estudo de múltiplos casos, sendo considerada comounidades de análise as Tecnologias Sociais desenvolvidas pelas Universidades Públicasdo Brasil que estão cadastradas no Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da FundaçãoBanco do Brasil (FBB). Para tanto, os dados foram coletados por meio de documentos eentrevista semiestruturada com os gestores e/ou integrantes dos projetos. A análise deconteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Ademais, foi utilizada a pesquisabibliográfica como complementação de dados para a proposição da metodologia. Osresultados apontam que as Tecnologias Sociais desenvolvidas em ambientesuniversitários fazem parte ou estão ligadas à Extensão Universitária e que foramdesenvolvidas como projetos em suas respectivas áreas de pesquisa sem considerarcomo critério as características de uma TS; ainda assim, os indicadores quecaracterizam um projeto como TS foram expressivamente encontrados em cinco dosseis projetos analisados. Já quanto ao gerenciamento das Tecnologias Sociais foiidentificado uma deficiência por parte da equipe na utilização de ações e ferramentas de gestão, corroborando os achados da literatura. Por fim, os achados dos casosfortaleceram o pressuposto teórico da dificuldade de definir e conhecer uma TS, além deapontar a falta de um gerenciamento de projetos de TS, sendo portanto apresentada umametodologia simplificada e abrangente, como colaboração para os diversos atoressociais e institucionais que almejem desenvolver Projetos de Tecnologia Social deforma prática.
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CAIO BERNARDO SANTOS ALMEIDA
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MODELO EXPLICATIVO PARA INTENÇÃO DE USO DE
FINTECHS: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES
BRASILEIROS DAS GERAÇÕES Y E Z
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Orientador : MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
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Data: 21/02/2020
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Dissertação
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O termo fintech, embora já seja conhecido há um certo tempo no exterior, ainda éconsiderado recente no contexto brasileiro, consistindo em startups da área financeira.A presente pesquisa teve como objetivo verificar a influência de atributos do indivíduoreferentes à inovação e de variáveis perceptivas sobre a intenção de uso de fintechs porconsumidores brasileiros das gerações Y e Z, usuários e não usuários dessa plataforma.A pretensão de investigar estas categorias de consumidores justifica-se perante anecessidade de ter uma perspectiva dos que já utilizam esses agentes financeiros, mastambém para compreender os fatores responsáveis pela intenção ou não de uso, pormeio do modelo teórico elaborado pelo autor e testado empiricamente, no qual buscou-se explicar a intenção de uso de fintechs a partir de variáveis relativas a característicasinovadoras (Inovatividade Inata e Domínio da Inovação Específica) e percepções dosconsumidores (Utilidade, Facilidade de uso), incluindo a influência do risco desegurança percebido. Trata-se de um estudo correlacional, com finalidades descritiva eexplicativa, de natureza quantitativa mediante um survey online com usuários e nãousuários de serviços de fintechs, totalizando 297 indivíduos das gerações Y e Z. Oinstrumento de Chauhan, Yadav e Choudhary (2019), utilizado originalmente empesquisa na Índia, foi adaptado com o acréscimo de alguns itens. Antes da aplicação doinstrumento de pesquisa na amostra, foram conduzidos procedimentos para verificaçãoda adequação teórica do instrumento ao contexto brasileiro (back translation, análisesemântica e análise de juízes), para a adequação e validação do instrumento napopulação do estudo. Os dados obtidos passaram por procedimentos exploratórios e deajuste por meio do programa software IBM SPSS Statistics v.20, além da análise dospressupostos básicos para a verificação da adequação ao modelo geral paramétrico(TABACHNICK; FIDELL, 2007). Foi testado o modelo teórico elaborado durante apesquisa, inspirado no modelo de Chauhan, Yadav e Choudhary (2019), por meio datécnica Path Analysis (Análise de Caminhos) no software AMOS v.22. O modelo finalapresentou um poder explicativo de 62% da intenção de uso de fintechs, após passar porajustes como a exclusão da variável Inovatividade Inata e a introdução de covariânciaentre as variáveis Utilidade Percebida e Facilidade de Uso Percebida. Concluiu-se queDomínio da Inovação Específica influencia consideravelmente a percepção de utilidadee de facilidade de uso de fintechs (β = 0,51, para ambos). Por sua vez, estes doisindicadores de percepção são os que mais influenciam na intenção de uso de fintechs,prevalecendo a contribuição explicativa de Utilidade Percebida (β = 0,35). Embora oRisco de Segurança Percebido quase não afete a intenção de uso desta ferramenta deinovação (β = -0,06), ele acusou uma relação inversa, conforme previsão do modeloteórico desta pesquisa.
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KAREN BATISTA SANTOS
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DA INTERAÇÃO VIRTUAL À INFLUÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO COM
SEGUIDORAS DE UMA INFLUENCIADORA DIGITAL
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Orientador : FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
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Data: 20/02/2020
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Dissertação
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Os influenciadores digitais são indivíduos que possuem a capacidade de influenciar decisõesde consumo e estilo de vida dos que fazem parte da sua rede social. Buscando investigar comoacontece essa influência no ambiente online das mídias sociais, esta pesquisa teve porobjetivo analisar o processo de influência social, a partir da interação social virtual entreinfluenciador digital e seus seguidores. Para tanto, adotamos, neste estudo, teorias difundidasno campo da sociologia e psicologia social, como o interacionismo simbólico e influênciasocial, como suporte teórico para realizar a análise de um comportamento psicossocial,utilizando uma abordagem interpretativista. A partir da observação exploratória realizada emperfis de influenciadores digitais, foi possível unir a teoria à prática, criando um frameworkteórico, que foi utilizado para analisar como ocorre a influência social no Instagram. Destemodo, foi realizada uma netnografia no Instagram, com observação participante no perfil dainfluenciadora digital de moda e beleza Rica de Marré de das suas seguidoras. Também foramrealizadas entrevistas abertas com seguidoras da influenciadora. Além disso, foram analisadosdocumentos, como posts no blog da influenciadora e matérias em sites sobre a mesma. Aanálise dos dados foi feita por meio da análise de narrativa. As categorias analisadas queseguiram o framework proposto foram: discurso do influenciador digital; interação virtualcom o influenciador digital; sensação de intimidade com o influenciador digital; sentimentode pertencimento ao grupo; identificação com o influenciador digital; influenciador digitalcomo referência; reprodução do discurso/comportamento do influenciador digital; ereconstrução do self do seguidor. Os principais resultados demonstraram que a constanteinteração com a influenciadora digital provoca nas seguidoras uma sensação de intimidade, eque a influenciadora se torna uma referência para as seguidoras, exercendo assim, umainfluência no comportamento destas. Essa influência acontece tanto no âmbito do consumo,quanto em comportamentos, como a reprodução de gírias e jargões que a influenciadorautiliza em seu discurso. As seguidoras entrevistadas afirmaram não sentir pertencer a umgrupo, o que foi observado apenas quando ocorre uma interação presencial, como nosencontrinhos com a influenciadora. Algumas das entrevistadas também indicaram em suasfalas que ocorreu uma reconstrução do self, o que demonstra que a influência social queacontece nas mídias sociais vai além da influência no consumo.
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MARGARETH DE SOUZA COSTA
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SUSTENTABILIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS INOVADORAS: UM ESTUDO COM OS CASOS DE SUCESSO DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO
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Orientador : VERUSCHKA VIEIRA FRANCA
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Data: 19/02/2020
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Dissertação
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Inseridas em mercados competitivos, as pequenas empresas tradicionais dependem cadavez mais de inovação para garantir a sua sobrevivência e seu sucesso. Assim, comoforma de estímulo ao desenvolvimento das pequenas empresas, foi criado o ProgramaAgentes Locais de Inovação (ALI) promovido pelo SEBRAE. Dessa forma, o SEBRAE(2010) estabeleceu, como uma das diretrizes estratégicas do programa ALI, desenvolverprojetos que promovam a inovação na empresa de pequeno porte. Vale destacar que aferramenta do programa ALI se chama Radar da Inovação, sendo fundamental paramensurar a inovação nas empresas participantes do programa, como também foi defundamental importância para a presente pesquisa. Ao observar o problema de pesquisa,foram formulados os objetivos que a priori foi verificar, com base nas relações entre oRadar da Inovação; a inovação e a sustentabilidade, a inovação sustentável naspequenas empresas do programa ALI em Sergipe. Para tanto, a fundamentação dopresente estudo se baseou em: sustentabilidade; inovação; pequena empresa e nasrelações realizadas entre o Radar da Inovação; bem como a inovação proposta pelo Manual de Oslo e a sustentabilidade, conforme o triple botton line. No tocante aosprocedimentos metodológicos, em especial à caracterização do estudo, a presentepesquisa se caracterizou como quantitativa e qualitativa. Com relação à análise dosresultados, a parte quantitativa do estudo foi elaborado com base na relação estabelecidado Radar da Inovação e a sustentabilidade. Já a parte qualitativa da pesquisa foielaborada com base na relação entre o Radar da Inovação e a inovação proposta peloManual de Oslo. Vale ressaltar que na parte qualitativa também foram realizadasentrevistas com 7 empresas casos de sucesso do programa ALI em Sergipe, sendo que abase dos questionamentos das entrevistas semiestruturadas foi feita de acordo com oCubo de Inovação Sustentável (CIS), proposto por Hansen, Grosse-Druker e Reichwald(2009). Além disso, as informações das entrevistas foram inseridas e interpretadas como auxílio do software Iramuteq, que é um software de análises textuais. Com relação aosoftware, foram feitas as análises de similitude e com o intuito de complementar oestudo realizou-se também nuvem de palavras. Por fim, relacionadas às conclusões,observou-se que as empresas que fizeram parte da pesquisa realizaram, de acordo comas relações explicitadas na pesquisa, a inovação sustentável.
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INGRID DE MATOS MARTINS
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ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR
DE SERGIPE: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
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Orientador : MARIA ELENA LEON OLAVE
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Data: 14/02/2020
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Dissertação
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Com o objetivo de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e incentivar a inovação em um dado território, os ecossistemas empreendedores têm surgido como ambientes propícios para a criação de novas empresas,principalmente startups, dando espaço para novos negócios e integrandodiversos atores em relações cooperativas e flexíveis. Estes atores podem seruniversidades, mentores, organizações de apoio ao empreendedorismo,aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos, investidores, dentre outros. Os ecossistemas empreendedores são entendidos como o conjunto de atoresinterconectados que se unem com o objetivo de mediar e gerir o desempenhodentro do ambiente empresarial local. Entretanto, existe um conjunto deelementos necessários para que os ecossistemas empreendedores obtenhamsucesso, sendo eles agrupados em três tipos: elementos culturais, elementossociais e elementos materiais. Nos últimos dois anos, diversos esforços têmsido realizados por um conjunto de atores para o desenvolvimento doecossistema empreendedor no estado de Sergipe, Brasil. No entanto, para quehaja um entendimento sobre a estrutura do sistema, é necessária uma análisedo cenário atual do estado quanto ao empreendedorismo. Em conformidadecom o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o EcossistemaEmpreendedor de Sergipe, de acordo com a presença ou ausência dos elementos críticos de sucesso indicados na literatura, a fim de identificaroportunidades e desafios sob a ótica dos atores mapeados no atual ecossistema empreendedor do estado. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório edescritivo. A estratégia usada é o método de estudo de caso único incorporado.Para a coleta de dados foram utilizadas como fontes de evidência aobservação direta de eventos relacionados à temática; a análise dedocumentos, permitindo a identificação dos atores presentes no ecossistema; eentrevistas semiestruturadas. Assim, foram aplicados dois tipos diferentes deroteiros de entrevistas semiestruturados, totalizando 15 entrevistas (5 com osgestores de startups e 10 com atores), selecionados a partir da técnica deamostragem snowball sampling (bola de neve). Para o tratamento e análise dos dados, a técnica adotada foi análise de conteúdo, com o auxílio do softwareNVivo 12 Pro®. A partir da análise das entrevistas, foi possível perceber que: i)os elementos Histórias de sucesso e Atitudes culturais (elementos culturais)foram avaliados negativamente, devido à falta de divulgação dos casos desucesso sergipanos e à tímida cultura orientada para o empreendedorismo; ii) oelemento mais bem avaliado foi Capital Financeiro, sendo considerada acaptação de recursos como uma atividade relativamente fácil; iii) o elementoUniversidades foi avaliado positivamente, enquanto o Capital Humano não teveuma boa avaliação, porque as ações empreendedoras nas universidades aindaestão na fase inicial, mas objetivam que no futuro próximo o elemento CapitalHumano (mão-de-obra treinada para o empreendedorismo) tenha umaavaliação positiva; iv) os elementos Liderança e Redes foram avaliados demaneira diferente entre os pesquisados – startups e atores – devido àdesativação da Rede Caju Valley. Além disso, os outros elementos – Ambienteregulatório, Infraestrutura de apoio e facilitadores, Mercados foram avaliadosnegativamente. Portanto, conclui-se que o Ecossistema Empreendedor deSergipe está em estágio inicial (Nascimento ou Embrionário), pois a maior partedos elementos foi avaliada negativamente. Entretanto, destaca-se que asações que apoiam o desenvolvimento do referido ecossistema são recentes eos atores têm perspectivas otimistas em relação à evolução positiva do ecossistema.
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FABIANA DE CÁSSIA DE ARAÚJO SILVA
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COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS PARA SUSTENTABILIDADE
SOCIOAMBIENTAL EM EMPRESAS HOTELEIRAS
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Orientador : MANUELA RAMOS DA SILVA
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Data: 14/02/2020
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Dissertação
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O presente estudo, atribui as competências organizacionais para sustentabilidadesocioambiental como um diferencial no mercado, capaz de influenciar na vantagemcompetitiva das organizações, tendo como objetivo, analisar as competências organizacionaispara a sustentabilidade socioambiental de empresas hoteleiras da cidade de Arapiraca-AL.Para a pesquisa foi adotado o Framework desenvolvido por Kaehler (2013), com um métodode identificação; análise do Desempenho, Sustentabilidade e Organização (D.S.O), e;classificação da competência. A investigação foi realizada com cinco Gerentes das empresashoteleiras, através de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, com oprocedimento de estudo de casos múltiplos, em que as evidências foram coletadas através deentrevistas estruturadas, observação não participante e documentos, sendo utilizada a técnicade análise de conteúdo de Bardin (2016) para a análise dos dados. Como resultados,identifica-se competências organizacionais entre os hotéis, tanto para sustentabilidadeambiental como social, sendo a ambiental desenvolvida com mais afinco, e a social ainda rara,com pouca ênfase para seu desenvolvimento. Para a sustentabilidade ambiental identificou-seas competências, 1) a gestão dos recursos hídricos e elétricos (quatro hotéis), 2) a gestão dosrecursos hídricos, elétricos e dos resíduos sólidos (um hotel); enquanto para a sustentabilidadesocial indica, 3) o compartilhamento dos valores da organização por colaboradores noatendimento ao cliente (dois hotéis). Constata-se ainda que as competências 1 e 3 sãoclassificadas como básicas, pois contribuem indiscutivelmente para a sobrevivência dosestabelecimentos, no entanto, a gestão dos recursos hídricos, elétricos e dos resíduos sólidos,classifica-se como diferenciada no mercado competitivo, por possuir uma elevada e distintaentrega de valor pelo hotel, com possibilidades para um potencial competitivo, capaz decontribuir para uma posição de liderança, mas que ainda é considerada incipiente comoestratégia para influenciar a vantagem competitiva nas empresas hoteleiras. Verificou-se que acompetência é imprescindível e contribui decisivamente, quando se une a outros serviços einfraestrutura do hotel, para alcançar uma vantagem competitiva no mercado. O estudoampliou o conhecimento das pesquisas direcionadas as competências organizacionais parasustentabilidade socioambiental.
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RENAN MOREIRA PINTO
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Inovação Frugal: Uma Análise do Comportamento do Consumidor em Aracaju
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Orientador : DEBORA ELEONORA PEREIRA DA SILVA
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Data: 12/02/2020
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Dissertação
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Com a maior ênfase na produtividade e nas inovações tecnológicas nos últimos anos, além da crise econômica global que afetou nações desenvolvidas e em desenvolvimento de todo o planeta, o interesse mundial nas práticas frugais acabou se elevando. Diversos tipos de inovações frugais começaram a surgir, principalmente para suprir as necessidades de pessoas que não possuem tantos recursos financeiros e muitas vezes acabavam sem ter opções de consumo que se adequassem às suas realidades. Uma dessas lacunas se encontra justamente no setor de saúde, onde existe um grande abismo entre as pessoas que possuem condições de pagar planos de saúde particulares e outras que só enxergavam o Sistema Único de Saúde como opção. Para suprir essa necessidade, um novo tipo de negócio começou a surgir nos últimos anos, as Clínicas Médicas Populares, que se encaixam no conceito de inovações frugais. Desta forma, este estudo se justifica por colaborar ainda mais para o desenvolvimento da temática da inovação frugal, dos serviços médicos, com foco nas clínicas médicas populares e no comportamento do consumidor, especialmente com relação ao processo de decisão de compra e as etapas que o compõem. Além disso, também pretende trazer contribuições gerenciais para as empresas que atuam nesta área e para a sociedade em geral, principalmente os consumidores de baixa renda que são os principais usuários desses serviços frugais. Para que isso seja possível, o referencial teórico abrangeu a temática da inovação frugal, das clínicas médicas populares e também do comportamento do consumidor, dando ênfase ao processo de decisão de compra, utilizando o modelo proposto por Blackwell, Miniard e Engel (2011). De modo que os objetivos pudessem ser alcançados, definiu-se que esta pesquisa é do tipo qualitativo e de caráter exploratório, para que novos insights pudessem ser gerados sobre o tema, envolvendo estudos de casos múltiplos com os consumidores das clínicas médicas populares de Aracaju. A partir da análise dos resultados pode-se afirmar que as inovações frugais se manifestam através dos serviços oferecidos pelas clínicas médicas populares, onde também foi encontrada que a economia de escala é uma característica comum das clínicas. Além disso, pode-se afirmar também que os processos de decisão de compra das clínicas médicas populares possuem um percurso geral, com alguns pontos semelhantes em todas as clínicas estudadas, em cada uma das etapas do processo de decisão de compra.
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MARCUS VINÍCIUS OLIVEIRA ARAUJO
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A IDENTIDADE E A IMAGEM ORGANIZACIONAL DO MERCADO MUNICIPAL ANTÔNIO FRANCO EM ARACAJU SE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DOS STAKEHOLDERS.
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Orientador : MANUELA RAMOS DA SILVA
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Data: 10/02/2020
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Dissertação
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Este estudo versou sobre o universo organizacional que envolve o mercado municipalAntônio Franco considerando aspectos históricos e culturais, operacionalizado pelas teorias daidentidade organizacional e da imagem organizacional. A presente pesquisa tem o objetivogeral de compreender os elementos que constituem a identidade e a imagem organizacional doMercado Municipal Antônio Franco de Aracaju/SE a partir da ótica dos stakeholders internose externos. No que diz respeito aos objetivos específicos, são os seguintes: Identificar oelemento histórico na construção da identidade organizacional do mercado municipal AntônioFranco; Detectar a missão e os valores, bem como as características centrais e que diferenciao mercado municipal Antônio Franco de outras organizações; Identificar as práticasindividuais e coletivas dos comerciantes de artesanato do mercado municipal Antônio Francona busca pelo desenvolvimento econômico e cultural; Compreender como ocorre a formaçãodo imaginário em relação à atividade turística presente no Mercado Municipal AntônioFranco e Investigar o processo de construção da imagem organizacional no mercadomunicipal Antônio Franco na visão dos stakeholders externos. No que se refere àmetodologia, o estudo classifica-se como exploratório e descritivo, com uma abordagemqualitativa, que tem a finalidade de compreender o fenômeno estudado por meio do métodode pesquisa estudo de caso. A coleta de dados contou com a realização de 28 entrevistassemiestruturadas, dentre estas 10 são comerciantes, 16 turistas e 2 guias que proporcionaramsaturação teórica. A observação participante foi aplicada em duas lojas a fim de identificar ocomportamento, a condução do seu negócio e a relação dos comerciantes entre si e noatendimento ao consumidor. Os dados foram analisados com o uso da técnica de análise deconteúdo. A pesquisa considerou também a análise de documentos secundários que estãodisponíveis em bibliotecas, livrarias e sites. Concluiu-se que, a identidade do mercadomunicipal Antônio Franco é dinâmica e flexível, sendo considerada a partir de três momentosdistintos: Um formigueiro concentrado e desorganizado desde a inauguração até areestruturação entre os anos 1926 a 1998, uma decepção afetiva durante a fase de transição noperíodo de 1998 a 1999 e como o nascer do sol após os anos 2000 com a entrega de umempreendimento renovado. Atualmente, a identidade da organização é composta peladiversidade cultural, tradições, exposição do artesanato e pela representação da cidade deAracaju. Os principais valores são a autenticidade com a cultura sergipana e do Nordeste,além da preservação da história e da cultura. A imagem do mercado municipal AntônioFranco é compreendida pelos stakeholders externos e disseminada pelo stakeholders internoscomo um ambiente de compras que transmite a cultura do Nordeste, sendo notado tambémcomo um patrimônio histórico da cidade de Aracaju.
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GRACE KETHELLEN LINHARES SANTOS PORTO
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EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Análise dos investimentos de
impacto no Brasil
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Orientador : MARIA ELENA LEON OLAVE
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Data: 07/02/2020
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Dissertação
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Diante dos graves problemas sociais e ambientais em destaque, desperta-se ointeresse não só no mundo dos negócios, como também no mundo acadêmicopela temática do empreendedorismo social. Para esta pesquisa, oempreendedorismo social é visto como uma atividade que visa não só resolverum problema social, mas também gerar lucro a partir da venda de produtos ouda prestação de serviços e da possibilidade de distribuição de seus dividendospara sócios, acionistas e demais stakeholders. Estas características, portanto,dão origem aos chamados Negócios de Impacto Social. Em conformidade como exposto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo decaptação de investimento de impacto por parte dos empreendedores sociaisdas principais áreas de negócios de impacto no Brasil. Quanto à metodologia, oestudo classifica-se como descritivo, com uma abordagem mista, sendo, emum primeiro momento, quantitativa e, posteriormente, qualitativa, cujo métodode pesquisa adotado é o estudo de casos múltiplos. Para a etapa quantitativa,foi disponibilizado um questionário na plataforma Pipe.Social a fim de fazer umlevantamento das informações, características e tendências para o setor comoum todo. Para a etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com roteirosemiestruturado, via e-mail, com seis representantes de negócios dasprincipais áreas de impacto socioambiental, de acordo com o levantamentofeito pelo 2º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental (2019). Utilizou-setambém como fonte de evidência a análise de documentos. Para a análise dosdados, foi adotada a técnica da análise de conteúdo para os dados qualitativose a estatística descritiva simples para os quantitativos. Em síntese, osresultados da pesquisa evidenciaram que os negócios de impacto surgem, emsua maioria, por uma necessidade pessoal, e no desenvolvimento dasatividades, geram recursos a partir da venda de licenças ou produtos. Opúblico-alvo está voltado para a Classe C, D e E e suas necessidades maisurgentes são expansão do negócio e aumento das vendas. Os principaisrequisitos para receber investimento são considerados os tradicionais como,por exemplo, o tipo de modelo de negócio, dados do balanço patrimonial,análise positiva da viabilidade e sustentabilidade. As etapas para captaçãoforam compiladas em sete passos, que vão desde o conhecimento do setor de impacto até a realização de um feedback de todo o processo. Editais defomento são as fontes responsáveis pelo maior fornecimento de recursos.Quanto aos desafios, profissionalização do setor e do negócio foram as maiscitadas.
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DAVID NUNES DA CUNHA
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A ECOINOVAÇÃO EM EMPREENDIMENTOS DE TURISMO
SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NO ENTORNO DO RIACHO
DO TALHADO
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Orientador : VERUSCHKA VIEIRA FRANCA
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Data: 07/02/2020
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Dissertação
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As inovações permitem a sobrevivência e a reinvenção das práticas e condutas dasempresas, fazendo com que elas atendam às demandas apresentadas por seus clientes ouusuários de serviços. A ecoinovação se constitui como uma modalidade de inovação quetem como objetivo trazer um novo patamar na busca de soluções que interfiram demaneira positiva na relação com o meio ambiente, sendo um dos caminhos que podemconduzir à sustentabilidade ambiental. Nessa perspectiva, os empreendimentos queoperam o turismo sustentável começam a enxergar na ecoinovação uma oportunidade deagregar valor e atrair novos clientes. O estudo objetivou apontar os principaisdeterminantes de ecoinovação nos empreendimentos que desenvolvem o turismosustentável no entorno do Riacho do Talhado, na Cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas.Para o alcance desse objetivo, foram realizados estudos de múltiplos casos em trêsempreendimentos de turismo sustentável, considerando-se a localização geográfica e arelevância do turismo quanto à geração de emprego, renda e suas diversas interações eos impactos sociais. Inicialmente, foram verificadas as tipologias de turismo que erampraticadas e foi realizado o enquadramento dos empreendimentos como operadores deturismo sustentável, utilizando-se os princípios técnicos propostos pelo ConselhoBrasileiro de Turismo Sustentável – CBTS; posteriormente, foram apontadas as práticasde ecoinovação, com a adaptação de um modelo de checklist utilizado para identificar apresença de ecoinovações, proposto por Cândido e Brito (2019), e também foramidentificadas as dimensões, as tipologias e os tipos de agentes de ecoinovação, para sóentão diagnosticar, a partir de um modelo proposto por Aloise (2015), os principaisdeterminantes de ecoinovações nos empreendimentos pesquisados. A coleta de dadosocorreu por meio de visitação aos empreendimentos e realização de entrevistassemiestruturadas com os proprietários, sendo utilizada abordagem qualitativa; o estudo foi classificado como descritivo e exploratório, e o método foi dedutivo, com análise deconteúdo e observação participante. Houve emprego de evidências, e não foramdispensados dados secundários e documentais, com a busca de informações em sites eredes sociais dos empreendimentos. Os resultados apontaram para o fato de que asorganizações pesquisadas operam o turismo sustentável, são ecoinovadores e seusfatores determinantes são similares, apesar de trabalharem com tipos de turismodiferentes.
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