|
Descrição |
|
|
-
MAYCOL DOUGLAS LIMA DA SILVA
-
MINHA CASA É UM QUILOMBO E O TERNO DE MOÇAMBIQUE É O MEU BATALHÃO
-
Orientador : DENIO SANTOS AZEVEDO
-
Data: 13/09/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O Moçambique é uma expressão Afro-religiosa que se apresenta em forma de dança e devoção na celebração da Congada. O objetivo deste trabalho é caracterizar a sede do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares enquanto Quilombo, a partir do olhar e da autonomia dos seus próprios membros, dentre eles eu, construindo uma narrativa histórica partindo da minha experiência enquanto acadêmico, Moçambiqueiro, Africano em Diáspora e negro em construção política e social. Busca-se ainda realizar uma revisão bibliográfica da categoria Quilombo, bem como da Congada e do Moçambique. É pretensão desse trabalho analisar as relações étnico-raciais, tendo como pano de fundo a cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Pretende-se inventariar os elementos constituintes; objetos estéticos e sagrados, rituais, instrumentos, personagens e entidades do Terno e identificar os processos de mudança do Terno ao longo de sua trajetória. Por fim, almeja-se elencar possíveis ineditismos do terno de Moçambique Zumbi dos Palmares em comparação com outros ternos de Moçambique de Uberaba. Como primeiros resultados podemos constatar que espaços como a sede do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares é também lócus onde se reconstroem e se mantém a filosofia e organização social nascida dos sabres Bantos Transmigrados para o Brasil.
|
|
|
-
ADINOIA DA CONCEIÇÃO LIMA
-
Cultura Popular, Cidade e Turismo: um estudo sobre o Largo da Gente Sergipana (Aracaju/SE)
-
Orientador : ROSANA EDUARDO DA SILVA LEAL
-
Data: 28/08/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo buscou analisar a relação entre cultura popular, cidade e turismo, considerando o papel do Largo da Gente Sergipana enquanto equipamento público urbano; representação simbólico-identitária do estado e atrativo turístico-cultural da capital sergipana. Trata-se de um nova construção urbana presente no Centro Histórico de Aracaju, que absorve distintos usos e práticas citadinas, integrando também a paisagem turística da cidade. Nesse sentido, a pesquisa buscou ainda: a) refletir sobre o processo de criação e curadoria, inauguração e repercussão do Largo da Gente Sergipana, considerando-o enquanto representação simbólico-identitária do estado; b) compreender o papel do Largo como espaço público urbano, que está integrado às novas dinâmicas culturais e turísticas do Centro Histórico de Aracaju, a partir da inauguração e buscou ainda: a) refletir sobre o processo de criação e curadoria, inauguração e repercussão do Largo da Gente Sergipana, considerando-o enquanto representação simbólico-identitária do estado; b) compreender o papel do Largo como espaço público urbano, que está integrado às novas dinâmicas culturais e turísticas do Centro Histórico de Aracaju, a partir da inauguração e buscou ainda: a) refletir sobre o processo de criação e curadoria, inauguração e repercussão do Largo da Gente Sergipana, considerando-o enquanto representação simbólico-identitária do estado; b) compreender o papel do Largo como espaço público urbano, que está integrado às novas dinâmicas culturais e turísticas do Centro Histórico de Aracaju, a partir da inauguração e revitalização de equipamentos culturais; c) investigar o Largo enquanto atrativo turístico-urbano, considerando sua relação com o Museu da Gente Sergipana e sua presença na paisagem turística da cidade de Aracaju. O estudo foi conduzido por meio do arcabouço teórico da Antropologia Urbana, tendo como base os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, por meio do método etnográfico e netnográfico, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação está imersa em um processo indutivo de pesquisa, utilizando-se da observação participante e não participante, entrevista semi-estruturada, uso de diário/caderno de campo, grupos focais, bem como registro fotográfico. Diante dos resultados, o estudo apontou que o Largo da Gente Sergipana desempenha importante papel na paisagem turística da cidade de Aracaju, contribuindo para a divulgação dos elementos simbólico-identitários do estado, bem como no processo de fortalecimento da capital enquanto destino turístico-cultural, por meio da associação da cultura popular com a capital sergipana. O Largo da Gente Sergipana foi construído, estrategicamente, no centro histórico da cidade, estando próximo a outros equipamentos culturais da capital sergipana, seguindo uma tendência mercadológica dentro de um circuito urbano com características turísticas e culturais. Nesse contexto, o referido espaço absorve práticas que intensificam a interação com a cidade, possibilitando estabelecer vivências citadinas pautadas na cultura popular do estado. O Largo funciona como extensão do Museu Gente Sergipana, englobando diversos usos e práticas, bem como absorvendo funcionalidades turísticas, culturais, artísticas, lúdicas, educativas e patrimoniais.
|
|
|
-
WEXYZA FERREIRA DE LIMA MORAES
-
Bulindo no samba:
Nice do cavalo marinho e a representatividade feminina no brinquedo da Zona da Mata Norte de Pernambuco
-
Orientador : MAICYRA TELES LEAO E SILVA
-
Data: 29/07/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa investiga a representatividade feminina no brinquedo do Cavalo Marinho,especificamente, a partir da atuação da Mestra Nice do Cavalo Marinho, enquantomulher negra, mãe, brincante, educadora e gestora do Espaço Tradições Culturais, nobairro periférico do novo condado na cidade de Condado-PE. A pesquisa partiu de umaabordagem imersiva, ou seja, de uma aproximação direta e afetiva com a protagonistada investigação e procurou resguardar as formas de constituição do conhecimento dobrinquedo, percebidas no trabalho de campo que durou 3 meses, na cidade de Condado-PE. Ainda, pautou-se em referências bibliográficas e videográficas, acadêmicas eartísticas, que facilitaram o acesso a dados históricos, estruturais e também conceituaisacerca do folguedo. O Cavalo Marinho, por sua vez, envolve dança, música, poesia,louvação, canto, máscaras, gestos, além de peculiaridades quanto à capacidade deimprovisação das (os) brincantes. É a partir da observação do momento da sambada, ouseja, do momento de apresentação pública do brinquedo, e das relações entre as (os)brincantes do Cavalo Marinho que a pesquisa investiga como os discursos hegemônicosde uma sociedade patriarcal refletem-se no brinquedo, reforçando hierarquias de gêneropré-estabelecidas. Assim, a partir da atuação da Mestra Nice - que, além de “bulir” naestrutura tradicional por reivindicar a herança da função do Mestre, também desenvolveações educativas de formação de novos brincantes, a pesquisa ecoa questões emergentesda contemporaneidade na cultura popular e apresenta conflitos geracionais,especialmente relacionadas à representação do feminino no folguedo. Do ponto de vistade sua fundamentação teórica, a pesquisa se afina com autoras (es) que buscam adesconstrução de paradigmas coloniais no pensamento ( RUFINO&SIMÕES, 2018,2019, 2020; HOOKS, 2014, 2019) bem como criticam reincidências patriarcais(PACHECO, 2019; CARNEIRO, 2011; FEDERICI, 2017, 2019) e complexifica aperspectiva de fixação da tradição na Cultura Popular (DE CARVALHO, 2010).
|
|
|
-
PATRICIA BRUNET CARVALHO DE ANDRADE
-
DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A CENA TEATRAL DO GRUPO IMBUAÇA E
A CULTURA POPULAR: UM ESTUDO A PARTIR DOS ESPETÁCULOS TEATRO
CHAMADO CORDEL (1978), A FARSA DOS OPOSTOS (1992) E O AUTO DA
BARCA DO INFERNO (1997)
-
Orientador : LOURDISNETE SILVA BENEVIDES
-
Data: 16/07/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação aborda a presença da cultura popular na produção artística doGrupo Teatral Imbuaça, através de uma análise sobre suas intersecções estéticas com ênfasenos espetáculos: Teatro Chamado Cordel (1977), A Farsa dos Opostos (1992), e o Auto daBarca do Inferno (1997). A mobilização para esta escrita surgiu da necessidade de pesquisar ahistória do teatro sergipano, em especial o teatro de rua, devido ao meu lugar de fala enquantoatriz, professora de teatro e pesquisadora. A relevância da pesquisa se encontra na trajetóriateatral do grupo Imbuaça, considerando a difusão de um teatro popular e como o grupointerfere na sociedade, impulsionando um fazer artístico democrático, incentivando aformação de novos atores sergipanos no desenvolvimento de uma pesquisa de linguagem e,sobretudo, na formação de plateia. Como problemática, indagamos quais são as referênciasculturais e artísticas que influenciaram a trajetória do Grupo Teatral Imbuaça no processo deformação de um teatro popular, considerando sua intercepção entre os anos de 1977 e 1997 nocenário teatral brasileiro. Quanto ao objetivo geral, averiguamos os atravessamentos dacultura popular na carpintaria teatral dos espetáculos citados, e os objetivos específicos,buscamos compreender o Teatro de Rua e seus entrelaçamentos constituídos a partir da tríade:cultura popular, memória e história. Analisamos os referidos espetáculos a partir do seucontexto, do processo de montagem e da apropriação e ressignificação dos elementospopulares para a cena e, por fim, elencamos grupos que foram influenciados diretamente pelaestética do grupo ou surgiram por meio de oficinas teatrais realizadas pelo Imbuaça. Comoaporte teórico, a investigação elegeu, entre outros autores, Bakhtin (1999), Peter Burke(2010), Storey (2015) Cuche (2002), Nestor Canclini (2016), J. Guinsburg (2006); Para afundamentação metodológica o estudo se amparou principalmente em Delgado (2006) eHaguette (2007), atendendo ao método etnográfico e os procedimentos metodológicos atravésde entrevistas orais, análises de imagens e vídeos para a sustentação desta escrita.
|
|
|
-
LUIZ CÉSAR BARBOSA DA SILVA
-
O MONSTRO DO SERTÃO: A IMAGEM DO NORDESTE (DES)CONSTRUÍDA NA XILOGRAVURA DE J. BORGES
-
Orientador : MARJORIE GARRIDO SEVERO
-
Data: 21/05/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação, concentrada na linha de pesquisa “Artes populares: processos analíticos, pedagógicos e criativos”, aborda a (des)construção da imagem do Nordeste na xilogravura “O Monstro do Sertão”, de J. Borges. Recorrendo a temas emergentes como a seca e a política, o artista incorpora em sua obra assuntos relevantes para compreendermos a formação dessa imagem estereotipada. Assim, realizamos um recorte temporal do período em que a gravura foi produzida, fomentando uma discussão sobre os conceitos de Nordeste, subalternidade, lugar de fala e decolonialidade, conceitos esses que nos encaminharam a problematizar aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos dessa região. A pesquisa teve como objetivo geral compreender se a xilogravura “O Monstro do Sertão” (des)constrói uma subalternidade de imagem do Nordeste. Na tentativa de responder à questão: “essa imagem constitui ou não uma subalternidade?”, recorremos à metodologia de enfoque pós-Estruturalista de Burke (2017), em que as imagens são tidas como evidência histórica. Dessa forma, concebemos a imagem como testemunha ocular, que tem seus próprios códigos culturais e formas de interpretação da realidade, com pautas políticas, sociais, econômicas, culturais e artísticas. Em consonância com esse método, além do estudo da imagem, utilizamos como instrumentos a entrevista semiestrutura e a pesquisa bibliográfica e documental. Dividimos a pesquisa em três seções - O contador de causos: do cordel à xilogravura, versamos a trajetória de J. Borges, sua origem e produção artística visual; entrecruzamentos teóricos: elaboramos um estudo dos vários conceitos que se entrecruzaram em nossa discussão epistemológica e; a imagem do Nordeste a partir do “Monstro do Sertão”: geramos um debate sobre aspectos como história, política, geografia, economia e cultura do Nordeste a partir da gravura e do cordel “O Monstro do Sertão”. Destacamos a contribuição desta pesquisa com reflexões emergentes, ampliando estudos voltados para grupos que historicamente foram silenciados ou apagados. Acrescentamos que esta dissertação é uma provocação para se construir e desconstruir como sujeitos e protagonistas de nossa própria história. Na formação inicial da imagem do Nordeste, a preocupação estava voltada para os anseios da elite dominante, que desenvolveu mecanismos de dominação para se manter na estrutura do poder. Contrapondo-se a esse sentido, evocamos os sentidos que a xilogravura de J. Borges, “O Monstro do Sertão”, constrói e descontrói. O estudo revelou que o ser ameaçador estava, na verdade, camuflando às verdadeiras ameaças: as ações da humanidade sobre o meio e a corrupção. Concluímos também que uma sociedade mais justa e humanizada só será possível por meio da diversidade de sujeitos, arte, cultura e pensamentos, valorizando as contribuições que cada pessoa oferece à sociedade.
|
|
|
-
JANALICE MATIAS DE MELO
-
O SAMBA DE COCO NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA COMUNIDADE
QUILOMBOLA DO ATOLEIRO NO MUNICÍPIO DE CAETÉS PE
-
Orientador : ANA MARIA DE SAO JOSE
-
Data: 13/05/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação se propõe a estudar o samba de coco da comunidadequilombola de atoleiros do município de Caetés – PE. O coco é uma dança dematrizes africanas que predomina em comunidades quilombolas desde operíodo colonial, esse aspecto constitui parte da história do negro no Brasil,sendo uma importante manifestação popular. Este trabalho parte inicialmentede estudos históricos que tentam explicar a trajetória da construção identitáriado negro, assim como a formação das comunidades quilombolas, e asmanifestações populares como o samba de coco e utilizá-lo como instrumentopedagógico no contexto escolar. O presente estudo objetiva analisar o sambade coco em um contexto pedagógico na comunidade quilombola, buscandocompreender como os elementos que constituem o coco podem contribuir paraa construção da identidade dos sujeitos que residem e fazem parte dessamanifestação popular. A justificativa deste trabalho se pauta na sua importânciapara o campo das Culturas Populares e na valorização das manifestaçõesculturais presentes em comunidades quilombolas, e através disso reconhecer osamba de coco enquanto elemento formador da identidade Quilombola doAtoleiro, em consonância com a escola e com sua capacidade de ser um canalde auxílio para a propagação de estudos das manifestações populares. Apesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso de abordagemqualitativa na comunidade Quilombola do Atoleiro, no município de Caetés-PE.Para isso foram realizadas entrevistas com dez membros da comunidade, que,direta ou indiretamente, se relacionam com o samba de coco. As entrevistasocorreram por meio dos processos metodológicos de observação e entrevistassemiestruturadas. A partir deste estudo, compreendemos que essamanifestação popular pode funcionar como um importante instrumento dereconhecimento e fortalecimento da identidade de uma comunidade levandoem conta a importância da instituição escolar para a manutenção dasmanifestações culturais e de seu valor histórico e social.
|
|
|
-
LUANA ALMEIDA DE JESUS
-
OH ZÉ, O SAMBA DE ABOIO É AQUI UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE O ALIMENTO TRADICIONAL, MEMÓRIAS E IDENTIDADES NO SAMBA DE ABOIO DO POVOADO AGUADA - CARMÓPOLIS/SE
-
Orientador : DENIO SANTOS AZEVEDO
-
Data: 06/05/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O comportamento relativo do alimento liga-se diretamente ao sentido de nós mesmos as nossas identidades e memórias. O alimento tradicional pode ser compreendido como um aspecto que permite uma observação abrangente e uma possível compreensão da alteridade. Nessa perspectiva interessa analisar as práticas e discursos que estão presentes na área da alimentação relacionando-as com questões de identidades e memórias. Existe um diálogo entre o alimento tradicional, identidades ememória no cotidiano, que podem ser entendidos e analisados nos mais diversos grupos de manifestações culturais presentes no Estado de Sergipe, dentre eles, o Samba de Aboio localizado no Povoado Aguada em Carmópolis/SE, objeto dessa pesquisa. A presentedissertação tem como objetivo geral analisar a memória e o sentido de pertencimento que o alimento tradicional,servido no Samba de Aboio, Povoado Aguada-Carmópolis/SE, possui nos atores sociais que participam desta prática cultural. Para tal se fez necessário contextualizar historicamente o Samba de Aboio, entendendo suas simbologias e dinamicidades ocorridas ao longo dos anos. Estabelecer uma análise dessa celebração visando entender a partir das narrativas, as aproximações e os distanciamentos entre religião e alimento tradicional dessa prática cultural. Por fim, identificar as formas e lugares que estão sendo utilizados para a transmissão dossaberes/fazeres desse alimento tradicional para novas gerações. Diante de tais objetivos surge uma questão norteadora central. Quais as memórias e o sentido de pertencimento que os alimentos tradicionais servidos no Samba de Aboio no Povoado Aguada-Carmópolis/SE possui a partir da percepção dos atores sociais que participam desta prática cultural? Aliando o método às técnicas, foram utilizados nessa dissertação, as pesquisas de campo, bibliográfica, documental, exploratória e descritiva, tendo como abordagem qualitativa e o método de pesquisa o etnográfico. As técnicas de pesquisa foram aobservação direta, entrevistas, fotografias, filmagens e o caderno de campo. A relação das identidades e memórias, junto com o ato de preparar e servir o alimento tradicionaldurante o Samba, é de suma importância para toda a celebração, desde as doações dos animais dos devotos, o modo de preparo das carnes que vem sendo mantido e os saberes e fazeres que são passados de geração a geração pela família Mota de Assis, sem ser modificado ou alterado ao longo dos anos.
|
|
|
-
NILTON ALEX FERNANDES RIBEIRO
-
A FESTA DO CARRO DE BOI NO PROCESSO FORMATIVO AUDIOVISUAL COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM CÌCERO DANTAS-BA
-
Orientador : NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL
-
Data: 25/01/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A Festa do carro de boi é uma das festas mais tradicionais na cidade de Cícero Dantas – BA, essa manifestação da cultura popular transforma o labutar em festas para as pessoas que trabalham duro na vida sofrida do campo. A partir de um estudo pautado numa perspectiva qualitativa, usando a escola, como elemento principal do processo formativo audiovisual por meio da festa do carro de boi. Essa dissertação tem como objetivo compreender a inserção da produção audiovisual, como recurso pedagógico para o estudo da manifestação de cultura popular: a festa do carro de boi em Cícero Dantas – BA. Justifica-se o estudo pautando-se na importância do mesmo para o campo de estudo das Culturas Populares e para a valorização das manifestações culturais presentes no município, principalmente para a festividade do carro de boi, pois faz parte do cotidiano dos alunos, já que muitos deles têm em suas famílias alguém que participa da festa, ou que possui o carro de boi, ou até mesmo os fabricam. Essa manifestação faz parte da vida cotidiana de muitos que moram nas cidades circunvizinhas. Visando a compreensão sobre temas que trazem à tona a inquietação acerca do uso de recursos tecnológicos como ferramentas que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem. A formação por meio do processo formativo audiovisual visa fortalecer as práticas culturais no ambiente escolar e fortalecer as manifestações de culturas populares.
|
|