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CLEIDE APARECIDA FREIRES BELCHIOR
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FORMAÇÃO DE LEITORES NAS ORGANIZAÇÕES: PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM REDE DE COMPARTILHAMENTO.
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Orientador : VALERIA APARECIDA BARI
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Data: 11/11/2021
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Dissertação
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Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa e formação em nível de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (PROFIN), ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) para sua turma de 2019. O conteúdo proposto e realizado teve por contexto o advento da sociedade da informação e do conhecimento, que caracteriza o contexto de trabalho da intervenção e dos profissionais sujeitos da pesquisa, assim como os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a ambiência das Redes Sociais Virtuais, inseridas dos recursos de comunicação da Rede Mundial de Computadores (WWW). No campo empírico do ambiente organizacional, esse trabalho visou a implantação de uma Rede Social de compartilhamento de leitura literária, demonstrando sua efetiva influência na construção do conhecimento corporativo, energização da Espiral do Conhecimento e, mais importante, empoderamento e estabelecimento de laços que superaram a diversidade do grupo. Então, a alteração dos hábitos e gostos leitores, com o estabelecimento de mediações e relações cooperativas, trouxe consigo o incremento das competências informacionais, mas certamente potencializou positivamente a construção de relações de pertencimento e autoestima. Como justificativa, a pesquisa suscitou uma forma de proporcionar aos participantes do projeto proposto um contato efetivo com o compartilhamento da leitura literária na organização. Na metodologia, tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada, estudo misto, com abordagem qualitativa e quantitativa, objetivos exploratórios e descritivos, além de procedimentos técnicos caracterizados: revisão bibliográfica com trabalho de campo direcionado a pesquisa de etnografia virtual com pesquisa-ação para realização da intervenção. Quanto ao desenvolvimento do tempo, trata-se de pesquisa prospectiva, pois está buscando avanços em relação a dinâmica presente e futura da situação vivenciada. Pode-se atribuir esse último elemento à questão da mudança no regime de informação, fenômeno que teve aceleração mundial devido ao isolamento social, determinado pela Pandemia da COVID-19. O viés afetivo estabelecido nesse ambiente de rede propiciou a aproximação dos diferentes segmentos sociais de colaboradores envolvidos no cotidiano da organização, assim como o desenvolvimento de laços envolvendo interesse comuns. A Rede Orquídea no Facebook, criada como ambiente virtual de intervenção na mediação de leitura literária no contexto organizacional, possui caráter prospectivo de pesquisa, sendo estabelecido para promover as ações interventivas na PU/SE. Além da concretização da mediação de leitura em âmbito organizacional, gerou dados analisáveis e passiveis de sistematização, oferecendo a oportunidade de redação do seguinte produto de editoração: “Rede Orquídea: guia de implantação de rede colaborativa de leitura literária nas organizações”. O guia descreve conteúdo metodologia adaptável para outras unidades no âmbito das procuradorias da AGU ou outras organizações. A análise dos resultados constatou aumento nas habilidades e competências leitoras, ampliação da experiência da leitura literária, assim como estreitamento das relações de cordialidade e cooperação, empoderamento dos envolvidos e relações de pertencimento. Como considerações finais, o estudo mostrou ser viável o estímulo à criação de programas de capacitação e incentivo à leitura literária nas organizações, com ênfase, principalmente, em práticas inovadoras que possibilitem ações espontâneas em uma comunidade eclética de pessoas, superando barreiras sociais, econômicas e de formação, sob o foco do interesse em comum da leitura.Sobretudo no momento permeado pela pandemia da causada pelo novo Coronavírus, entendemos sob o ponto de vista da humanização da informação e socialização do conhecimento, que os relacionamentos interpessoais desenvolvidos em torno do ato de ler literatura tiveram o potencial de colaborar de maneira positiva para minimizar a fragilização emocional dos colaboradores participantes.
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PAULO ROBERTO FERNANDES JÚNIOR
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EDUCAÇÃO
PATRIMONIAL EM ARQUIVOS: uma proposta de mediação cultural no
Arquivo Público da Cidade de Aracaju (APA) por meio de Objetos Digitais
de Aprendizagem (ODA).
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Orientador : MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
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Data: 08/11/2021
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Dissertação
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A presente investigação, apresenta um estudo que tem como objetivo geral a análise da mediação cultural para a promoção da educação patrimonial no Arquivo Público de Aracaju (APA), a fim de desenvolver Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) ao seu público. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso, fundamento em pesquisa aplicada, descritiva com a abordagem qualitativa e educação patrimonial como método pedagógico. Para a coleta de dados, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e curadoria de recursos culturais da instituição pesquisada. Esses métodos permitiram o alargamento do entendimento de conceitos basilares dessa pesquisa, como: mediação da informação, educação patrimonial, protagonismo social, cultura e memória. Assim, possibilitou-se o embasamento teórico e material para a criação do plano pedagógico e da trilha formativa, que serviu como referência para a criação dos ODA. Cinto Objetos Digitais de Aprendizagem foram produzidos, cada um dividido em três partes dependentes uma da outra e que se complementam, essas partes são: podcast educativo, material de aprofundamento de estudos e atividade de fixação. Os resultados apontam para algumas problemáticas a serem superadas pela instituição, no campo da gestão documental, ainda, mostram caminhos possíveis para que o APA possa ser protagonista do processo de educação patrimonial de sua comunidade, resgatando e valorizando o sentimento de pertencimento dos cidadãos que o circundam. Por fim, a criação de ODA proposto por essa pesquisa, com a mediação cultural da instituição, vai ao encontro das mudanças de paradigmas atuais do ensino e o uso da tecnologia, colocando a unidade informacional, neste caso o arquivo, como parte desse processo de ensino e aprendizagem do cidadão
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ANA LAURA CAMPOS BARBOSA
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REDIMENSIONANDO A LINGUAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA INCLUIR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
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Orientador : CRISTINA DE ALMEIDA VALENCA CUNHA BARROSO
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Data: 04/11/2021
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Dissertação
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A Ciência da Informação (CI) tem buscado entender como a informação é utilizada e compreendida em nossa sociedade. Com o desenvolvimento tecnológico, esta ganha uma dimensão ainda mais abrangente, possibilitando que um maior número de pessoas tenha acesso ao conhecimento, inclusive as pessoas com deficiência. A Tecnologia Assistiva (TA) tem contribuído para possibilitar formas de acesso a informação para estas pessoas. No estado de Sergipe a Coordenadoria de Apoio Educacional a Pessoa com Deficiência (COEPD), tem por finalidade auxiliar que esses indivíduos possam se habilitar em tecnologias apropriadas, para interagir com o conhecimento. Diante do debate sobre inclusão social e construção de uma sociedade mais inclusiva, destacamos a linguagem das Histórias em Quadrinhos, bem cultural muito utilizado, mas pouco acessível para a pessoa cega. Assim, este estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição das Tecnologias Assistivas para que a pessoa com deficiência visual tenha acesso a linguagem das Histórias em Quadrinhos com autonomia. Para fundamentação teórica foram elencadas as obras de especialistas como Carlos Alberto Araújo (2018), Rafael Capurro (2003, 2007), Manuel Castells (2020), Odílio Aguiar (2007), Oswaldo F. de Almeida Júnior (2014, 2019), Teófilo Galvão Filho (2011, 2013), Will Eisner (1989), Scott McCloud (1995), Waldomiro Vergueiro (2012,2017), Valéria Aparecida Bari (2012, 2015), Carletto e Cambiaghi (2016); entre outros. Por fim, concluímos que a mediação da informação e a proposta de utilização do desenho universal popularizando as tecnologias assistivas essenciais para atender a diversidade é a maneira mais adequada em proporcionar inclusão de toda a diversidade.
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DÉBORA CRISTINA DOS SANTOS
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GESTÃO DOCUMENTAL EM MEDICINA VETERINÁRIA: O PIONEIRISMO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DR. VICENTE BORELLI
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Orientador : VALERIA APARECIDA BARI
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Data: 04/11/2021
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Dissertação
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O processo de Gestão Documental é uma ferramenta indispensável para a Gestão da Informação e do Conhecimento e para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Este último, como suporte de armazenamento, tem como objetivo o documento, já que é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Sendo assim, o interesse na construção desta pesquisa, deu-se por meio de observações realizadas durante o vínculo empregatício da pesquisadora na instituição, que teve como campo empírico, o Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli, do ramo privado e pertencente à instituição de ensino superior, Faculdade Pio Décimo. Isto porque o arquivo médico veterinário dessa instituição, após inúmeros problemas relativos ao tratamento, organização documental, e acesso às informações, encontra-se em situação próxima de colapso. Para isso, objetivou-se de modo geral, propor melhores práticas para gestão documental, com ênfase na recuperação da informação médica veterinária, por meio da ordenação de prontuários físicos do paciente veterinário e migração para o formato de prontuário eletrônico do paciente veterinário. Especificamente, buscou-se intervir nos processos de Gestão Documental já implantados no Arquivo Médico Veterinário do Hospital Vicente Borelli, com vistas à salvaguarda e sistematização da informação documental; Propor medidas para ordenação física do Prontuário do Paciente Veterinário, compostas com digitalização e migração para o Prontuário Eletrônico do Paciente Veterinário; Propor medidas de capacitação e implantação de cultura organizacional condizente com a utilização e fluxos informacionais do prontuário eletrônico do paciente veterinário, assim como a Gestão da Informação e do Conhecimento, perfeitamente incorporada às práticas pedagógicas da Medicina Veterinária e atendimento ambulatorial e clínico do paciente animal; Realizar intervenção e organização do espaço físico, para facilitar e acelerar a recuperação da informação para os usuários internos aos serviços médico-veterinários do Estado de Sergipe, que são diretamente influenciados pelas atividades do Hospital Veterinário Vicente Borelli. Na metodologia, os procedimentos metodológicos e métodos aplicados e instrumentos de coleta de dados utilizados. No diagnóstico e análise do ambiente social de pesquisa, foi feita a caracterização da instituição que foi ambiente de pesquisa, apresentando seu histórico e a análise da matriz de SWOT, onde são inseridos seus pontos fortes e fracos. Nos resultados da intervenção e discussão, onde são apresentados os resultados dos dados coletados por meio de questionário fechado aos três grupos participantes e o desenrolar do plano de ação. Por fim as considerações finais, onde foram evidenciados as impressões, observações e sugestões da pesquisadora. Para isso, interviu-se nos processos de Gestão Documental (GD), com vistas à salvaguarda e sistematização da informação documental, para que assim fosse possível mensurar os documentos existentes no arquivo e fazer a organização em acordo com a legislação e os órgãos competentes como CONARQ, fazendo a separação dos documentos referentes aos PP-VET, a organização e padronização dos prontuários para migração para o PEP-VET. Considerou-se que a intervenção especializada, desenvolvida com êxito, contribuiu para a grande melhoria na recuperação da informação médica veterinária, assim como contribuiu para a discussão sobre o arquivo médico veterinário com pioneirismo.
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CIBELE DE CARVALHO DE OLIVEIRA
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Inventário do Fundo Oliveira Telles: uma contribuição para a preservação e o acesso a um patrimônio cultural sergipano.
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Orientador : RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
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Data: 29/10/2021
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Dissertação
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Este trabalho tem por objetivo principal a elaboração e disponibilização de um inventário sumário do Fundo Oliveira Telles, mantido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, de forma a contribuir para a promoção de melhor acesso e preservação de sua documentação enquanto patrimônio cultural. Justifica-se devido à necessidade de se construir instrumentos de pesquisa que disponham de informações mais específicas, que possam promover e facilitar o acesso às informações pelos pesquisadores. Importa também difundir entre a sociedade a existência desse grande estudioso até então desconhecido por grande parte da população. Através de uma pesquisa exploratório-descritiva, documental e qualitativa foram levantados e analisados os 29 documentos pertencentes ao fundo Oliveira Telles. Essa documentação abrange artigos, livros, cadernos e cadernetas de anotações, discursos, correspondências e fragmentos de textos poéticos, sendo possível identificar os mais diversos assuntos relativos à história e cultura de Sergipe. Quanto ao referencial teórico, destacam-se: o contexto em que a Ciência da Informação se insere, definições de informação, questões relativas à informação nas instituições arquivísticas memória, instrumentos de pesquisa e suas respectivas ramificações e a importância da preservação dos acervos documentais para a manutenção da memória coletiva de um povo, segundo os estudiosos de cada área. Como produto foi elaborado um inventário sumário dos 29 documentos pertencentes ao fundo, tomando como base as normas de padronização descritiva presente na Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE, utilizando como apoio os modelos de inventários produzidos pela Fundação Casa de Rui Barbosa e o Inventário do Arquivo Machado de Assis, produzido pela Academia Brasileira de Letras.
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VALDICEIA DE JESUS CARDOSO PINHEIRO
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Competência em informação no contexto da
desinformação: um estudo de caso da formação dos discentes no Campus de
Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe.
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Orientador : CRISTINA DE ALMEIDA VALENCA CUNHA BARROSO
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Data: 28/10/2021
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Dissertação
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A internet e as mídias sociais propiciam o acesso e o compartilhamento de um volume exacerbado de informações, contudo, essas informações nem sempre possuem seu conteúdo baseado em fatos, ou seja, são inverossímeis, causando desinformação, que consiste em informação falsa produzida com ou sem intenção de prejudicar alguém ou algum grupo. Assim, é relevante para o indivíduo o desenvolvimento de competência em informação, pois esta possibilita o estímulo da cidadania através do fomento da autonomia de práticas críticas e éticas no ambiente informacional para diferentes comunidades e em múltiplos contextos. Nesse sentido, a universidade, como instituição promotora de saberes através do ensino, pesquisa e extensão, tem em sua biblioteca um centro de aprendizagem pelo qual atua na promoção do conhecimento de fontes e no reconhecimento de desinformação. Diante disso, surgiram indagações sobre como a BICAL poderia contribuir para a (in)formação dos alunos do Campus de Laranjeiras/SE. Será que a estruturação de um serviço de orientação e uso de informação contemplará esta demanda? A busca por informações genuínas não é uma tarefa simples, visto que é necessário dispor de competências para o seu acesso e uso. Tem-se como objetivo deste estudo a realização de uma ação formativa para promover o desenvolvimento de competência em informação junto aos discentes do CAMPUSLAR/UFS, através da mediação de conhecimentos que auxiliem no reconhecimento da desinformação. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório e descritivo, com método de estudo de caso e abordagem quali-quantitativa. Como levantamento de dados por meio de pesquisa bibliográfica para mapeamento de fontes que abordem: o acesso, a mediação e o uso da informação; desinformação, competência e letramento informacional. Para coleta de dados, aplicou-se questionário online semiestruturado para discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do CAMPUSLAR/UFS. Constatou-se que, apesar dos discentes compreenderem a desinformação como algo inverídico e prejudicial à sociedade, a maioria não se sente apta a reconhecêla, como também desconhecem as técnicas para elaborar uma busca eficiente e em fontes de informações confiáveis. Essa condição contribui para uma formação deficitária, do ponto de vista informacional, bem como para a proliferação e o compartilhamento de notícias ou informações inverídicas. Mediante estes resultados, pôde-se concluir que a biblioteca cumpre seu papel de provedora de acesso à informação e que o bibliotecário é o profissional dotado de habilidades necessárias para nortear o usuário na formação de competência em informação, propôs-se, como produto desse estudo, um vídeo animado contendo orientações para a identificação de desinformação e, assim contribuir para o desenvolvimento de raciocínios críticos na constituição da cidadania.
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RAFAELA LIMA DE ARAUJO
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MEDIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO: SUPORTE À LEITURA ACADÊMICAPARA USUÁRIOS/AS DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, UNIDADE SANTANA DO IPANEMA.
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Orientador : MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
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Data: 28/10/2021
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Dissertação
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A pesquisa aborda o processo de mediação da informação em diálogo com a gestão da informação na ambiência da biblioteca universitária. Objetiva desenvolver a mediação da informação com a aplicação da gestão da informação junto as/aos estudantes usuárias/os da biblioteca da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Educacional Santana do Ipanema (UFAL/UESI) a partir de três objetivos específicos de cunho teórico e empírico: compreender a relação conceitual entre mediação da informação e gestão da informação no âmbito da Ciência da Informação e como essa relação pode ser reconhecida na biblioteca universitária; identificar o perfil e os desafios que as/os estudantes da UESI enfrentam em relação a leitura no âmbito acadêmico; propor um minicurso para promoção de estratégias de leitura na jornada acadêmica para as/os estudantes da UESI. Quanto ao delineamento da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa, pautada no método quadripolar. Quanto aos métodos, inicialmente foi feita uma revisão de literatura com vistas a compreender a relação conceitual proposta. Assim, observou-se que no âmbito da biblioteca universitária a gestão da informação é reconhecida nas atividades de planejamento para aquisição, tratamento técnico, disseminação e promoção da circulação da informação. Já a mediação da informação ocupa-se dos cuidados para que as informações sejam compartilhadas com os sujeitos informacionais de modo que a apropriação da informação seja favorecida. Dessa forma, a reflexão sobre a aproximação da gestão nas ações de mediação, culminou no exercício das dimensões da mediação da informação detalhadas por Gomes, H. (2014, 2016) aplicadas em cada uma das etapas de planejamento para gestão da informação, propostas por Davenport (1998). Em seguida, foi aplicado um questionário para a população de estudantes da UESI, baseado nas reflexões teóricas sobre ato de estudar (Freire, 1981), leitura de estudo (CASTELLO-PEREIRA, 2005; GARCEZ, 2020), afiliação estudantil (COULON, 2008) e estratégias para leitura de estudo (KOPKE FILHO, 2001, 2002). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva simples, análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e análise de agrupamento (KAUFMAN; ROUSSEEUW, 1987). Os resultados mostram estudantes, independente do período matriculado, com poucas referências sobre do universo acadêmico, além de indicarem tempo insuficiente investido nos estudos, falta de planejamento para organização dos textos e pouco conhecimento frente as dificuldades reconhecidas durante a leitura de estudo. Ademais, a maioria não reconheceu o uso de estratégias de leitura nos três principais momentos apresentados (ao iniciar, durante e após) o que indicou uma atuação que não corresponde com a postura exigida as/aos estudantes no ensino superior. Por fim, elaborou-se o minicurso: Leitura na graduação que será ofertado as/aos estudantes, da UESI, em formato online. O conteúdo foi estruturado em vídeo e em texto e hospedados na plataforma Youtube e Drive para armazenamento e em seguida hospedados na plataforma Moodle da UFAL para ser ofertado como curso. Assim, a estrutura final contou com dez vídeos e quatro arquivos textuais subdivididos em três módulos, em referência aos três principais momentos da leitura, com uma atividade de fixação ao final de cada módulo.
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FRANCE MABEL FERNANDES COSTA SANTOS
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TRILHOU:
UMA AVENTURA GAMIFICADA COM MARIA LIVRÃO NO UNIVERSO DA PESQUISA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL.
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Orientador : JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
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Data: 27/10/2021
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Dissertação
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As mudanças ocorridas pela sociedade suscitam a reflexão sobre a formação do cidadão e suas competências e habilidades na sociedade atual, não podendo a escola estar à deriva. As metodologias ativas podem desempenhar importante papel nesse cenário. No contexto do ensino da prática de pesquisa, foi levantado o seguinte problema: Como a biblioteca escolar, por meio da atuação do bibliotecário, pode contribuir e/ou participar dessa transformação tecnológica, educacional e metodológica e colaborar no processo de busca e uso da informação dentro da escola? O objetivo geral desta pesquisa é reconhecer a biblioteca escolar e o profissional bibliotecário como um colaborador na utilização do Espaço Maker, construindo um recurso que facilite o entendimento das necessidades de busca e uso da informação pelos alunos. Derivando do mesmo, seus objetivos específicos são: analisar junto aos professores e coordenadores do fundamental I, do Colégio Liceu, qual o conhecimento necessário para suprir as necessidades informacionais e cumprir as etapas de um projeto Maker; provocar a criatividade nos alunos com base no Movimento Maker, propondo a construção de um jogo eletrônico educativo como recurso para delinear as necessidades, as fontes, a busca e a recuperação da informação; inserir a biblioteca escolar e o bibliotecário de maneira efetiva nos projetos desenvolvidos no Espaço Maker. Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa exploratória, aplicada e com abordagem qualitativa. A amostra é constituída pelos professores titulares do ensino fundamental I do 1º ao 5º ano do Colégio Liceu de Aracaju, bem como do coordenador pedagógico desse segmento e da coordenação de tecnologia educacional. Tendo a pesquisa sido aprovada pelo comitê de ética da Universidade Federal de Sergipe, a coleta de dados se deu com a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos professores e coordenadores. O produto final do mestrado profissional foi um game sobre pesquisa escolar para o ensino fundamental baseado no modelo ISP de Kuhlthau, com acesso aberto na plataforma Simmer.io e desenvolvido em parceria com o Departamento de Computação. Entende-se que de forma lúdica e criativa o jogo educativo desenvolvido pode contribuir para uma aprendizagem de pesquisa mais relevante e significativa, sendo também um instrumento democrático, pois poderá ser utilizado por qualquer escola. E que os bibliotecários e professores, juntos, podem facilitar essa trilha de aprendizagem. Percebeu-se que os professores não possuem uma visão da biblioteca como lugar de pesquisa e que é preciso redimensionar esse olhar. Espera-se que outros estudos envolvendo games em bibliotecas sejam desenvolvidos.
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ÉRICA MARIZA CORREIA
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BIBLIOTECA ESCOLAR: ANÁLISE QUALITATIVA NA BDTD DE UMA DÉCADA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS ÁREAS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E LETRAS (2010-2020).
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Orientador : JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
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Data: 20/10/2021
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Dissertação
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A presente dissertação destaca a biblioteca escolar como espaço essencial para a construção do saber, para o acesso à informação e para a melhoria da qualidade do ensino, por intermédio do incentivo à leitura, à pesquisa, ao letramento e ao desenvolvimento crítico e interpretativo de cada educando, o qual já é possuidor de saberes e experiências intrínsecas. Aponta como problema de pesquisa: Como as dissertações e teses das áreas de Ciência da Informação, Educação e Letras apresentam a temática da biblioteca escolar? Para tanto, o objetivo geral é apresentar o estado da arte da temática da biblioteca escolar nas referidas áreas do conhecimento, tendo como ponto de corte a Lei nº 12.244/2010. Como objetivos específicos estão: demonstrar os benefícios da biblioteca escolar no contexto da aprendizagem nas áreas de Ciência da Informação, Educação e Letras; desenvolver uma cartilha de orientação para os professores dos cursos de Educação e Letras da Universidade Federal de Sergipe; e replicar e promover a divulgação da cartilha, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos professores sobre o potencial da biblioteca escolar na aprendizagem. Essa promoção difunde, assim, o papel benéfico da biblioteca escolar no processo de desenvolvimento do letramento informacional, além de destacá-la como um espaço enriquecedor e promotor de uma aprendizagem mais significativa e com potencial de tornar a educação mais igualitária. A pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa, além de ser bibliográfica e descritiva, a qual apresenta o estado da arte sobre a temática da biblioteca escolar na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre os anos de 2010 a 2020. A confecção da cartilha é o produto final do mestrado profissional sobre a biblioteca escolar como espaço de aprendizagem, a qual será disponibilizada aos docentes dos Departamentos do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe, e para os docentes do Colégio de Aplicação, pertencente à mesma instituição. O acesso às bibliotecas, desde cedo, torna os indivíduos mais autônomos e protagonistas da sua própria aprendizagem e, deste modo, amplia o aspecto cultural, social e humano inerente a todo indivíduo, o qual precisa saber lidar com a complexidade da existência. Conclui-se, então, que o letramento do cidadão pela leitura o torna adaptável ao aprendizado ao longo da vida, além de um leitor crítico das diversas práticas sociais, sendo ativo e desenvolvendo-se para além do âmbito escolar. Por fim, faz-se necessário ampliar estudos futuros na temática da biblioteca escolar, visto que se mostrou significativa e que requer maior visibilidade perante as diferentes áreas do conhecimento.
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CAMILA DE JESUS OLIVEIRA
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ITASAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA A ORGANIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA.
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Orientador : MESSILUCE DA ROCHA HANSEN
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Data: 03/09/2021
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Dissertação
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O presente trabalho trata do desenvolvimento de um aplicativo móvel para a organização e disseminação das informações sobre serviços públicos de saúde no município de Itabaiana, Sergipe. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico, voltada para a utilização de sistemas informacionais para a promoção do acesso a informações sobre serviços públicos. Como parte de seu impacto social, estima-se que a disseminação de informações sobre os serviços de saúde e, mais especificamente, sobre os serviços que são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros Especializados, organizadas a partir dos contextos de uso, possuindo potencial educativo sobre as decisões dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para a otimização do uso dos serviços da rede e para a redução das filas no Hospital Regional. A produção do aplicativo móvel se deu em cinco etapas, de acordo com a abordagem do Design Centrado no Usuário: 1) Coleta de dados; 2) Modelagem; 3) Projeto de navegação; 4) Design abstrato da interface; 5) Desenvolvimento. Essas fases foram respaldadas pela revisão da literatura sobre a Lei de Acesso à Informação; accountability; usabilidade, organização e disseminação da informação e arquitetura da informação. Por sua vez, os dados sobre os serviços públicos de saúde disponíveis no município de Itabaiana foram coletados por meio de análise documental, incluindo a análise e sistematização do conteúdo presente nos sites oficiais da prefeitura, do estado e União, bem como do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Sistema Único de Saúde.
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MAURICIO DOS SANTOS JUNIOR
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O PAPEL MEDIADOR DO BIBLIOTECÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE.
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Data: 29/07/2021
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Dissertação
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A presente investigação teve como objetivo geral implementar um curso online para capacitar os usuários da biblioteca do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, matriculados no curso técnico subsequente em Eletrotécnica, no desenvolvimento das Competên cias em Informação (Coinfo) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, primeiramente foram identificadas as necessidades informacionais dos estudantes, a fim de estabelecer pontes entre a Coinfo, a EPT e o Bibliotecário na mediação das informações através da Educação online. Do ponto de vista metodológico, realizou se um estudo de natureza exploratória descritiva, por meio de um Estudo de Caso na biblioteca do IFS/Campus Aracaju, tendo como universo e amostra estudantes da EPT. A ab ordadem utilizada foi quantitativa e quantitativa, quando respectivamente foram utilizadas a estatística descritiva simples, e a Análise de Conteúdo, de Bardin. Quanto aos resultados, concluiu se que capacitações online, ofertadas pela biblioteca, podem tr azer resultados satisfatórios para o desenvolvimento de habilidades de Coinfo em estudantes da EPT, pois, as análises das percepções dos participantes explicitam que o curso propiciou o aprimoramento de competências para a realização de pesquisas eficiente s, principalmente através da descoberta de estratégias de pesquisas mais avançadas.
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DAYSE LIMA RODRIGUES GOMES
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A RELAÇÃO DISCENTE NO PROCESSO DE BUSCA EM FONTES DE INFORMAÇÃO DA BIBLIOTECA DO SERTÃO (BISER/UFS) RELACIONADO AO USO DA APRENDIZAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NA UFS CAMPUS SERTÃO.
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Orientador : TELMA DE CARVALHO
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Data: 28/07/2021
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Dissertação
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As aulas tradicionais representam uma forma de ensino ainda muito visível nas diversas Universidades existentes, permitindo que o professor se faça atuante na condução do conteúdo ministrado, deixando os alunos numa posição mais passiva. A chegada das Metodologias Ativas representa uma mudança significativa na forma de aprender desses alunos, tornando-os mais responsáveis pelo seu próprio aprendizado. A busca pela informação atrelada a novas metodologias de ensino desperta nos alunos uma necessidade de pesquisa que seja eficaz, provocando neles diversos sentimentos diante da confusão em não saber qual caminho percorrer até a chegada dessas fontes de informações. O trabalho objetiva identificar como as seis dimensões do modelo ISP da pesquisadora Carol Kuhlthau se caracterizam frente ao comportamento de busca da informação nos alunos do 1º e 2º ciclo da Universidade Federal de Sergipe- Campus do Sertão, que possui sua grade curricular voltada a esse novo método de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa descritiva e bibliográfica com aplicação de questionários é possível verificar quais as fontes mais utilizadas por eles; se os professores participam nesse processo de busca, identificar quais os sentimentos existentes no processo e averiguar o quão estão desenvolvidas as suas competências em informação em relação ao uso dos recursos informacionais e tecnológicos presentes na BISER- Biblioteca do Sertão. Os resultados obtidos apontam que os alunos possuem maiores dificuldades associadas a Metodologia Ativa, uma vez que vieram por muitos anos acostumados ao método de ensino tradicional, tendo o seu primeiro contato com a Metodologia Ativa ao ingressar na graduação.
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MANUELA DO NASCIMENTO SILVA
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Política de Gestão Documental na Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe: Documento-Metodológico de Adoção Universal nos Fundos Documentais Custodiados, assim como uma via do produto: Política e Programa de Gestão Documental do Instituto Federal De Sergipe (IFS).
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Orientador : VALERIA APARECIDA BARI
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Data: 26/07/2021
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Dissertação
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A aplicação da Gestão da Informação e do Conhecimento nas organizações atuais é um recurso basilar, com ela é possível identificar as fontes de informação, serviços e produtos semânticos da informação, assim como os fluxos informacionais. Este trabalho discorre sobre a intervenção especializada na gestão de acervos documentais pertencentes aos fundos do Instituto Federal de Sergipe, por meio da Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo. A medida gestora visou implementar a gestão documental, baseada na metodologia de gestão por processos, para gerenciamento a menor custo e mais eficaz, o controle, padronização, avaliação e sistematização dos documentos para posterior eliminação e/ou recolhimento dos documentos. Com a pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo, que teve como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, que engloba a área da Arquivologia, mais precisamente a gestão documental, e a Administração, com gestão por processo, com posterior planejamento e aplicação de plano de ação e desenvolvimento de produto gestor. A pesquisadora, alinhada à pesquisa-ação, refletiu sobre os processos de gestão documental da instituição. De forma coletiva e colaborativa com a equipe da Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo, buscou-se padronizar os conjuntos de atividades realizadas, de forma interligada e relacionada, no decorrer da gestão documental. Nesse sentido, desenvolveu-se à Política de Gestão de Documentos do Instituto Federal de Sergipe, instrumento responsável por instituir a normatização e padronização dos processos de trabalhos imprescindíveis para a organização e recuperação dos documentos arquivísticos, atendendo a legislação que a regula. Além do Programa de Gestão Documental do Instituto Federal de Sergipe, que viabiliza o acesso à informação em fontes fidedignas e seguras de acordo com a necessidade individual ou da instituição, transformando-a em novos conhecimentos organizacionais. Utilizando os fundamentos na gestão por processo, constituiu-se os procedimentos gerais da gestão documental, compostos pelo seu sistema de governança, modelo e cadeia de valor, mapeamento e modelagem dos processos, junto com os instrumentos e ferramentas utilizadas para a aplicabilidade da gestão e instruções de trabalho. Conclui que a metodologia da gestão por processo deve ser o subsídio para a implementação da gestão documental no Instituto Federal de Sergipe, em uma perspectiva sistêmica, de forma a rastrear os fluxos de documento, em prol da racionalização e economicidade, apoio à toma de decisão, além da transparência e acesso à informação.
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KLEBER FIRPO PRADO VALENÇA
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GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SERGIPE.
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Orientador : MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
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Data: 26/07/2021
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Dissertação
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A Ciência da Informação possui como viés de estudo o processo de comunicação e informação que podem ser desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento, dentre elas o Turismo, que ao longo dos anos vem se desenvolvendo e ganhando espaço no cenário da economia mundial e nacional, sendo necessário buscar por gestões que assumam a responsabilidade socioambiental em seus empreendimentos, buscando assim, mitigar os impactos causados pelo uso dos recursos ambientais e sociais. A presente pesquisa teve como intuito observar o constante crescimento no setor turístico e hoteleiro do nordeste brasileiro, principalmente no Estado de Sergipe, buscando analisar, por meio de estudo quali-quantitativo nos Polos Costa dos Coqueirais e Velho Chico, como são desenvolvidas no cotidiano dos meios de hospedagem as atividades laborais dos funcionários e hóspedes, pelo viés de estudo da responsabilidade social e ambiental. Assim, foi empregado o método hipotético-dedutivo, que proporcionou a análise das práticas de responsabilidade socioambiental coletada através de questionário, fundamentada nas informações obtidas pelos gestores de uma hotelaria em Aracaju. Baseado no conceito de responsabilidade socioambiental e em sua relação com o turismo, a pesquisa buscou levantar as potencialidades e os desafios em relação aos indicadores de eficiência energética, água, resíduos sólidos, social e informativo encontrados em onze hotéis da região na busca por empreendimento sustentáveis, por meio da criação e do Manual de Sustentabilidade Ambiental em Meio de Hospedagem. Como resultado, espera-se que os meios de hospedagem de Aracaju, adotem as ações do Manual e com a aplicação do “Manual Ambiental dos Meios de Hospedagem de Sergipe”, produto final dessa pesquisa, fomentando assim práticas ambientais e sociais sustentáveis na hotelaria sergipana.
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