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Descripción |
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CARLA DAYANE DE ANDRADE
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Estática: Uma Proposta de Sequência de Ensino-Aprendizagem Baseada em Metodologias de Aprendizagem Ativa
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Líder : CELSO JOSE VIANA BARBOSA
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Data: 31-ago-2022
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Dissertação
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O ensino de física na educação básica tem sido objeto de estudo de pesquisadores, o grande desafio dos professores é como relacionar estes estudos as práticas em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem eficaz. Neste sentido o objetivo geral deste trabalho é propor uma Sequência de ensino-aprendizagem baseada na utilização de metodologias de aprendizagem ativa para que o ensino de Estática ocorra de maneira significativa. Justifica-se a realização desta Sequência de ensino-aprendizagem por ela está baseada em pesquisas científicas concretas, vinculadas as práticas do ensino de física em sala de aula e que analisam as dificuldades dos alunos durante o processo de aprendizagem. O caminho metodológico adotado está pautado na utilização integrada dos métodos Instrução por Colegas (IpC) e o Ensino sob Medida(EsM) para que os alunos consigam desenvolver as bases conceituais adequadas, para reforçar este entendimento conceitual e permitir compreender as bases matemáticas para o ensino de Estática, é utilizada a resolução de Problemas Ricos em Contexto (PRC), motivando os alunos através de grupos colaborativos a buscar soluções para problemas reais de física. Com relação a base teórica este trabalho está sustentado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) proposta por David , permitindo identificar o conhecimento prévio e utilizando estratégias que permitam que eles sejam precisos, ativos e suficientes. Espera-se que com a utilização destes métodos e ferramentas os alunos possam alcançar uma aprendizagem significativa e que permitam desenvolver competências e habilidades necessárias para a aprendizagem de Estática.
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ELBER JOSÉ ALMEIDA SANTOS
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ELABORAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DE INTRODUÇÃO A ÓPTICA GEOMÉTRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Líder : TIAGO NERY RIBEIRO
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Data: 31-ago-2022
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Dissertação
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A luz sempre despertou a curiosidade humana, chegando a atribuir um caráter de divindade em algumas sociedades antigas. Os primeiros a tentar responder sobre suas origens foram os gregos antigos. Depois com o advento da física, diversos personagens tentaram explicar a luz criando duas correntes: ondulatória e corpuscular. A partir do tema nos perguntamos: como elaborar uma sequência de ensino que pudesse ser utilizada em dispositivos móveis e tivesse o potencial de envolver os alunos a interagirem e terem maior interesse pelos fenômenos físicos? Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi elaborar um produto educacional a partir de uma UEPS utilizando um website para ser utilizado como uma ferramenta de ensino, buscando torná-la acessível aos alunos para abordar os assuntos luz e princípios da óptica geométrica desde as ideias da Grécia Antiga até a física contemporânea. Para isso, utilizamos como marco teórico a teoria da Aprendizagem Significativa e a UEPS como estratégia para elaboração do produto. A metodologia foi qualitativa de caráter exploratório do tipo estudo de caso, no qual utilizará como instrumento de pesquisa as respostas aos questionários disponibilizados na plataforma. Observamos que a interatividade dos estudantes com a UEPS e a diversidade de estratégias que ela contém, tem a possibilidade de efetivamente ressignificar os conhecimentos prévios dos aprendizes, bem como ser utilizado em diferentes ambientes e estratégias de sala de aula, contemplando múltiplos objetivos propostos para o produto educacional.
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JACKSON VIEIRA BARBOSA LEÃO
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JOGO DO PERITO: APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS PARA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA
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Líder : EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
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Data: 30-ago-2022
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Dissertação
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Este trabalho propõe utilizar as metodologias educacionais de gamificação e ensino por investigação para elucidar uma colisão fictícia entre veículos, a fim de colocar os estudantes no lugar de um perito forense, que analisa as imagens obtidas em câmeras de segurança e com isso faz o levantamento de provas que possam indicar a culpabilidade dos envolvidos. Durante a análise do material obtido, o estudante deve obter conhecimentos acerca de cinemática e através de elementos cotidianos (como câmeras, vídeos e fotos) desenvolver estratégias, em equipe para analisar as fotos, e dados repassados a cada equipe. Utilizando um material potencialmente significativo, o acidente em questão torna os alunos participantes da ação, descobrindo uma profissão que é bastante pautada no conhecimento científico, o perito. A cada ação correta, as equipes são premiadas com estrelas que lhes garantirão acessos as próximas etapas do jogo. Assemelhando-os a uma escada, o jogo avança aumentando a dificuldade, enquanto as equipes se aproximam de uma solução. Nesse processo, a investigação provoca que os discentes criem, discutam, testem e testem novamente suas próprias hipóteses durante o jogo. Ao final da investigação os estudantes devem apresentar um relatório informando a os métodos que eles utilizaram e comparar com as das outras equipes. Mas cada uma terá independência para indicar o culpado ou com base nas leis de trânsito vigentes no Brasil e dos dados obtidos. Assim enquanto internalizam os conceitos de velocidade, aceleração, posição e tempo o estudante aprenderá também sobre leis de trânsito e qual a influência da tecnologia na sociedade atual. Ajudando a desvendar crimes e solucionar problemas.
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SÍLVIO OLIVEIRA COSTA SILVA
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CONSTRUÇÃO DE UM TUBO DE KUNDT CONTROLADO POR ARDUINO PARA O ENSINO DE ONDAS ESTACIONÁRIAS
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Líder : EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
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Data: 29-ago-2022
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Dissertação
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A introdução de experimentos nas aulas de Física é uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades e competências que estão além das que são rotineiramente trabalhadas aulas teóricas. Além disso, há uma oportunidade de aprendizagem através da interação social para uma formação compartilhada e mais comprometida como a aprendizagem coletiva. Considerando esse desenvolvimento, esta dissertação apresenta a construção de um kit tubo de kundt para estudo de ondas estacionárias construídas com a utilização da plataforma Arduíno como produto. Junto com a construção do kit é apresentado a sugestão de aplicação do produto em uma sequência didática que permite estudar os principais conceitos de ondas e realizar um trabalho em grupo para encontrar a velocidade do som e os harmônicos. São empregadas ferramentas tecnológicas que cada vez mais vão se inserindo em nosso meio, principalmente dentro de uma abordagem integradora com STEM. Elas dão aos alunos entusiasmo e motivação para a realização das atividades. O experimento foi montado com um alto-falante um gerador de frequência, um microcontrolador Arduino, um amplificador, um tubo cilíndrico de acrílico, um acoplador para o tubo e o alto-falante, uma base para o tubo, uma fita métrica, bolinhas de poliestireno, uma placa protoboard e alguns jumpers. Os resultados demonstraram que de fato, os alunos participaram de uma aprendizagem com tendências colaborativa e construtivista, em que puderam associar e comparar, de forma investigativa e prática, os resultados encontrados com a teoria. Através da interação e socialização puderam também assimilar ativamente os conceitos que explicam a relação entre as frequências do som emitido e o formato da onda apresentado, levando assim, a uma aprendizagem com novos, e antigos, instrumentos e signos, através da mediação social.
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THOMAZ SANTOS NERES
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ESTUDO DA VIBRAÇÃO DE PLACAS ATRAVÉS DOS PADRÕES ESTACIONÁRIOS DE CHLADNI
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Líder : EMERSON LUIS DE SANTA HELENA
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Data: 25-ago-2022
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Dissertação
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A física ondulatória descreve sistemas físicos nos quais atua uma força restauradoraque é responsável pelo movimento oscilatório do sistema em torno de um ponto deequilíbrio. Essas oscilações se manifestam em diferentes tipos de ondas e se propagamcom velocidades associadas às distintas características do meio de propagação. A equaçãode onda mostra como a deformação do meio ocorre à medida que o tempo passa. Noestudo da Física ondulatória, o livro didático dá mais destaque às ondas unidimensionais.Neste trabalho, é apresentado o estudo de ondas estacionárias bidimensionais numaproposta de resolução do problema investigativo da vibração de placas de Chladni dentrodas perspectivas da metodologia de ensino por investigação em conjunto com a TeoriaSociocultural de Vygotsky. Foi desenvolvido um aparato experimental de baixo custopara gerar os padrões de onda estacionárias. Além disso, foi utilizado o GeoGebra para acriação de uma interface gráfica matemática interativa de construção destes padrões deChladni a partir das soluções da equação de onda em placas quadradas. Várias Figuras deChladni foram criadas experimentalmente a partir de grãos depositados sobre diferentesplacas metálicas sujeitas à vibração. Foi observado graficamente, utilizando-se placasquadradas de diferentes tamanhos com extremidades livres, a relação de proporção entre afrequência de ressonância dos padrões de onda estacionária com o inverso do quadrado dolado. A partir da comparação dos resultados experimentais e os obtidos pela modelagemcomputacional, todos os grupos conseguiram explicar a formação das Figuras de Chladni.
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LUCAS CARVALHO DA CONCEIÇÃO
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ABORDAGEM DA TERMODINÂMICA A PARTIR DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÃO PARA O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
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Líder : DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
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Data: 13-may-2022
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Dissertação
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Na Educação Básica, a abordagem de temas sociocientíficos auxilia na promoção de prática da argumentação dos alunos, repercutindo positivamente na formação plena desses. Enquanto os temas sociocientíficos envolvem questões relevantes da vida cotidiana e futura dos alunos, a prática argumentativa promove a externalização daquilo que foi aprendido por eles. A análise dos argumentos dos alunos nos auxilia no entendimento daquilo que é aprendido por eles ao longo da abordagem dos assuntos que compõem os componentes curriculares. Partindo desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo apresentar um produto educacional para professores de Física composto por atividades experimentais sobre temas sociocientíficos relacionados com efeito estufa e aquecimento global, com foco no ensino de termodinâmica. As atividades, em uma sequência de ensino investigativa (SEI), foram organizadas de modo a fomentar a prática de avaliação da aprendizagem por meio da análise das habilidades argumentativas de estudantes da Educação Básica. A SEI foi organizada com base no ciclo investigativo proposto por Pedaste et al. (2005), que se constitui pelas fases de orientação, conceitualização, investigação, conclusão e discussão sobre o tema de interesse. A experimentação do produto foi realizada em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública, ao longo de seis aulas. O produto educacional contribuiu como ferramenta para a argumentação dos alunos acerca de efeito estufa e aquecimento global com aporte de conceitos de termodinâmica. No entanto, para que os estudantes possam argumentar de forma mais ampla é preciso fomentar a inserção de momentos de discussão nas atividades escolares e abordar mais rotineiramente temas sociocientíficos, proporcionando espaços de diálogo em sala de aula.
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ALINE CRUZ DO NASCIMENTO
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A NATUREZA RADIATIVA DO SOL POR MEIO DA DINÂMICA DOS GASES SIMULADAS UTILIZANDO APPLETS
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Líder : ANA FIGUEIREDO MAIA
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Data: 25-feb-2022
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Dissertação
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O avanço tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço na área educacional, sendo discutida e defendida a importância de utilizar as ferramentas computacionais para auxiliar a aprendizagem no ensino de conteúdos mais complexos. A partir do ano de 2020, essa realidade tornou-se de fundamental importância, pois ocorreu o fechamento das escolas e a obrigatoriedade do ensino remoto, causado pelo agravamento da pandemia da COVID-19. Neste trabalho, foram aliadas ferramentas digitais de ensino em uma sequência didática sobre a Lei Geral dos Gases Ideais utilizando o Sol como tema motivador. Para isto, foi planejada uma sequência didática utilizando o método Jigsaw, que permitiu a dedução da Lei Geral dos Gases Ideais a partir da combinação dos resultados encontrados por grupos de alunos para as leis de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogadro, juntamente com a interpretação microscópica das variáveis macroscópicas simuladas (temperatura, pressão e volume). Para estudo das propriedades gerais dos gases e da sua dinâmica microscópica, foi utilizada a simulação interativa “Propriedade dos Gases”, do projeto PhET® Colorado. Com isto, fornecemos os subsídios e tutoriais para um momento lúdico, voltado para que através das dinâmicas em grupo, os alunos pudessem estudar as leis e ao final formar um quebra-cabeça para encontrar a equação da Lei Geral dos Gases ideais e discuti-la. Assim, além de uma experiência para extrapolar os conteúdos do currículo básico, para interpretar a presença dos gases ideais na estrela solar, e os diferentes tipos de transformações, este trabalho forneceu um contexto potencialmente significativo de como explorar simulações interativas nas aulas de Física.
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ANDRÉ ANDRADE RABÊLO
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DEGRADAÇÃO DA ENERGIA COMO RECURSO PARA UMA DISCUSSÃO CIENTÍFICA DA RELAÇÃO HOMEM-PLANETA NO ENSINO DE FÍSICA
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Líder : LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
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Data: 24-feb-2022
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Dissertação
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A abordagem da Segunda Lei da Termodinâmica no Ensino Médio é superficial e decorre daí a pouca compreensão do significado da grandeza entropia, ou da degradação da energia. Este trabalho propôs, por meio de uma sequência didática, mostrar que a compreensão mais rigorosa da Segunda Lei é capaz de demonstrar, via degradação, a dificuldade de se estabelecerem padrões sustentáveis de desenvolvimento, sob o paradigma do crescimento econômico, ultrapassando o enfoque tradicionalmente relacionado apenas ao estudo das máquinas térmicas. Aproximando-se do que preconizam os PCNs, a sequência articulou os conceitos e leis físicas à vivência dos alunos, atribuindo-lhes significado. Aplicada com a participação ativa dos alunos em uma adaptação para o ensino remoto da metodologia Ensino sob Medida, procurou promover a autonomia para aprender do educando, atiçando sua curiosidade com a temática ambiental, sem negligenciar a abstração teórica da Física. O uso da metodologia inseriu ativamente os alunos no processo de aprendizagem, o que aumentou a participação na aula e possibilitou, além de bom índice de acerto em questões de vestibulares e Enem, a aquisição de um conhecimento mais amplo e crítico da conexão entre o mundo natural e o social.
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NATCHÊILA RIBEIRO DE MENEZES LIMA
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MOVIMENTO BROWNIANO E TERMODINÂMICA COM O IMAGEJ: A NATUREZA DA RADIAÇÃO ESTELAR POR MEIO DA DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA
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Líder : SERGIO SCARANO JUNIOR
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Data: 22-feb-2022
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Dissertação
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Apesar da Termodinâmica propiciar uma das mais formidáveis conexões entre a Física da micro e macroestrutura da matéria, raramente ela é explorada em experimentos no Ensino Básico. Isto ocorre justamente pela dificuldade de se observar os efeitos microscópicos relacionados às variáveis macroscópicas. Neste trabalho propomos explorar esta lacuna apresentando um experimento sobre o movimento browniano, no qual utilizamos o recurso de vídeo análise de micropartículas suspensas em um fluido. Utilizando vídeos publicamente disponíveis de microbolhas de gordura sobre leite, apresentamos um procedimento para medir o movimento de múltiplas partículas identificadas automaticamente e para as quais o movimento browniano individual pode ser mensurado utilizando o software ImageJ. Combinando o conjunto de velocidades observadas ao longo de toda filmagem compusemos um histograma de velocidades que reflete experimentalmente a distribuição de Maxwell-Boltzmann. A partir deste gráfico é possível descrever, de uma forma quantitativa e fundada em atividades experimentais, a relação que conecta a energia cinética e térmica das partículas. O produto criado foi aplicado no contexto de ensino síncrono e assíncrono imposto pela pandemia de COVID-19. Como estratégia de ensino, utilizamos preceitos de demonstração experimental investigativa e grupos colaborativos, com membros escolhidos segundo seus recursos de conexão e habilidades, avaliados em um pré-teste. Elaboramos um vídeo, como organizador prévio, conectando interdisciplinarmente a física térmica, com ciências da vida, centrados nos conceitos do movimento térmico das partículas e na irradiação produzida. Após o debate sobre a percepção dos alunos quanto as concepções físicas abordadas, iniciamos a atividade investigativa apresentando os resultados da análise do movimento browniano com o ImageJ. Propusemos que cada grupo colaborativo analisasse trechos distintos de movimento browniano com o propósito de estimulá-los na aplicação de conceitos físicos conhecidos e extrapolá-los para uma concepção estatística do fenômeno analisado, baseado na comparação e combinação dos histogramas de velocidades produzidos. Para auxiliar no processo foram elaboradas planilhas eletrônicas e vídeo tutoriais explicativos das etapas de aprendizagem, disponibilizados em momentos estratégicos da discussão dos alunos em grupo e entre grupos. Com isso pudemos promover a apresentação da teoria cinética dos gases de forma dialógica e auxiliada por applets do PhET Colorado para assim promover a associação do movimento das partículas à irradiação de uma estrela como o Sol, a concepção da ideia da radiação de corpo negro e como estes se conectam com a origem e manutenção da vida na Terra.
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RICARDO DA SILVA SANTOS
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O ENSINO DE ELETROSTÁTICA EM UMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANALISANDO A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO BLOG.
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Líder : TIAGO NERY RIBEIRO
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Data: 16-feb-2022
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Dissertação
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A sociedade contemporânea, diante das constantes transformações sociais da era pós-moderna, exige cidadãos que sejam profissionais com disposição para aprender e pensar, atendendo a diferentes demandas do seu ambiente profissional e propondo soluções criativas para os desafios encontrados, e a capacidade de intervirem no meio em que vivem, sendo sujeitos no processo de transformações que visam mudar a sua realidade, bem como de sua comunidade. Diante deste fato nos perguntamos: O ensino de Física praticado atualmente corresponde aos anseios da sociedade atual? É possível que uma série de demonstrações e questões conceituais inseridas em uma Unidade de Ensino tenham o potencial de auxiliar no desempenho e satisfação da aprendizagem do sujeito acerca do tema eletrostática em um ambiente de pedagogia da alternância? Quando associado ao ensino de Física, o design for change pode contribuir para formar alunos protagonistas da construção do seu aprendizado e ativos nas mudanças sociais que representem a construção de uma nova realidade no meio em que vivem? Para buscar elementos que respondam essas perguntas tivemos por objetivo elaborar um produto educacional a partir de uma unidade de ensino que utiliza a Pedagogia da alternância e princípios da Teoria Aprendizagem Significativa como suporte teórico que vise despertar no aluno uma capacidade investigativa, crítica, questionadora e avaliativa do tema eletrostática aplicados no ensino médio, bem como, formar cidadãos que sejam sujeitos na construção da sua história, do seu projeto de vida, transformando o seu meio. O trabalho foi de natureza exploratória, do tipo qualitativa e o estudo de caso para análise do produto educacional como material de ensino potencialmente significativo. O design for change também foi utilizado como ferramenta metodológica, por estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, Aprendizagem Significativa e a Pedagogia da Alternância. A unidade de ensino foi aplicada em uma sala de aula do 3º ano do ensino médio composta por 8 alunos da rede pública estadual e as ações do Design foram desenvolvidas nas suas redes sociais. A partir do desenvolvimento do produto educacional de forma remota, identificamos que os alunos conseguiram a condição de serem protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, exercendo importante papel na realidade de suas comunidades ao intervirem em seus meios sociais no sentido de modificá-los e divulgarem os resultados obtidos, incentivando demais membros de suas comunidades a adotarem a mesma postura engajadora, atuante e proativa.
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