Área de Concentração
Doutorado
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
Linhas Pesquisa :
› PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ZONAS SEMIÁRIDAS E ECOSSISTEMAS LIMÍTROFES
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE-
› ORDENAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO DE CONFLITOS NOS AMBIENTES COSTEIROS
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE-
› RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE- objetiva qualificar recursos humanos que busquem o equacionamento nas interrelações sociedade-natureza, no que concerne ao conhecimento destas, uso sustentável dos recursos naturais, avaliações de riscos, desastres e vulnerabilidades socioambientais. Causas e consequências da perda da biodiversidade. Benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade. Conservação e Etnoconservação da Sociobiodiversidade.
› PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE- objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos para atuar nas temáticas: Políticas públicas rurais e urbanas, Governança e Participação Social; Sustentabilidade Ambiental, Fundamentos e Gestão socioeconômica dos Recursos Naturais e culturais, Espaços livres e sustentabilidade urbana; Planejamento e Gestão integrada dos recursos naturais, gestão participativa, movimentos sociais rurais e urbanos. Gestão dos resíduos sólidos. Políticas públicas Agricultura familiar e Agroecologia, Políticas públicas de recuperação de áreas degradadas, Turismo, Educação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável.
› TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE- objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar em temas: tecnologias de convivência com a seca; tecnologias para energias renováveis; sistema de monitoramento dos recursos naturais; geotecnologias para monitoramento socioambiental; sistema de alerta e monitoramento dos desastres naturais. Modelagem dos recursos naturais, reciclagem dos resíduos sólidos, monitoramento do sequestro de carbono de sistemas ambientais, Sensoriamento remoto aplicado a análise socioambiental, modelagem hidrológica para monitoramento dos recursos hídricos, Mudanças, variabilidades e Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r11747-970edecc06