Área de Concentração
Doutorado
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Linhas Pesquisa :
› FILOSOFIA DA HISTÓRIA E MODERNIDADE
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA- A linha Filosofia da História e Modernidade pretende estudar as diversas concepções modernas sobre a história e seu substrato metafísico. A história comporta uma filosofia pela exigência de tomada de consciência sobre aquilo que torna o tempo e a realidade históricos. Essa tomada de consciência receberá diversas interpretações na modernidade, e essas, por sua vez, desencadearão, na filosofia contemporânea, um fecundo e dissonante debate. Existe uma história objetiva na qual somos engajados pela nossa linguagem, nossos costumes e nossa educação. No entanto, a metafísica, enquanto sistematização geral e reflexiva do pensamento, ao se alçar inteiramente acima da experiência por meio de puros conceitos, almeja elevar a singularidade da história objetiva à universalidade e transformá-la em história da humanidade, ao propor-lhe um sujeito que, por ser a-histórico, ordena toda a história e representa todo o singular. Uma consciência histórica, portanto, estabelece e requisita uma filosofia da história, que poderá orientar as diversas áreas da ação, a exemplo da política, do direito, na medida em que permite pensar uma unidade que encarna um plano geral da razão. Além disso, a história poderia oferecer uma forma de conhecimento que concorre, em sua possibilidade de constituir sistemas, com as ciências naturais. Assim, a linha de pesquisa ambiciona analisar, comparar e investigar criticamente os diversos planos para história propostos pelos filósofos modernos econtemporâneos.
› CONHECIMENTO E LINGUAGEM
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA- A linha de pesquisa Conhecimento e linguagem visa investigar a construção do conhecimento, tanto na perspectiva da epistemologia quanto na da filosofia da ciência, e a sua codificação e estruturação na linguagem (seja esta abordada do ponto de vista da filosofia analítica anglo-saxônica ou da hermenêutica continental). Trata-se de refletir sobre o conhecimento em geral, no que diz respeito à sua natureza – condições necessárias – origem e justificação (perspectiva epistemológica), bem como refletir sobre o conhecimento estritamente científico e sobre a confiabilidade dos procedimentos rigorosos usados para construí-lo (perspectiva da filosofia da ciência). O interesse pela linguagem perpassa os trabalhos dos docentes especializados em filosofia da ciência, bem como de alguns docentes que se ocuparam com a semântica e a pragmática em suas pós-graduações (mestrado e/ou doutorado). É digno de nota que o interesse de vários docentes com os questionamentos filosóficos acerca das ciências humanas, das letras e das artes, faz com que a reflexão sobre a linguagem também seja operada segundo os referenciais da filosofia europeia mais tradicional.
Mestrado
História da filosofia moderna e contemporânea
Linhas Pesquisa :
› Conhecimento e linguagem
História da filosofia moderna e contemporânea- Visa investigar a construção do conhecimento, tanto na perspectiva da epistemologia quanto na da filosofia da ciência, e a sua codificação e estruturação na linguagem (seja esta abordada do ponto de vista da filosofia analítica anglo-saxônica ou da hermenêutica continental). Trata-se de refletir sobre o conhecimento em geral, no que diz respeito à sua natureza – condições necessárias – origem e justificação (perspectiva epistemológica), bem como refletir sobre o conhecimento estritamente científico e sobre a confiabilidade dos procedimentos rigorosos usados para construí-lo (perspectiva da filosofia da ciência). O interesse pela linguagem perpassa os trabalhos dos docentes especializados em filosofia da ciência, bem como de alguns docentes que se ocuparam com a semântica e a pragmática em suas pósgraduações (mestrado e/ou doutorado). É digno de nota que o interesse de vários docentes com os questionamentos filosóficos acerca das ciências humanas, das letras e das artes, faz com que a reflexão sobre a linguagem também seja operada segundo os referenciais da filosofia europeia mais tradicional.
› Filosofia da história e modernidade
História da filosofia moderna e contemporânea- A linha Filosofia da História e Modernidade pretende estudar as diversas concepções modernas sobre a história e seu substrato metafísico. A história comporta uma filosofia pela exigência de tomada de consciência sobre aquilo que torna o tempo e a realidade históricos. Essa tomada de consciência receberá diversas interpretações na modernidade, e essas, por sua vez, desencadearão, na filosofia contemporânea, um fecundo e dissonante debate. Existe uma história objetiva na qual somos engajados pela nossa linguagem, nossos costumes e nossa educação. No entanto, a metafísica, enquanto sistematização geral e reflexiva do pensamento, ao se alçar inteiramente acima da experiência por meio de puros conceitos, almeja elevar a singularidade da história objetiva à universalidade e transformá-la em história da humanidade, ao propor-lhe um sujeito que, por ser a-histórico, ordena toda a história e representa todo o singular. Uma consciência histórica, portanto, estabelece e requisita uma filosofia da história, que poderá orientar as diversas áreas da ação, a exemplo da política, do direito, na medida em que permite pensar uma unidade que encarna um plano geral da razão. Além disso, a história poderia oferecer uma forma de conhecimento que concorre, em sua possibilidade de constituir sistemas, com as ciências naturais. Assim, a linha de pesquisa ambiciona analisar, comparar e investigar criticamente os diversos planos para história propostos pelos filósofos modernos e contemporâneos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r11747-970edecc06