O PPGL, o único programa de Pós-Graduação em Letras no estado e meso região, considerando as áreas de fronteiras entre Sergipe e Bahia, tem como objetivos gerais formar e qualificar profissionais para o desenvolvimento de práticas de pesquisa investigativa e reflexiva no campo das ciências da linguagem, em abordagens inovadoras e com impacto na realidade local, nacional e internacional nos campos dos estudos linguísticos e literários; e colaborar na formação de pessoal destinado à atuação nos setores educacional, cultural e editorial altamente especializada nas áreas propostas.
Este Programa compreende duas áreas de concentração: Estudos Linguísticos e Estudos Literários.
A área de Estudos Linguísticos abriga duas linhas de pesquisa:
(1) Descrição, análise e usos linguísticos cujo objetivo é reunir projetos que contribuam para a descrição e análise linguística em contextos sociais de uso sob diferentes olhares teóricos, envolvendo diferentes níveis de análise da língua, do fonológico ao textual-discursivo, nas modalidades oral e escrita, sejam sincrônicos ou diacrônicos.
(2) Linguagem: identidade e práticas sociais, linha que reúne projetos em que estudos teóricos e empíricos sobre os usos da linguagem, nas mais diversas manifestações e em seus diferentes contextos multiculturais, ideológicos e identitários, são empreendidos, respeitando-se suas alteridades a partir de diferentes perspectivas teóricas, e em suas interfaces linguagens, discurso e sociedade.
A área de Estudos Literários abriga, também, duas linhas de pesquisa:
(1) Literatura e Cultura, que considera as especificidades da literatura à luz das diversas manifestações culturais, desde outras áreas do conhecimento, e as relacionadas a outras expressões artísticas, passando pela indústria cultural e tocando em produtos mais populares e artesanais. Também considera as diversas formas com que o humano se coloca em termos comportamentais e que se refletem nos textos literários na atualidade e em outros momentos históricos.
(2) Literatura e Recepção, em que se estudam aspectos teóricos relacionados à crítica e à historiografia literárias, valorizadas desde sempre. Mas considera igualmente aspectos teóricos relacionados às teorias da leitura e do leitor de textos literários, nem sempre valorizadas. Para tanto, volta-se para os estudos teóricos da leitura e do leitor desde a estética da recepção e do efeito até as teorias contemporâneas que consideram, inclusive, a subjetividade do leitor real.
Propõe-se, assim, uma reflexão acerca da pluralidade de linguagens e vozes que marcam as sociedades no mundo contemporâneo. O investimento no estudo de linguagem e de literatura busca contribuir - de forma interdisciplinar e transdisciplinar - com instrumentos teóricos e metodológicos e conhecimentos que sejam capazes de responder aos novos desafios postos ao docente e pesquisador.
O ingresso no PPGL/UFS dá-se por meio de processo seletivo, com prova escrita sobre conhecimento específico de cada área de concentração; avaliação de interesse ou de projeto de pesquisa apresentado pelo(a) candidato(a), para averiguar sua adequação à área e linha de pesquisa escolhidas; e de prova de língua estrangeira (inglês ou francês ou espanhol).
Adequando-se às novas exigências da CAPES, o PPGL revisou suas normas de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes, a fim de buscar a elevação de seu conceito acadêmico.
Até outubro de 2017, o PPGL registra em sua história a defesa de 201 dissertações. Atualmente, o Programa conta com 57 alunos regulares matriculados (2017).
Em reunião da CTC/CAPES, realizada dia 11/04/2016, em Brasília, foi aprovado o projeto de implantação do Doutorado em Letras, uma vez que é o único programa de Pós-Graduação em Letras no estado de Sergipe e meso região, considerando as áreas de fronteiras entre Sergipe e Bahia, com curso de Mestrado, e agora com o Doutorado.
Na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016, o Programa de Mestrado obteve nota 4, a mesma que foi atribuída ao Doutorado na ocasião de sua implantação. Esse crescimento nos estimula a prosseguirmos com nossos esforços para incrementar ações e produções que posssam levar nosso Mestrado e nosso Doutorado a novas conquistas em termos de reconhecimento de sua qualidade.
CONTATOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Horário de funcionamento
Segunda-feira a sexta-feira
8:00-12:00 / 14:00-18:00
E-mail institucional: ppgl@academico.ufs.br
Contato do Programa via Telegram: @ppglufs
Nome do secretário: Moisés
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: vanderlei@academico.ufs.br
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: doriscris81@hotmail.com