UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Abril de 2024

juliana salles machado bueno

DARQ - DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
https://ufsc.academia.edu/JulianaMachado
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (2002), mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2005) (orientação Prof. Dr. Eduardo Góes Neves) e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese intitulada "Lugares de gente: mulheres, plantas e redes de troca no delta amazônico", sob orientação do Prof. Dr. Carlos Fausto. Realizou estágio no exterior como parte do Doutorado Sanduíche CNPq na University College London (UCL), sob a supervisão do Prof. Dr. Stephen Shennan. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo através de um projeto colaborativo "Território e memória na TI Xokleng/Lakãnõ, SC? (Bolsista PosDoc FAPESP e CAPES/PNPD) com a população indígena Laklãnõ Xokleng em Santa Catarina. É Professora Adjunta no Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e credenciada junto aos Programas de Pós-Graduação em Arqueologia da UFS e em História na Universidade Federal de Santa Catarina (desde 2016), este último, onde foi também Professora Visitante. Atualmente coordena o projeto "Territorialidades Ameríndias no Alto Vale do Itajaí", vencedor do prêmio "Elisabete Anderle" da Fundação de Cultura do Estado de Santa Catarina 2017, na categoria Patrimônio Cultural, e o projeto "Fág.Tar. A Força delas. Mulheres e territorialidades no presente/passado entre sociedades indígenas e tradicionais no Brasil" construído colaborativamente com uma rede de mulheres indígenas e não indígenas em diversos biomas brasileiras e financiado pelo CNPq. Atuou como consultora no programa Ações Indígenas na Escola, programa SECADI/MEC/UFSC e colaboradora na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como produtora cultural em diversas exposições e audiovisuais. Foi eleita vice-presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira para a gestão 2018-2019 e integrou a comissão editorial da Revista de Arqueologia da Sociedade de Arqueologia Brasileira na gestão 2013-2015. Coordena o Laboratório de Estudos Interdiscplinares em Arqueologia (LEIA/UFSC) e é pesquisadora do Laboratório de Sociedade de Paisagem (LAPSO/UFS), do Laboratório Interdisciplinar sobre território e territorialidade (LINTT/MAE/USP) e do Laboratório de Arte, Ritual e Memória (LARME/PPGAS/UFRJ). Realiza pesquisas na região sul, no estado de Santa Catarina, desde 2012 e na Amazônia desde 1998.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Realiza pesquisas na região sul, no estado de Santa Catarina, desde 2012 e na Amazônia desde 1998. Com experiência na região Amazônica e na região sul do país, atua principalmente através de abordagens interdisciplinares entre as áreas de (Etno)Arqueologia, Antropologia, História Indígena e Ecologia Histórica, com especial interesse nos temas: identidade, movimento e resistência indígena; práticas colaborativas e a construção do conhecimento e saberes tradicionais; mulheres e relações de gênero; território e manejo ambiental; e estudos de arte e tecnologia ameríndia.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0346154558561168

Formação Acadêmica

-
Mestre em Arqueologia
Museu de Arqueologia e Etnologia, USP
-
DOUTORA EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
PPGAS/MN/UFRJ
-
POS-DOUTORADO EM ARQUEOLOGIA
Museu de arqueologia e Etnologia, USP

Contatos

Endereço profissional
Praça Samuel de Oliveira, s/n, Centro Laranjeiras/SE
CEP 49170-000
Sala
LAPSO
Telefone/Ramal
3281-2939

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf