UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Setembro de 2020


PPGPF

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Dissertações Defendidas

 Seguem as dissertações defendidas no PPGPF

 

A EXPERIMENTAÇÃO EM ELETRICIDADE: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE FÍSICA ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO

Luciano Sedraz Silva

Orientador: Divanizia do Nascimento Souza

Data da defesa: 17/07/2015

Link

 


MOVIMENTO ACELERADO E O HOMEM NA LUA: DESMISTIFICANDO TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO ATRAVÉS DA DEMONSTRAÇÃO INVESTIGATIVA

RONILSON PINHEIRO DA SILVA

Orientador : SERGIO SCARANO JUNIOR
Data: 22/10/2015

Link

 


SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEMATIVA DAS LEIS DE NEWTON

LUCIENE DA SILVA MENEZES
Orientador : CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Data: 30/Jun/2016

Link

 


DETECÇÃO E ANÁLISE DE MOVIMENTOS DO COTIDIANO VIA INTERFACE ARDUINO

RAPHAEL DE JESUS LISBOA AQUINO
Orientador : MARCELO ANDRADE MACEDO
Data: 21/Jun/2016

Link

 


MEDIDAS DA VELOCIDADE DA LUZ USANDO OBSERVAÇÕES E SIMULAÇÕES ASTRONÔMICAS DAS LUAS DE JÚPITER

MANOEL MESSIAS PEREIRA VALIDO FILHO
Orientador : SERGIO SCARANO JUNIOR
Data: 20/Jun/2016

Link

 


SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FORÇA NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA

BERGSON ALVES DO NASCIMENTO
Orientador : DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Data: 17/Jun/2016
Link

 


APRENDIZAGEM ATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LUZ E SOM

JOSÉ RAFAEL DOS SANTOS
Orientador : VELEIDA ANAHI DA SILVA
Data: 3/Jun/2016

Link

 


O USO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS E APLICATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ESTÁTICA: CASOS DE SISTEMAS DE VIGAS HIPERESTÁTICAS, NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

HÉLIO FERREIRA VICENTE

Orientador : JOSE OSMAN DOS SANTOS
Data: 31/Mar/2016
Link

 

 

A PRODUÇÃO DE FILMES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SOBRE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA 
 MARCELO BARRETO COSTA

Data:21/08/2017

Orientador: DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA

 

 

UNIDADE DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA DA TEORIA DO CAOS PARA O ENSINO MÉDIO

WILDSON WAGNER SANTOS DE ARAGÃO
Data:15/08/2017

Orientador: EMERSON LUIS DE SANTA HELENA

 

 

TECNOLOGIA NUCLEAR E APLICAÇÕES: RESSIGNIFICAÇÕES DOS CONCEITOS COM O USO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

MAGDA OLIVEIRA DIAS
Data: 21/08/2017

Orientador: JOSE OSMAN DOS SANTOS

 

 

UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO FACILITADOR NO ENSINO DE VETORES

CLAUDIO BISPO
Data: 29/08/2017

Orientador: CELSO JOSE VIANA BARBOSA

 

 

VARIÁVEIS CEFEIDAS E A CONTRIBUIÇÃO FEMININA NA CIÊNCIA: RECURSOS PARA O ENSINO DE OSCILAÇÕES, ONDAS E ÓPTICA
 EDIGENIA FERREIRA SANTOS

Data: 25/08/2017

Orientador: SERGIO SCARANO JUNIOR

 

 

CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO

 MIQUELINE ARAGÃO SILVA

Data: 18/08/2017

Orientador: SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ESTUDO DO ELETROMAGNETISMO 

 WALTER PRADO DE CARVALHO NETO

Data: 29/08/2017

Orientador: PETRUCIO BARROZO DA SILVA

 

 

PROPOSTA DE UMA UEPS PARA DESENVOLVER OS TEMAS DENSIDADE E PRESSÃO NO ENSINO MÉDIO

EDUARDO CONCEICAO FORTALEZA

Data: 23/08/2018

Orientador: TIAGO NERY RIBEIRO

 

 

ESTUDO DOS CONCEITOS FÍSICOS DE COR E ESPECTRO POR MEIO DA ASTRONOMIA

JÉSSICA PEREIRA SANTOS

Data: 24/08/2018

Orientador: SERGIO SCARANO JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12176-a08508ab91