UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


PROFLETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Produtos dos discentes

 

TURMA 1:

 

A COMPREENSÃO DE IMPLÍCITOS TEXTUAIS NAS CANÇÕES DE PROTESTO SOCIAL: UMA ALTERNATIVA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

NAS ENTRELINHAS DA CANÇÃO... : UMA ALTERNATIVA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

ADNA NASCIMENTO ALVES SANTOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6446

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7352

 

O DIÁRIO DE LEITURA: UM ALIADO PARA LEITURAS LITERÁRIAS

O DIÁRIO DE LEITURA: UM ALIADO PARA LEITURAS LITERÁRIAS

DORINALDO DOS SANTOS NASCIMENTO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6472

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7340

 

DA FALA PARA A ESCRITA: UMA ABORDAGEM DA MONOTONGARÃO E DA DITONGAÇÃO NA ESCRITA

UMA ABORDAGEM DA MONOTONGAÇÃO E DA DITONGAÇÃO NA ESCRITA 

KARINE MELO E SILVA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6435

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7361

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: APROXIMANDO OS CICLOS E MINIMIZANDO AS LACUNAS.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA PROVA BRASIL: APROXIMANDO OS CICLOS E MINIMIZANDO AS LACUNAS.

MÁRCIA CRISTINA BARRETO OLIVEIRA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6471

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7342

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: NARRANDO MEMÓRIAS CONSTRUÍMOS SUJEITOS NA ESCOLA E NA VIDA

MARIA ACÁCIA DE LIMA BONIFÁCIO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6415

 

LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA COM O GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA

MARIA APARECIDA ALVES MENEZES 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7370

 

 

BLOG, REESCRITA E REFERENCIAÇÃO: IDAS E VINDAS NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS

COAUTORES DE FANFICTIONS (CADERNO PEDAGÓGICO)

MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6424

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7366

 

AUTOBIOGRAFIA: EXERCENDO O PROTAGONISMO EM SALA DE AULA

LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL AUTOBIOGRAFIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

MARISTELA FELIX DOS SANTOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6416

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7368

 

QUIZ DIGITAL LEITURA EM AÇÃO: OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

TUTORIAL: QUIZ DIGITAL LEITURA EM AÇÃO: OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

MARYLIN VIEIRA DE MENEZES 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7338

 

LITERATURA EM DEBATE: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA ORAL NO 9º ANO

ARGUMENTAÇÃO ORAL EM SALA DE AULA: DESENVOLVENDO CAPACIDADES, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E FORMANDO LEITORES

NADJA SOUZA RIBEIRO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6468

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7343

 

AMBIGUIDADE, ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

AMBIGUIDADE, ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (MÓDULO DE ATIVIDADES)

SIMONE MENEZES COSTA DE SANTANA 

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6457

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7347

 

MINICONTOS MULTIMODAIS A PARTIR DE TIRAS DA TURMA DA MÔNICA

MINICONTOS MULTIMODAIS A PARTIR DE TIRAS DA TURMA DA MÔNICA

TÂNIA ANDRADE OLIVEIRA SANTOS 

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6414

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7369

 

ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO: DE CONTO A CURTA-METRAGEM EM PRÁTICA ESCOLAR

LEITURA, CÂMERA, ENSINO! (CADERNO DO PROFESSOR)

VANUSIA MARIA DOS SANTOS OLIVEIRA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6417

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7367

 

 

 

 

TURMA 2:

 

APRENDIZAGEM DA LEITURA A PARTIR DE MATERIAL MULTIMODAL VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

TUTORIAL DO JOGO "NA TRILHA DOS SENTIDOS"

ADRIANA DA SILVA ARAUJO INÁCIO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6431

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7315

 

PRODUZINDO TEXTOS A PARTIR DO GÊNERO RELATO PESSOAL

PARTILHAR E ESCREVER: ORIENTAÇÃO PARA ESCRITA PROCESSUAL DE TEXTOS ESCOLARES

ANDREIA DORIA ARAGÃO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6429

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7365

 

NA TRILHA DO DISCURSO: A VEZ E A VOZ DOS PERSONAGENS

CLEDIVALDO PEREIRA PINTO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6438

 

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA

DALVA REJANE DO CARMO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6439

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7359

 

ORTOGRAFIA PARA O MERCADO DE TRABALHO

ORTOGRAFIA PARA O MERCADO DE TRABALHO

FRANCIS JACQUELINE DE MELO ROCHA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6436

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7362

 

FÓRUM NO AMBIENTE WHATSAPP: ESTRATÉGIA DE APROPRIAÇÃO DE USO DA ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO NO 9º ANO

DA TROCA DE MENSAGENS PELO CELULAR AO ARTIGO DE OPINIÃO 

GIL ROBSON DE OLIVEIRA SANTOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7358

 

MONTECONTO: UMA ESTRATÉGIA PARA A LEITURA LITERÁRIA

MONTECONTO (JOGO DIGITAL)

HERÁCLITO PADILHA PRADO JUNIOR 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6440

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7317

 

A WEB 2.0 COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A WEB 2.0 COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PROPOSTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

JORGE COSTA CRUZ JÚNIOR 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6428

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7364

 

PROPOSTA DE LEITURA INTERACIONAL DO GÊNERO CONTO A PARTIR DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM – QUIS

QUIZ DA COMPREENSÃO

JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS FILHO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/7330

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7330

 

IMPACTOS DOS RECURSOS MULTIMODAIS NA COMPREENSÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS

DUDU EM: EU TAMBÉM QUERO! (JOGO DIGITAL)

JOSIVAL ALVES DE BRITO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6433

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7329

 

ARGUMENTAÇÃO E MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: O QUIZ DIGITAL COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

ROSANA SANTOS DE SOUZA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6432

 

ENTRE CRÔNICAS: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO LEITORA

LEITURA, INTERAÇÃO, COMPREENSÃO! (CADERNO PEDAGÓGICO)

SÍLVIA SOUZA SANTOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6430

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7363

 

AS PRÁTICAS DE NARRATIVAS ORAIS NOS CONTOS DE FADAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA

AS NARRATIVAS ORAIS NOS CONTOS DE FADAS: CONSTRUINDO SENTIDOS, DESENVOLVENDO HABILIDADES E APRIMORANDO A LINGUAGEM

VANDERLAINE CRUZ MENESES LEMOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/6437

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7360

 

 

 

TURMA 3:

 

LEITURA – INTERTEXTUALIDADE – JOGO: TUDO JUNTO E BEM ARTICULADO

LEITURA – INTERTEXTUALIDADE – JOGO: TUDO JUNTO E BEM ARTICULADO

ALESSANDRA MARIA SILVA NASCIMENTO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10268

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10270

 

ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NA ESCOLA: TEXTO, PRÁTICA DISCURSIVA E LEITURA(S)

ÂNGELA MARIA DE ARAÚJO MENEZES 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10272

 

CIRCUNSTANCIADORES TEMPORAIS EM NARRATIVAS ESCRITAS

CIRCUNSTANCIADORES TEMPORAIS EM NARRATIVAS ESCRITAS

ARIANA GÓES ROCHA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10273

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10276

 

LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: O GÊNERO FÁBULA EM CENA

LER E ESCREVER: UMA VIAGEM FABULOSA

DALILA SANTOS BISPO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10315

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10316

 

CORDEL, LETRAMENTO LITERÁRIO E VERBO-VISUALIDADE: TRÊS CONCEITOS, UM AUTOR, UMA HISTÓRIA, UM FOLHETO

CORDEL, LETRAMENTO LITERÁRIO E VERBO-VISUALIDADE: TRÊS CONCEITOS, UM AUTOR, UMA HISTÓRIA, UM FOLHETO

EDLEIDE SANTOS ROZA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10275

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10279

 

NARRATIVAS DE VIDA EM STOP MOTION – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

NARRATIVAS DE VIDA EM STOP MOTION – UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

FABIANA SANTOS DE SOUSA MATOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10464

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10468

 

RETEXTUALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ESCRITAS EM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

RETEXTUALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ESCRITAS EM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

GLEICE RAYANE MACEDO SILVA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10278

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280

 

 

LETRAMENTO SOCIAL E CIDADANIA: PRÁTICAS DE LEITURA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

LETRAMENTO SOCIAL E CIDADANIA: PRÁTICAS DE LEITURA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

INGRID KELLY DE OLIVEIRA CORREIA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10455

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10456

 

A NASALIDADE EM JOGO: ESTRATÉGIAS PARA DEPREENDER DIFERENÇAS ENTRE A ESCRITA E A ORALIDADE ATRAVÉS DO JOGO BATALHA NASAL

BATALHA NASAL (JOGO PEDAGÓGICO)

JANDIRA CRAVO BARBALHO NETA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10328

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10337

 

O ESTUDO DOS IMPLÍCITOS NA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA: ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O ESTUDO DOS IMPLÍCITOS NA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA: ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

JUSSARA DOS SANTOS MATOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10318

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10319

 

LEITOR-DETETIVE: JOGO DIGITAL PARA LEITURA DE ARTIGO DE OPINIÃO

LEITOR-DETETIVE: JOGO DIGITAL PARA LEITURA DE ARTIGO DE OPINIÃO (JOGO PEDAGÓGICO)

MARCOS ANDRÉ DE SOUZA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10458

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10463

 

DIÁLOGOS LITERÁRIOS: DEBATENDO O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DAS FALAS DOS PERSONAGENS

DIÁLOGOS LITERÁRIOS: DEBATENDO O PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DAS FALAS DOS PERSONAGENS

ULLISSES ALVES SILVA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10326

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10327

 

ENSINO DA LEITURA SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA CRÍTICA: TRABALHANDO COM TEXTOS DE CAMPANHA COMUNITÁRIA

LINGUAGENS E DISCURSOS NO ENSINO DE LEITURA (CADERNO PEDAGÓGICO)

WESLIN DE JESUS SANTOS CASTRO 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/10329

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10330

 

 

 

TURMA 4:

 

Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico

Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico

ADILSON OLIVEIRA ALMEIDA 

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9293

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9608

 

O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS COM TEOR RACISTA – UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO?

O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS COM TEOR RACISTA – UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL?

DIANA SILVA SANTOS 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11209

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11211

 

A CONSTRUÇÃO DE INFÊRENCIAS SOCIOCULTURAIS POIR ESTUDANTES DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM UM MODULO DIDÁTICO

MÓDULO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE INFERÊCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

IDERLÂNIA COSTA SOUZA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11233

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11234

 

 

DA PALAVRA AOS TEXTOS O LÚDICO E AS POSSIBILIDADES PRÁTICAS DE LINGUAGENS NA ESCOLA 

LÍLIAN SANTOS MORGADO DIAS

 http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12519

 

EMPODERAMENTO FEMININO: PROSPOSTA DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 

EMPODERAMENTO FEMININO: PROPOSTA DE TRABALHO PARA A CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARCIA OLIVEIRA MOURA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11257

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11256

 

A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO – AS INFERÉNCIAS NO CONTO “MISSA DO GALO “ DE MACHADO DE ASSIS

AS INFERÊCIAS NO CONTO MISSA GALO

MARIA CRISTINA FONTES DA CRUZ 

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11089]

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11096

 

PRODUÇÃO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS (HQ) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA DA ESCRITA 

MARIA DE LOURDES OLIVEIRA ALMEIDA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11143

 

NARRATIVAS MITOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES 

NARRATIVAS MITOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES

MARIA LUCIENE DE MOURA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11231

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11232

 

DIÁLOGO VERBO-VISUAL EM TIRINHA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FORMANDOLEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

DIÁLOGO VERBO-VISUAL EM TIRINHA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FORMANDOLEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

NICÉLIA NUNES AZEVEDO PEREIRA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11141

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11142

 

A (RES) SIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA ATRAVÉS DO RELATO PESSOAL

A (RES) SIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA ATRAVÉS DO RELATO PESSOAL

PRISCILA MENDONÇA MOURA 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11252

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11253

 

TIRA CÔMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A LEITURA INFERENCIAL

TIRA CÔMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A LEITURA INFERENCIAL

THIAGO DOMINGOS FREIRE 

https://ri.ufs.br/handle/riufs/11255

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11254

 

 

TURMA 5:

 
QUANDO A AUSÊNCIA DA MARCA DE PLURAL EM VERBOS INFLUENCIA A ESCRITA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL DE ESTUDANTES SERGIPANOS
ADRIANA ALVES DE SANTANA SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13578
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13579

 

O GÊNERO ENTREVISTA E A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

ADRIANA EDVIRGES DE SANTANA BITTENCOURT

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13580

 

Propagame-B: ensino léxico–semântico na educação básica

ALBANEY DIAS DE SANTANA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13951

 

 

A canção como fomento à leitura e ao letramento poético

ALEXSANDRO ARAÚJO CAVALCANTE

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13949

 

 

DESCOBRINDO A DESCRIÇÃO NA NARRAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA AULAS DE PORTUGUÊS

CLEDIA MARIA DOS SANTOS

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13581

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13582

 

 

CONTO DE DETETIVE: ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR O CONFLITO NA NARRATIVA

 IZABELLA DA CONCEIÇÃO ARAUJO

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13597

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13598

 

 

O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ARGUMENTATIVA POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS

LOURIANE RIBEIRO REIS

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13619

 

 A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NA LEITURA DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

NADIJA SANTOS MONTE

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13620

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13621

 

 

QUANDO O APAGAMENTO DO R EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA CHEGA NA ESCRITA: A CONSTRUÇÃO DO ESTILO ORAL DO CORDEL PARA REFLEXÕES SOBRE O PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO
DICSON SOARES DOS PRAZERES

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13583

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13584

 

 

MEMINÓ: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE METÁFORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 EDIPO SANTANA BISPO ANDRADE
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13594

 

COESÃO REFERENCIAL POR SUBSTITUIÇÃO LEXICAL SINONÍMICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE FANFICTIONS: UMA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE ENSINO

ERISVALDO SILVA SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13595
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13596

 

 

 CAÇADORES DE SENTIDOS - RESSIGNIFICAÇÃO DO VERBETE

JACI DOS SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13609
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13608

 

EXPLORANDO OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS A PARTIR DO JOGO PROPAGAME

JAILSON DOS SANTOS

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13605

 

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO PRODUTIVO DE GRAMÁTICA: A BALANÇA DAS RELAÇÕES SOCIAIS

JILCICLEIDE AUGUSTA PAES

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13614


AH! AMADA AMANDA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO SUBSÍDIO PARA TRABALHAR A SUPRESSÃO DA CONSOANTE NASAL EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA
JOYCE DOS SANTOS LIMA

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13615

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13616

 

Aguçando mecanismos de compreensão leitora a partir de práticas de leitura de contos escolhidos

LÍDIA MARIA DA SILVA FREIRE


https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13952

 

 

INTERTEXTUALIDADE E LETRAMENTO: A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DOS ELEMENTOS INTERTEXTUAIS DO GÊNERO MULTIMODAL MEME COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM LEITOR COMPETENTE
 ROBERTO LOPES DOS SANTOS
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13624
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13625

 


 METÁFORAS E O LÚDICO EM CANÇÕES DE EMPODERAMENTO FEMININO:

UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ROBERTA BRITO LIMA

http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13622
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13623

 

TURMA 6:

 

 

 

O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos.

O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos (Caderno de atividades pedagógicas)

ARLENE ERCÍLIA DE JESUS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18217

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18218





A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano.

A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano (Caderno pedagógico)

CLAUDEVÂNIA SANTOS DE MENEZES SILVA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18219

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18220





O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08

O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08 (Caderno pedagógico)

EDILMA DOS SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18222

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18223



Labafero: a diversidade cultural de Maruim no processo de leituração e escrituração através do cordel.

Labafero: a diversidade cultural de maruim no processo de leituração e escrituração através do cordel (Caderno pedagógico)

ELAINE CRISTINA DOS SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18224 

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18226



Competência leitora, música e metáfora conceptual: uma proposta a partir das canções de Luiz Gonzaga.

Desbravando o mundo da leitura através da metáfora conceptual nas canções de Luiz Gonzaga

FERNANDA RODRIGUES

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18227

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18228



Inferências socioculturais em fotorreportagem: estratégias pedagógicas para o 9º ano do ensino fundamental.

Caderno de apoio à aprendizagem (volume único)

FLÁVIA RENATA SANTOS DE JESUS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18229

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18230



Histórias em quadrinhos: propostas de leitura e retextualização

História em quadrinhos: uma proposta de leitura e retextualização (Caderno pedagógico)

IZABEL DE LIMA 

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18231 

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232



Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast.

Promovendo a leitura argumentativa de discursos polêmicos por meio da produção de podcast

JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18251

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18252



“Eu vou começa a fala [...] eu sair escondido” – estratégias para trabalhar com o apagamento e a hipercorreção em sala de aula.

“Eu vou começa a fala [...] eu sair escondido” – estratégias para trabalhar com o apagamento e a hipercorreção em sala de aula (Caderno pedagógico)

JUSSILEIDE RAMOS BOMFIM

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18254

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18253



Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura.

Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico)

JOSÉ LUIZ ANDRADE DE LIMA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18233

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234



"E se morre de desinformação”: o desenvolvimento do letramento informacional para a formação de leitores críticos e para o combate à disseminação de Fake News.

"E se morre de desinformação”: o desenvolvimento do letramento informacional para a formação de leitores críticos e para o combate à disseminação de Fake News (Guia)

KARINE COSTA SANTANA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18255

https://youtu.be/g4_my5dYbkM



O letramento crítico e práticas político-cidadãs no gênero charge: uma proposta de leitura multimodal no 8º ano do ensino fundamental.

Portal da multimodalidade cidadã (Módulo didático)

KATIA NOVAES GUSMÃO

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18257

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18258



Leitura, cognição e inferência das consignas didáticas das atividades de compreensão textual.

Inferência e compreensão das consignas didáticas (Caderno pedagógico)

KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18259

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18260


Práticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagens.

Práticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagens (Módulo didático)

MAGNÓLIA PACHECO ANDRADE

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18261

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18262

O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos.
O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos (Caderno de atividades pedagógicas)
ARLENE ERCÍLIA DE JESUS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18217

 

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18218


A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano.

A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano (Caderno pedagógico)
CLAUDEVÂNIA SANTOS DE MENEZES SILVA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18219

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18220

 

O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08
O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08 (Caderno pedagógico)
EDILMA DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18223

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18222


Labafero: a diversidade cultural de Maruim no processo de leituração e escrituração através do cordel.
Labafero: a diversidade cultural de maruim no processo de leituração e escrituração através do cordel (Caderno pedagógico)
ELAINE CRISTINA DOS SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18224

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18226

 

Competência leitora, música e metáfora conceptual: uma proposta a partir das canções de Luiz Gonzaga.
Desbravando o mundo da leitura através da metáfora conceptual nas canções de Luiz Gonzaga
FERNANDA RODRIGUES
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18227

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18228

Inferências socioculturais em fotorreportagem: estratégias pedagógicas para o 9º ano do ensino fundamental.
Caderno de apoio à aprendizagem (volume único)
FLÁVIA RENATA SANTOS DE JESUS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18229

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18230

 

Histórias em quadrinhos: propostas de leitura e retextualização
História em quadrinhos: uma proposta de leitura e retextualização (Caderno pedagógico)
IZABEL DE LIMA 

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18231

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18232

 

Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast.
Promovendo a leitura argumentativa de discursos polêmicos por meio da produção de podcast
JOYCE KELLY ALVES DOS SANTOS
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18251

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18252


“Eu vou começa a fala [...] eu sair escondido” – estratégias para trabalhar com o apagamento e a hipercorreção em sala de aula.
“Eu vou começa a fala [...] eu sair escondido” – estratégias para trabalhar com o apagamento e a hipercorreção em sala de aula (Caderno pedagógico)
JUSSILEIDE RAMOS BOMFIM
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18253

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18254


Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura.
Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura (Caderno pedagógico)
JOSÉ LUIZ ANDRADE DE LIMA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18233

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18234


"E se morre de desinformação”: o desenvolvimento do letramento informacional para a formação de leitores críticos e para o combate à disseminação de Fake News.
"E se morre de desinformação”: o desenvolvimento do letramento informacional para a formação de leitores críticos e para o combate à disseminação de Fake News (Guia)
KARINE COSTA SANTANA
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18255

https://youtu.be/g4_my5dYbkM

 

 

O letramento crítico e práticas político-cidadãs no gênero charge: uma proposta de leitura multimodal no 8º ano do ensino fundamental.
Portal da multimodalidade cidadã (Módulo didático)
KATIA NOVAES GUSMÃO

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18257

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18258

 

Leitura, cognição e inferência das consignas didáticas das atividades de compreensão textual.
Inferência e compreensão das consignas didáticas (Caderno pedagógico)
KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18259

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18260


Práticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagens.
Práticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagens (Módulo didático)
MAGNÓLIA PACHECO ANDRADE
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18261

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18262

 

O texto teatral em sala de aula: teoria e prática.

O texto teatral em sala de aula: teoria e prática (Caderno pedagógico)

MARIA NORMÉLIA DE FARIAS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18270

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18271

 

A literatura de Clarice Lispector nas aulas de língua portuguesa: o conto Felicidade clandestina e a produção de doc-filme numa turma do 9º ano.

A literatura de Clarice Lispector nas aulas de língua portuguesa: o conto Felicidade clandestina e a produção de doc-filme numa turma do 9º ano (Manual do professor)

NATANIEL BEZERRA DA COSTA HORA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18272

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18273

 

“A Mulher negra no contexto da educação, cultura e arte”: práticas de leitura e reflexões sociais a partir de um cordel de Izabel Nascimento.

Práticas de leitura e reflexões sociais: uma peleja pedagógica a partir de um cordel de Izabel Nascimento

ROSINEIDE ANDRADE SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18274

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18275

 

O espaço nos contos de Antonio Carlos Viana: do texto escrito ao vídeo criativo por estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

O espaço nos contos de Antonio Carlos Viana: do texto escrito ao vídeo criativo por estudantes do 9º ano do ensino fundamental (Caderno de atividades pedagógicas)

SARAH REGINA SANTOS DOS REIS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18276

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18277

 

“Oxe! é nóis e dexe de bestera” : um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática.

"É nóis na aula!": sequência de atividades para trabalhar com a monotongação e ditongação na escrita (Caderno pedagógico)

VIRLEI CORREA DA FONSECA MELO

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18278

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18279

 

 

TURMA 7:

 

Competência leitora, fábula e produção de sentido: uma proposta para o ensino fundamental

Práticas de leitura: das descobertas sobre o gênero fábula à sua teatralização

BRÍGIDA DE CAMPOS LIMA ALBUQUERQUE

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18702

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18704

 

 

Meu diário quase secreto: proposta escrita para alunos do 5º ano do ensino fundamental I (Caderno pedagógico)

Meu diário quase secreto: proposta escrita para alunos do 5º ano do ensino fundamental I

CARLOS VIEIRA SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18361

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18360

 

Das imagens às palavras: a relevância do contexto para o processo de construção de sentidos, através da inter-relação das linguagens verbal e visual, no conto “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry

Das imagens às palavras: a relevância do contexto para a inter-relação das linguagens verbal e visual no conto "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

CLAUDENEYROCH SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18645

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18646

 

Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social: uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos (Caderno pedagógico)

Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social : uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos

DANIELLE NERES DOS SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18623

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18622

 

 

“Contos para morrer de rir”: uma abordagem de letramento crítico e argumentativo para o ensino fundamental.

“Contos para morrer de rir”: uma abordagem de letramento crítico e argumentativo para o ensino fundamental (Módulo didático)

FÁBIA SANTOS MELO

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18280

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18281

 

 

Na trilha do lh: estratégias pedagógicas para tratar a despalatalização da fala na escrita (Caderno pedagógico)

Na trilha do lh: estratégias pedagógicas para tratar a despalatalização da fala na escrita

GENELUCIA CRUZ SANTANA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18442

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18441

 

Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educandos da EJA: trabalhando com o gênero relato de memórias

Oralidade, leitura e escrita em práticas de interação social dos educandos da EJA: trabalhando com o gênero relato de memórias

GISELDA ALVES MENEZES VIEIRA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18772

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18773

 

Heróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais: proposta para mediação de leitura na educação básica (Produto educacional)

Heróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais : proposta para mediação de leitura na educação básica

MARIA VALDECI DOS SANTOS

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18625

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18624

 

Nasais na gangorra: estratégias lúdicas para trabalhar desinências verbais de passado e futuro (Módulo didático)

Nasais na gangorra : estratégias lúdicas para trabalhar desinências verbais de passado e de futuro

ROSANA SANTOS CARDOSO

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18588

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18587

 

Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus.

Sequência didática: multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus.

SHIRLEY ORNELAS OLIVEIRA

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18282

https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18283

SUZANA DE OLIVEIRA SANTOS

RRGT: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE

GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10