UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Setembro de 2020

PPGCOM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Docentes por linha de pesquisa

Linha 1 – Produtos, processos de discursos midiáticos

1 Carlos Eduardo Franciscato  

1 Greice Schneider

1 Josenildo Luiz Guerra

1 Matheus Felizola  

1 Raquel M. Carriço Ferreira

1 Vitor Curvelo Fontes Belem

1 Maria Emília de R.A.B. Barros

Linha 2 – Cultura, economia e políticas da comunicação 

2 César Ricardo S. Bolaño

2 Renata Malta

2 Sonia Aguiar Lopes

2 Tatiana Guenaga Aneas

2 Verlane  Aragão dos Santos

2 Vitor José Braga Mota Gomes  

2 Carina Luisa Ochi Flexor  

2 Jean Fábio Cerqueira Borba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 1: Produtos, Processos e Discursos Midiáticos

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Carlos Eduardo Franciscato (Atualizado)

 

 

 

- Áreas de pesquisa: teoria e história do jornalismo, jornalismo e tecnologia e pesquisa aplicada em jornalismo

 

- Temáticas de interesse para orientação:

Estudos em teoria e em história do jornalismo em perspectiva regional ou nacional; pesquisas sobre as transformações da atividade e das organizações jornalísticas no ambiente digital; desenvolvimento de aplicativos para jornalismo móvel.

 

- Projeto de pesquisa em andamento:

Repensando as teorias sobre o jornalismo a partir das transformações tecnológicas contemporâneas: investiga de que modo as tecnologias contemporâneas de comunicação (convergência, digitalização, redes de comunicação móvel e interativa) demandam reformulação nas teorias constituídas no século XX para descrever e interpretar o jornalismo na forma como ele se manifestava nas mídias tradicionais, massivas, unidirecionais, analógicas e diferenciadas entre mídias clássicos (jornal, rádio e televisão).

 

- Textos de referência:

FRANCISCATO, Carlos E.. Tecnologia, inovação e capital social das organizações jornalísticas. In: DOURADO, Jacqueline L.; LOPES, Denise M. M.; MARQUES, Renan S. M. (Orgs.). Economia Política do Jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 117-147.

 

FRANCISCATO, Carlos E. Novas perspectivas para uma sistematização das teorias do jornalismo. In Texto (UFRGS. Online), v. 0, p. 658-676, 2015.

 

FRANCISCATO, Carlos E. Tendencies in the development and consolidation of journalism research in Brazil. Communicatio: South African journal for communication theory and research, v. 36, p. 172-184, 2010.

 

FRANCISCATO, Carlos E. A construção do campo do jornalismo em uma perspectiva histórica. InTexto, v. 1, p. 1-15, 2008.

 

FRANCISCATO, Carlos E.  A Fabricação do Presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão (SE): EdUFS, ano 2005.

 

  

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1800142109998891

 

 

 

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Greice Schneider

 
Áreas de pesquisa: 
 

 

Comunicação Visual 

 
- Temáticas de interesse para orientação: 
 

Comunicação visual e teorias da imagem, atuando principalmente com a relação entre imagem e narrativa nos seguintes fenômenos: fotografia, fotojornalismo, histórias em quadrinhos, narrativas gráficas, infografia e visualização de dados. 


- Projeto de pesquisa em andamento: 
Narrativa visual no fotojornalismo contemporâneo 

- Textos de referência:

SCHNEIDER, Greice.
What Happens When Nothing Happens: boredom and everyday life in contemporary graphic novels. Leuven: Leuven University Press, 2016. 

SCHNEIDER, Greice. Por uma abordagem narrativa do fotojornalismo contemporâneo. In: Jornalismo e Tecnologias Digitais: produção, qualidade, participação. São Cristóvão: Edufs, 2015.

SCHNEIDER, G
reice. Comics and Everyday Life: from Ennui to Contemplation. European Comic Art, v. 3, p. 37-64, 2010.

> Saiba mais: 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762603Z3
https://ufs-br.academia.edu/GreiceSchneider

 

 

 

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Josenildo Luiz Guerra (Atualizado)

 

 

 - Áreas de pesquisa: Estudos e Teorias do Jornalismo; qualidade, inovação e tecnologia aplicadas ao jornalismo; ética, accountability e crítica de mídia; pesquisa aplicada e de desenvolvimento experimental em jornalismo.

 

- Temáticas de interesse para orientação: Temas que se articulam, direta ou indiretamente, ao projeto em andamento (abaixo), compreendidos em três eixos: 1) critérios e gestão de qualidade, gestão editorial de organizações jornalísticas e métodos de accountability; 2) o papel social do jornalismo em sociedades democráticas, valores-notícia e critérios de noticiabilidade, verdade e objetividade, pluralidade,  fontes de informação, entre outros; 3) análises de cobertura, da produção jornalística e do uso de tecnologias de informação aplicadas à produção jornalística assim como análise e desenvolvimento de soluções para problemas enfrentados pelo jornalismo. Temas complementares associados: inovação e modelos de negócio em jornalismo; práticas e métodos inovadores em jornalismo (jornalismo de dados, checagem de fatos, startups em jornalismo, etc).

 

 - Projeto de pesquisa em andamento: 

Gestão da qualidade em organizações jornalísticas: um panorama inicial (2014-2017).

 

- Textos de referência:

 

GUERRA, Josenildo L.. Sistema de Gestão de Qualidade aplicado ao Jornalismo: possibilidades e diretrizes. E-Compós (Brasília), v. 13, p. 1-16, 2010. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/470/457

 

GUERRA, Josenildo L.. Qualijor: Sistema de gestão da produção jornalística orientado para a qualidade editorial: pesquisa aplicada e de desenvolvimento experimental em jornalismo. E-Compós (Brasília), v. 19, p. 1-26, 2016.

Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/1291/908

  

GUERRA, Josenildo L.; LINS, A. M. V. . Índice de Pluralidade Jornalística (IPJ): testando uma metodologia para avaliação de qualidade editorial. In: Josenildo Luiz Guerra; Danilo Rothberg; Gérson Martins. (Org.). Crítica do Jornalismo no Brasil: Produção, qualidade e direito à informação. 1ed.Covilhã - Portugal: LabCom.IFP / Editora da Universidade da Beira Interior, 2016, v. 1, p. 51-78. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/201612291659-201618_criticajornalismo_jguerra.pdf

 

 

GUERRA, Josenildo L.; BARRETO, N. . Índice de Relevância Jornalística (IRJ): metodologia para avaliação de qualidade editorial do requisito relevância. In: Josenildo Luiz Guerra; Danilo Rothberg; Gérson Martins. (Org.). Crítica do Jornalismo no Brasil: Produção, qualidade e direito à informação. 1ed.Covilhã - Portugal: LabCom.IFP / Editora da Universidade da Beira Interior, 2016, v. 1, p. 79-104. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/201612291659-201618_criticajornalismo_jguerra.pdf

 

 

>Saiba mais: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790708D7

 

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Matheus Pereira Mattos Felizola (Atualizado)

 

   

 

- Áreas de pesquisa: Ecossistemas de Inovação, Empreendedorismo Digital, Consumo midiático e Marketing.

 

- Temáticas de interesse para orientação: Marketing, Consumo Midiático, Novos Movimentos Sociais e Comunicação Organizacional.

 

- Projeto de pesquisa em andamento: 

 

Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência no PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica), via Edital CAPES no 071/2013

“As estratégias de comunicação no contexto da cultura da convergência midiática – Os Microempreendedores Individuais do Brasil Profundo” – via CNPQ

 

- Textos de referência:

 

  

FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos . et al.O nordeste conectado: um quadro do acesso às tecnologias digitais de comunicação pelos jovens. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. v.19, p. 120-128, 2017.

 

2.FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos . et al.Aracaju: Dados Históricos, demográficos, culturais e midiáticos. In: Celsi Bronstrup Silvestrin; Gisele Noll. (Org.). Capitais Brasileiras: Dados Históricos, demográficos, culturais e midiáticos. 1ed.Curitiba: Aprris, 2016, v. 1, p. 1-15.

 

3.FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos . et al.. Sergipe- BRASIL EM NÚMEROS: DADOS PARA PESQUISAS DE COMUNICAÇÃO E CULTURA EM CONTEXTOS REGIONAIS.. In: Nilda Jacks; Mariangela oToaldo. (Org.). JACKS, N. A. (Org.) ; TOALDO, M. (Org.) . BRASIL EM NÚMEROS: DADOS PARA PESQUISAS DE COMUNICAÇÃO E CULTURA EM CONTEXTOS REGIONAIS. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2014. v. 1. 280p. 1ed.Florianopolis: Insulare, 2014, v. 1, p. 171-175.

 

 

 

> Saiba mais: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H768263

 

 

 

 

 

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Raquel Marques Carriço Ferreira (Atualizado)

 

 

 

- Áreas de pesquisa: Estudos da Audiência e Recepção, Estudos da produção ficcional, Ética e Legislação Publicitária, Comunicação Integrada.

 

- Temáticas de interesse para orientação: A dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais; o nexo da produção das mensagens da comunicação social, sua circulação e consumo com enfoque especial na produção publicitária e ficcional. 

 

- Projeto de pesquisa em andamento: 

Exposição à propaganda: usos e gratificações (2015-2016)

Exposição à propaganda nas plataformadigitais (2017-2018)

 

- Textos de referência:

 

FERREIRA, RAQUEL M C. Exposição da Audiência aos Meios: avanços da abordagem de Usos e Gratificações. Revista FAMECOS (Online), v. 23, p. 20832, 2015. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20832 


FERREIRA, Raquel Marques Carriço
. Telenovelas Brasileiras e Portuguesas: Padrões de Audiência e Consumo. 1. ed. Aracaju: EDISE, 2015. 

 

FERREIRA, Raquel Marques Carriço. Para encantar as Audiências: ações publicitárias nas telenovelas. Comunicación - Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Literatura, v. 1, p. 52-64, 2014. 

Disponível em: https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/58580

 

FERREIRA, RAQUEL MARQUES CARRIÇO. Media effects on the audience attitudes and behavior. Matrizes (Online), v. 8, p. 255-269, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82942 

 

 

> Saiba mais: http://lattes.cnpq.br/8939015339881885

 

 

 

 

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RENATA BARRETO MALTA

 

 

 

Áreas de pesquisa: Comunicação e Estudos Culturais; Representação social e Mídia

 

 

 

- Temáticas de interesse para orientação: Pesquisas voltadas ao estudo da representação social na mídia, especificamente de gênero, considerando temas transversais e interseccionais no que concerne raça, etnia, classe e sexualidade. Estudos de Recepção acerca da percepção da audiência no que se refere a Representações sociais na mídia.

 

 

 

Projeto de pesquisa em andamento: Estudo Comparativo do Nível de Internacionalização e Uniformização de Aspectos Étnicos da Mulher na Mídia Impressa Feminina nos Continentes Americanos, Europeu e Asiático: busca compreender o nível de internacionalização e uniformização do conteúdo apresentado pela mídia impressa feminina nos países parceiros da pesquisa, especificamente daquele presente em revistas femininas internacionais, sob um ponto de vista comparativo.

 

 

 

- Textos de referência:

 

 

 

MALTA, R. B.ARepresentação de Gênero na Publicidade brasileira: reflexos da hegemonia patriarcal. Revista Razón y Palabra. V.86. 2014.

 

 

 

http://www.razonypalabra.org.mx/N/N86/V86/07_Barreto_V86.pdf

 

 

 

MALTA, R. B.Advertising in the Brazilian Women’s press: searching for the cultural identity of Brazilian women in the magazines Vogue Brasil and Elle Brasil. In: Consuming/Culture: Women and Girls in Print and Pixels, 2015, Oxford - England.PRINTPIXELS. Oxford: Oxford BookesUniversity, 2015. 

 

 

 

MALTA, R. B.; GALINDO, D. Comunicação de mercado em um ambiente pós-moderno: a imaterialidade em cena. Revista Signos do Consumo (USP online). V.06. 2015.

 

http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/issue/view/7961

 

 

 

MALTA, R. B.; SILVA, K.M.R. A Atual Representação da Mulher em Comercias de Cerveja: Relações Socioculturais e Mercadológicas.Revista Verso e Reverso (Unisinos. Online). V.30. s. 76. 2016.

 

http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2016.30.73.05

 

 

 

>Saiba mais - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235196Y7

 

 

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 VITOR CURVELO FONTES BELÉM


-Linha de pesquisa: Produtos, Processos e Discursos Midiáticos

- Área de pesquisa: Jornalismo Audiovisual

 

- Temáticas de interesse para orientação: estudos em perspectivas local, nacional e/ou internacional, relacionados aos seguintes eixos temáticos: Jornalismo audiovisual e tecnologias digitais (formatos em jornalismo audiovisual, tecnologias aplicadas na atividade jornalística, estudos sobre convergência, interatividade e mobilidade); Narrativas audiovisuais e produção de sentido (gêneros jornalísticos, novas linguagens, temporalidades do jornalismo audiovisual, análise de coberturas); Pesquisa aplicada em jornalismo (desenvolvimento de produção experimental).


 - Projeto de pesquisa em andamento: Noticiários televisivos e infotenimento: a experiência das emissoras em Sergipe na hibridização entre informação e entretenimento.


 -Curriculum Lattes (Link): http://lattes.cnpq.br/8369815854216639

 

 


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Linha de Pesquisa 2: Cultura, Economia e Políticas da Comunicação

 

 

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CARINA LUISA OCHI FLEXOR

 


 

 

LINHA DE PESQUISA
Cultura, Economia e Políticas da Comunicação
 
ÁREAS DE PESQUISA
Cultura digital e comunicação visual
 
TEMÁTICAS DE INTERESSE PARA ORIENTAÇÃO
Projetos que atravessem fenômenos comunicacionais próprios da cultura digital, em particular, nos âmbitos da produção e do consumo, com foco na experiência em rede e nas práticas sociocomunicacionais mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. De modo mais pontual: 01. projetos que envolvam a produção e o consumo de produtos culturais, especialmente, do campo editorial e dos jogos móveis locativos; 02. projetos que priorizem discussões no campo da linguagem, em especial, da matriz visual; 03. projetos que discutam fenômenos que sejam atravessados por questões como Big Data, Inteligência artificial, internet das coisas e tecnologias preditivas; 04. projetos no campo da leitura em contexto digital e literacia transmídia; 05. projetos que busquem compreender os processos de produção e consumo dos territórios infocomunicacionais, em especial, as Smart Cities.
 
PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO
A condição ontológica da mídia e as relações entre a produção e o consumo informacional
 
LATTES
http://lattes.cnpq.br/4134853732864136

 

 

 

 

 

 

 

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César Ricardo Siqueira Bolaño (Atualizado)

 

 

 

- Área de pesquisa: Economia política da comunicação e da cultura

 

- Temas de interesse de orientação: Economia política da internet; impacto social, econômico, político e comunicacional das tecnologias da informação e da comunicação; sistemas de televisão no Brasil;

 

- Projeto de pesquisa em andamento: A televisão brasileira na era digital. O objetivo é atualizar as análises sobre o mercado brasileiro de televisão, estudado sistematicamente desde os anos 80 do século passado, destacando especialmente a problemática regional, tendo por pano de fundo as transformações decorrentes do desenvolvimento da internet e do paradigma da digitalização e da convergência audiovisual-telecomunicações-informática.

 

- Textos de referência:  

 

 

·         BOLAÑO, César. Campo Aberto: para a crítica da epistemologia da comunicação. Aracaju: EDISE, 2015 

 

·         BOLAÑO, César. O conceito de cultura e Celso Furtado. Salvador: EDUFBA, 2013. 

 

·         BOLAÑO, César. et al. Economia Política da Internet. São Cristóvão: Editora UFS, 2011 vol. 1 e 2. 

 

·         BOLAÑO, César. Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil? São Paulo: Paulus, 2007. 

 

·         BOLAÑO, César. Mercado brasileiro de televisão. São Paulo:  EDUC, 2004. 

 

·         BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000. 

 

 

> Saiba maishttp://lattes.cnpq.br/8320476763564207

 

 

 

 

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Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros 

 

 

Doutorado em Letras (UFBA, 2009).

 

 

Áreas de pesquisa: Análise do Discurso de linha francesa, Análise Arqueológica do Discurso.

 

Temáticas de interesse para orientação: ethos discursivo, argumentação, texto, sentido, discurso, relações de poder/saber, análise discursiva de filmes.

 

Projeto em andamento

 

 

 

“Tempos modernos” nas tramas do discurso: neste projeto, objetivamos analisar discursivamente o filme “Tempos Modernos (CHAPLIN, 1936), o qual tematiza as relações sociais, trabalhistas do sujeito, numa sociedade cujo modelo econômico provoca a sua própria exclusão. O enredo do filme denuncia a trajetória de um operário levado à loucura, ao realizar continuamente o mesmo movimento, sem intervalos de tempo (taylorismo). Esse contexto polêmico é apresentado sob o ponto de vista de uma comédia, adentrando, porém, as questões históricas de uma determinada época. Chaplin polemiza, então, a submissão dos operários da fábrica a um sistema de vigilância constante, remontando ao sistema “prisional”. Como dispositivo teórico, pesquisamos três áreas do saber: a Mídia Cinematográfica, forte propagadora de discursos, formadora de opinião (KRISTEVA, 1999; RODRIGUES, 2002); a Análise do Discurso, de linha francesa, a partir da qual estudamos o interdiscurso, o intradiscurso, a formação discursiva (ORLANDI, 2002; PÊCHEUX, 1997, 1999; SARGENTIN, 2011), imagem como um operador de memória social (PÊCHEUX, 1999); as teorias de Foucault (1997a, 1997b, 1999, 2003, 2008, 2009, 2012), no que concerne à sociedade disciplinar, aos conceitos de arqueologia, de controle dos discursos, à semiologia (essencialmente histórica). Estudamos ainda História, consoante Hobsbawn (1997), Inácio Filho (1981), para entendermos o contexto sócio-histórico em que foi produzida a materialidade fílmica em análise. E, como a análise está circunscrita a três áreas do saber, julgamos que este projeto apresenta uma natureza compósita, capaz de analisar os efeitos da relação homem/capital, figuratizada pelo personagem Carlitos, considerando-o como um ícone cultural. Consequentemente, a reativação desse personagem possibilita uma movência de sentidos, no que diz respeito ao contexto histórico em que a materialidade fílmica é criada. E, na medida em que tal materialidade é circulada, há uma reatualização desses sentidos. Como dispositivo analítico, fazemos as seguintes perguntas de pesquisa: como se dá a relação entre a imagem e o enunciado verbal? Quais efeitos de sentido se produzem dessa materialidade fílmica? Quais efeitos de sentido produzem a disciplina e o controle sobre os empregados? Em que medida a iniciativa privada pode (ou não) promover a felicidade do homem (1min45s)? Qual ordem do olhar se conforma a composição da imagem referente à cena em que Carlito é devorado pela máquina de produção (aos 14min8s)?

 

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Textos de Referência

 

BARROS, M. E. de R. de A. B.; BARROS, M. de S. B. O Ethos Discursivo da Polícia: violência versus paz nas cidades grandes. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. , v.13, p.81 - 90, 2011. . ISSN: 1980 – 8879

 

http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_13/INTER13_7.pdf

 

BARROS, M. E. de R. de A. B. A Língua Portuguesa: um instrumento disciplinador? Revista Signum. Estudos de Linguagem. v. 14/2,  p. 117 – 134, 2011. ISSN: 1516-3083 (impresso) / 223 – 4876 (on-line)

 

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum

 

BARROS, M. E. de R. de A. B.; SANTOS, N. V. Discurso e mito no filme O senhor dos anéis: a sociedade do anel. Revista Ideação. v. 16/2, p. 161 – 183, 2014. ISSN: 1982 – 3010 http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/10241 

 

 

 

>Saiba mais - http://lattes.cnpq.br/3319293428533441

 


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Sonia Aguiar Lopes (Atualizado)

 

 

 

- Áreas de pesquisa: Geografias da Comunicação; Jornalismo Regional; apropriações sociais das tecnologias digitais;
 
- Temáticas de interesse para orientação: influência dos referenciais geográficos na comunicação e nos sistemas de mídia, com foco especial na região Nordeste e na América Latina; mídia e movimentos sociais; redes sociais na Internet;
 
- Projeto de pesquisa em andamento: 
Geografias da Mídia na Região Nordeste (2016-2019)
Jornalismo regional ao redor do mundo: estudos e práticas (2017-2019)
 
- Textos de referência:
 
AGUIAR, Sonia. Territorios-red alternativos en las geografías de Internet: la trayectoria de APC en las periferias del mundo. In: Cabral,A; Bolaño, C.; Araujo,D.; Andacht,F.; Paulino,F. (eds.). New Concepts and territories in Latin America. São José dos Pinhais (PR): Página 42, 2017. Disponível em http://alaic.org/site/libro-nuevos-conceptos-y-territorios-en-america-latina/
AGUIAR, Sonia. A experiência do Pool de Jornais do Nordeste e a agenda do desenvolvimento regional frente à reforma do Estado. In: Dourado, J.; Lopes, D.M.S.; Marques, R.S. (orgs). Economia Política do Jornalismo e desenvolvimento regional. Teresina: Edufpi, 2016. pp. 407-452. Disponível em: https://eptic.com.br/segundo-epj/
AGUIAR, Sonia. Geografias da comunicação contemporânea: um mapa teórico e empírico do campo. Contemporânea, Vol.1, n.21, Ano 11, 2013. (Dossiê Geografias da Comunicação). Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/contemporanea/article/view/6960/5097  
 

 

 

 

 

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Verlane Aragão Santos (Atualizado)

 

 

 

- Áreas de pesquisa: Economia Política da Comunicação e da Cultura; Economia Política do Trabalho.
Temáticas de interesse para orientação: acompanhamento e análise das dinâmicas das diversas indústrias culturais; estudo da natureza e especificidades do trabalho cultural; debate crítico sobre as indústrias criativas; acompanhamento e análise das políticas de cultura e de comunicação; estudo da estrutura dos meios de comunicação e das telecomunicações. 
 
- Projeto de pesquisa em andamento: 
Trabalho, cultura e criatividade: autonomia/heteronomia dos "empreendedores da música" (2017-2018) 
 
- Textos de referência:
* SANTOS, Verlane. Los "circuitos musicales" en Sergipe: contradicciones de la producción y distribución de contenido musical del estado más pequeño de Brasil.Alcance Revista Cubana de Información y Comunicación, v. 5, n. 10, p. 4-26, 2016. Disponível em: http://www.alcance.uh.cu/index.php/RCIC/article/view/65.
*  SANTOS, Verlane. Economia Política da Música e Trabalho Cultural: contribuições de estudos exploratórios. In: César Bolaño. (Org.). Cultura e Desenvolvimento Reflexões à luz de Furtado. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 135-158
* SANTOS, Verlane. Dimensões e Implicações da Convergência Tecnológica no Macrossetor das Comunicações. In: Valério Cruz Brittos; Ruy Sardinha Lopes. (Org.). Políticas de Comunicação e Sociedade. São Paulo: INTERCOM, 2012, v. 2, p. 19-35.
 


 

 

 

 

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VITOR JOSÉ BRAGA MOTA GOMES (ATUALIZADO)

 

 


Linha de pesquisa: 2. Cultura, Economia e Políticas da Comunicação
Áreas de pesquisa: Cibercultura; Fotografia; Design editorial
Temáticas de interesse para orientação: cibercultura; compartilhamento; comunicação e novas tecnologias; convergência; mídias sociais; performances sociais; interações mediadas; tecnologias digitais; design editorial; planejamento visual em jornalismo
Projetos de pesquisa em andamento:
1. Performances mediadas pelas imagens fotográficas no Brasil Profundo: Um estudo do uso das selfies pelos jovens (Pós-doutorado)
2. Consumo cultural dos jovens em contexto de convergência midiática: Brasil Profundo (PROCAD)

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 1: Produtos, Processos e Discursos Midiáticos

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