UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Setembro de 2020


PPGEO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Grupos e Laboratórios de Pesquisa

GRUPO DE PESQUISAS SOBRE TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO RURAL – GEPRU

LIDER: PROF. DR. JOSÉ ELOÍZIO DA COSTA

O grupo tem contribuido, com seus estudos e pesquisas, para o melhor conhecimento das transformações que têm ocorrido no mundo rural, com destaque para o Nordeste, mesclando pesquisa, publicação e realização de eventos. Desde 2009 destacamos pesquisas financiadas pelo CNPq (editais 05/2009, 22/2010, 58/2010, 12/2012), FAPITEC (Universal e NAPs), e Encomenda 2013-MDA) relacionado aos territórios da cidadania. As temáticas pesquisadas foram as mais diversas, envolvendo microfinanças, assentamentos rurais, desenvolvimento territorial e agricultura familiar. Foram publicados sete livros, organizados. Os mais recentes são: Contextos do Espaço Rural no Nordeste e Abordagens sobre o Desenvolvimento Rural: experiências em Sergipe e no Planalto da Conquista. O grupo tem pautado pela realização de eventos, em 2016, promoverá o IV Simpósio Regional de Desenvolvimento Rural, a ser realizado no mês de setembro do corrente ano. O tema será relacionada às questões territoriais.

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ   

INSTAGRAM:  GEPRU_UFS2019  

WEB SITE: https://gepru-ufs.wixsite.com/gepru-ufs

 

 

GRUPO DE PESQUISA EM GEOECOLOGIA E PLANEJAMENTO TERRITORIAL - GEOPLAN

LIDER: PROFA. DRA. ROSEMERI MELO E SOUZA

O GEOPLAN, criado em 2004 e certificado pelo DGP/CNPq em 2006,  dedica-se à investigação da dinâmica biofísica de ambientes naturais e modificados pela ação antrópica e dos processos de organização do espaço, buscando aprofundar o conhecimento geoecológico dos sistemas ambientais sergipanos, bem como, desenvolver avaliações ambientais em áreas urbanas, rurais e de ambientes protegidos, sob a ótica integradora da gestão e do planejamento territorial. As atividades de pesquisa realizadas pelo GEOPLAN, envolvem: Realização de trabalhos de campo e de gabinete para o desenvolvimento de investigações científicas apoiadas por vários financiadores, além de atividades de cooperação técnico-científica nacional e de cooperação internacional (missões) com organismos públicos federais e estaduais. Publicação de 05 três livros (2006, 2009, 2013 e 2016).  Realização de dois estágios internacionais para estudantes franceses (Erasmus Mundi).

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ       

INSTAGRAM: @GEOPLANUFS    

WEB SITE: http://www.geoplan.net.br 

 

 

GRUPO DE PESQUISA ESTADO, CAPITAL TRABALHO E AS POLÍTICAS DE REORDENAMENTO TERRITORIAL - GPECT 

LIDER: PROFA. DRA ALEXANDRINA LUZ CONCEIÇÃO 

O Grupo congrega pesquisadores de distintos estados da unidade administrativa do país. A maioria está concentrada no estado de Sergipe no Campus de São Cristóvão/UFS e de Itabaiana/UFS. Com participações também de professores da UESB - Campus de Vitória da Conquista/BA; UNEB/Campus de Catité, UPE/Campus de Petrolina/PE, UFAL/Campus de Arapiraca. O intensivo aprofundamento das discussões teóricas, e das pesquisas realizadas, tem possibilitado um grande volume de resultados: defesas de teses de doutorado; dissertações de mestrado, monografias de bacharelado; pesquisas de iniciação científica PIBIC/CNPq/UFS; FAPITEC/SE. defendidas ou em andamentos. Projetos vinculados ao CNPq; FAPITEC; FAPEAL; FAPESB; além de Projetos de Pesquisas nas instituições que os docentes fazem parte: UFS, UESB, UPE. Produções científicas em livros, periódicos, anais. Execução de 5 Encontros Nacionais, e 20 Fóruns. Publicação de 6 livros

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ        

INSTAGRAM: @gpectufs            

WEB SITE: https://engpect.wordpress.com/ 

 

 

GRUPO DE PESQUISA SOCIEDADE E CULTURA

LIDER: PROFA. DRA. MARIA AUGUSTA MUDIM VARGAS

O grupo desenvolve pesquisas no âmbito da Geografia Cultural privilegiando as interfaces Cultura, Sociedade, Representações Sociais e Sustentabilidade do Patrimônio Material e Imaterial em Sergipe. Na academia vem contribuindo com desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicos sobre Manifestações Culturais, Paisagens, Representações Sociais, Percepção, Indicadores, dentre outras; com atuante participação em congressos e eventos científicos e permanente orientação de dissertações. Paralelamente, mantém grupo de estudos em que paradigmas e procedimentos da realidade social passaram a ser discutidos com a recorrência das categorias identidade, cotidiano, cidadania, território, paisagem, gênero, representações sociais, memória e história oral, dentre outros. O grupo de pesquisa consolida-se em 2003, com a execução do projeto "Avaliação socioeconômica de áreas sob influência da Indústria do Petróleo", firmando sua repercussão nos planos social e político com o convênio CENPES/PETROBRAS. Ao longo desse período, tivemos vários projetos aprovados junto ao Ministério da Cultura/Procultura, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Ceará e Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe – FAPESE. Realizamos eventos como o Ciclo de Palestras do Grupo Sociedade e Cultura, a parte acadêmica do Encontro Cultural de Laranjeiras dos últimos três anos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ        

INSTAGRAM: @sociedadeeculturaufs     

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ALIMENTOS E MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS -  GRUPAM

LIDER: PROFA. DRA SÔNIA DE SOUZA MENDONÇA MENEZES

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentação e Manifestações Tradicionais foi criado no ano de 2011, por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento cientifico motivados pelo estudo da alimentação e das manifestações culturais como formas ricas de conhecimento da sociedade. Para além das discussões vinculadas a cultura e a tradição o Grupam tem ampliado o escopo da pesquisa com os estudos e reflexões a respeito das questões relativas às Políticas Públicas de combate à pobreza e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional dentre as quais merecem destaque o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A consolidação e o fortalecimento do GRUPAM se dá a partir da interação e intercâmbio com outros grupos de pesquisas na escala nacional e internacional na organização de eventos e participação dos seus integrantes em redes de pesquisadores e pesquisas com diversas instituições de ensino e pesquisa. Buscamos consolidar as linhas de pesquisa fundamentadas nas temáticas dos alimentos tradicionais, agroecológicos, orgânicos, patrimônio cultural material e imaterial, identidades, a segurança e soberania alimentar nutricional, a soberania alimentar e os estudos das manifestações culturais.

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ   

INSTAGRAM: @grupam.ufs  

WEB SITE: https://grupam2.webnode.com/ 

 

GRUPO DE PESQUISA DINÂMICA E MODELAGEM COSTEIRA – GPDMC

LIDER DO GRUPO: PROFA. DRA. TAÍS KALIL RODRIGUES

As pesquisas do grupo têm subsidiado vários projetos de iniciação científica, monografias de conclusão de curso e assessorias às comunidades locais. Há pesquisas no campo da Dinâmica Costeira, Expansão Urbana e Geodiversidade de Áreas Costeiras. As pesquisas também têm servido de instrumentos úteis ao Gerenciamento Costeiro dos municípios que fazem parte da zona costeira. Repercussão acadêmica, social e política.

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ  

INSTAGRAM:  @gpdmc      

WEB SITE:  https://gpdmcufs.wixsite.com/iiisdmc 

 

 

DINÂMICA AMBIENTAL E GEOMORFOLOGIA (DAGEO)

LIDER DO GRUPO: PROF. DR. HÉLIO MÁRIO DE ARAÚJO

O DAGEO iniciou suas atividades em agosto de 2008, quando uma equipe de pesquisadores constituída por professores e alunos do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (Campus de São Cristóvão) desenvolveram projetos associados à linha de pesquisa "Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas". A produção acadêmica decorrente desses estudos iniciais resultou em diversos artigos publicados em periódicos especializados e trabalhos apresentados, principalmente em eventos científicos nacionais e internacionais com divulgação em anais, servindo inclusive de estímulo à formação de Geógrafos, Mestres e Doutores. Neste sentido, conhecer o território sergipano através das pesquisas produzidas nessa linha e em outras aqui priorizadas envolvendo a Geomorfologia e o Meio Ambiente se constitui em campo de ação desse grupo, visto que nas duas últimas décadas do século XX a questão ambiental se tornou de domínio público, despertando a atuação da sociedade e dos governantes.

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ   

 

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS – LABERUR

LIDERES:  PROF. DR. ERALDO DA SILVA RAMOS FILHO E  PROF. DR. ANTÔNIO CARLOS CAMPOS 

O Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LABERUR) foi criado no ano de 2009, de acordo com a Resolução 35/2009-CONEPEque aprovou o Projeto Político Pedagógico dos cursos de graduação em Geografia, da Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão. Constitui-se em um ambiente acadêmico para o desenvolvimento de projetos relacionados as ensino, pesquisa e extensão universitária, nos níveis de graduação e pós-graduação em Geografia.

 

RELAÇÃO SOCIEDADE NATUREZA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO – PROGEO E 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS - LATER 

LIDER DO GRUPO: PROFA. DRA. JOSEFA DE LISBOA SANTOS 

O Grupo de Pesquisa Relação Sociedade Natureza e Produção do Espaço Geográfico - PROGEO, é vinculado ao Depto. de Geografia do Campus Prof. Alberto Carvalho e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Suas atividades estimulam o debate em torno das relações que produzem o espaço geográfico e buscam a aproximação com a comunidade. O propósito é apresentar respostas para os desdobramentos da relação sociedade natureza no contexto atual das relações capitalistas. O Grupo agrega 11 docentes, além de estudantes de Mestrado e Doutorado do PPGEO, estudantes bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, dos Programas PET e PIBID, cujas atividades são articuladas com a Pós-Graduação. Desde a sua criação o PROGEO desenvolve pesquisa sobre Geografia e ensino, análises de políticas de desenvolvimento, questão agrária e produção do espaço agrário brasileiro, movimentos sociais, apropriação da natureza e rebatimentos socioambientais.

ESPELHO DO GRUPO: CNPQ   

INSTAGRAM: @progeo_later    

 


 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12198-ed85f859cd