UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Setembro de 2020

PPGED

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Intercâmbios Internacionais

Convênio de Cooperação entre a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade do Porto (Portugal), firmado através do Convênio nº 1877.079/2012, que consiste em desenvolver a colaboração técnica entre as universidades na promoção de pesquisa com propósitos para cooperação científica de ensino, socioculturais nas diversas áreas do conhecimento com o objetivo principal de desenvolvimento e melhoria de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, incluindo a realização de estudos supervisionados em termos práticos, desenvolvimento de mobilidades e monografias, dissertações de mestrado, doutorado e projetos socioculturais. Com esse convênio as universidades se comprometem, na medida em que seus recursos permitam, a realização das seguintes atividades ou programas: Intercâmbio de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior; Intercâmbio de estudantes; Pesquisa; Participação em seminários e encontros acadêmicos; Programa acadêmicos especiais de curta duração (Doutorado Sanduiche); Participação conjunta em cursos internacionais de treinamento; desenvolvimento do quadro acadêmico-funcional de ambas as partes através da utilização de licenças sabáticas e outros programas de aprimoramento de pessoal. Este convênio foi mediado pelas professoras doutoras Eva Maria Siqueira Alves (PPGED/UFS) e Margarida Louro Felgueiras (FPCE/UP).

 

Convênio Nº 1881.083/2012-UFS (Portaria Nº 0314 de 06 de fevereiro de 2013) entre a Universidade Federal de Sergipe e a Pädagogische Hochschule Freiburg/Alemanha, coordenado pela Profa. Dra. Heike 

Schmitz (PPGED/UFS).

 

Convênio de Cooperação entre a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Da Madeira (Portugal), firmado através do Convênio nº 2175.075/2016, que consiste em desenvolver a colaboração técnica entre as universidades na promoção de pesquisa com propósitos para cooperação científica de ensino, socioculturais nas diversas áreas do conhecimento com o objetivo principal de desenvolvimento e melhoria de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, incluindo a realização de estudos supervisionados em termos práticos, desenvolvimento de mobilidades e monografias, dissertações de mestrado, doutorado e projetos socioculturais. Com esse convênio as universidades se comprometem, na medida em que seus recursos permitam, a realização das seguintes atividades ou programas: Intercâmbio de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior; Intercâmbio de estudantes; Pesquisa; Participação em seminários e encontros acadêmicos; Programa acadêmicos especiais de curta duração (Doutorado Sanduiche); Participação conjunta em cursos internacionais de treinamento; desenvolvimento do quadro acadêmico-funcional de ambas as partes através da utilização de licenças sabáticas e outros programas de aprimoramento de pessoal. Este convênio foi mediado pelos professores doutores Alfrancio Ferreira Dias (PPGED/UFS) e Jesus Maria Sousa (CIE-UMa).

 

A Profa. Dra. Heike Schmitz orientou a mestranda Edilene Maia Brito Medrado, aluna do Curso de Maestria em educación do Instituto de Educación y Capacitación Continua da Universidad del Salvador,  em convênio com Instituto Mineiro de Educação Superior/IMES – Brasil).

 

O Prof. Dr. Alfrancio Ferreira Dias mantem parceria de ensino e pesquisa com o Centro de Ciências da Educação da Universidade da Madeira (UMA/Portugal), na qual lecionou a disciplina Observação e Avaliação da Prática Docente do Mestrado em Supervisão Pedagógica em 2015. Também desenvolve atividade de cooperação com o Prof. Dr. João Manuel de Oliveira, Investigador auxiliar no Centro de Investigação e Intervenção Social do Instituto Universitário de Lisboa (CIS-IUL), na qual são desenvolvidos intercâmbios de pesquisas sobre teoria feminista queer pós-estruturalista, epistemologias críticas e à análise dos discursos sociais, nomeadamente sobre discriminação, cidadania sexual, normas de gênero, heteronormatividade e homonormatividade. Em junho de 2016, o Prof. Dr. João Manuel de Oliveira esteve no PPGED, onde ministrou uma aula da disciplina Gênero e Educação.

 

A profa. Simone de Lucena Ferreira desenvolve intercâmbio com os professores doutores Lucia Amante António Quintas Mendes, vinculados ao Mestrado em Comunicação Educacional e Médias Digitais à Universidade Aberta (UAB.

 

A profa. Dra. Marizete Lucini (PPGED/UFS) participou como colaboradora da pesquisa “Consciência e cultura histórica de jovens estudantes na América do Sul: subsídios para políticas públicas”, financiada pelo CNPq e coordenada pelo prof. Dr. Luis Fernando Cerri da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e envolveu 38 cidades brasileiras e 5 países da América Latina (Argentina, Chile, Paraguai, Venezuela e Uruguai).

 

A profa. Dra. Maria Helena Santana Cruz possui três Intercâmbios internacionais a partir da realização de doutorado sanduiche realizado na Universidade Porto.

 

O prof. Dr. Bernard Charlot atua como Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto, Portugal.

 

O prof. Dr. Bernard Charlot coordenada a REPERES: Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber. A Rede visa divulgar pesquisas sobre relação com o saber, permitir comunicações entre os pesquisadores (confirmados ou novatos) e fornecer eventual apoio aos pesquisadores. Pesquisadores em outros países que são colaboradores da Rede: Argentina: Claudia Broitman, Nadia Arroupe e Soledad Vercellino; Suíça: Valérie Vincent; Canadá: Geneviève Terriault; França: Faouzia Kalali, Jacques Bernardin, Marie-France Carnus, Ridha Ennafaa

 

O Prof. Dr. Paulo Sério da Costa Neves realizou Estágio de Pós-Doutorado na University of Ottawa , U.OTTAWA , Canadá, com Bolsa da CAPES.

 

O Prof. Dr. Paulo Sério da Costa Neves atuou como professor Visitante no Institut d'Etudes Politiques   de 

Lyon, IEP-LYON, França nos anos, 2013, 2014, 2015 e 2016.

 

O Prof. Dr. Paulo Sério da Costa Neves foi professor da Cátedra Sérgio Buarque de Holanda no Instituto José Maria Luís Mora no México.

 

O Prof. Dr. Paulo Sério da Costa Neves foi professor da chaire des amèriques (catedra), Institut des Ameriques (Rennes-Frace).

 

O Prof. Dr. Alfrancio Ferreira Dias desenvolveu ações de pesquisa no Centro de Investigação e Intervenção Social do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) na linha de investigação Género, Sexualidades e Interseccionalidades, coordenada pelo Prof. Dr. João Manuel de Oliveira.

 

O Prof. Dr. Alfrancio Ferreira Dias desenvolveu ações de pesquisa no Centro de Ciências da Educação na Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, na linha de Inovação Pedagógica, coordenada pela Proa. Dra. Jesus Maria Sousa.

 

A profa. Dra. Simone de Lucena Ferreira apresentou o trabalho, co-autoria com a doutoranda Socorro Aparecida Cabral Pereira,  A FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID DO

CURSO DE PEDAGOGIAno IV Congresso Internacional TIC e Educação – TicEduca, 2016 em Lisboa- Portugal

 

A profa. Dra. Simone de Lucena Ferreira apresentou o trabalho Avaliação Externa de Cursos de Graduação a Distância no Brasil no 3º Congresso Ibero-Americano En Investigación Cualitativa, 2014, Extremadura. Livro de Atas do 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Aveiro, Portugal.

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12182-3b7fa45029