UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Setembro de 2020


PROPEC

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banco de dados gratuitos

Clique em um link abaixo para acessar o banco de dados correspondente
Os links marcados com *, bem como as informações sobre os mesmos foram extraídos do "Portal do Investidor", da Comissão de Valores Mobiliários, do Ministério da Fazenda.


Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBID) - Indicadores econômicos, agregados macroeconômicos, dados da construção civil e do mercado imobiliário.
  Banco Central do Brasil (BC)* - Criado em 31/12/1964, faz parte do Sistema Financeiro Nacional, exercendo a função de autoridade monetária do país. No site do Banco Central podem ser encontradas informações sobre a economia brasileira: política monetária, informações sobre câmbio, sistema financeiro nacional e o sistema de pagamentos brasileiro, além de diversas publicações como relatórios, boletins e manuais. O site ainda contém uma base de dados com séries atualizadas sobre atividade econômica, expectativas de mercado, indicadores de crédito, mercado financeiro, mercado de capitais, setor externo, mercado internacional, indicadores monetários e finanças públicas.
Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA)* - Trabalha em conjunto com outros órgãos e instituições para produção de estudos, pesquisas e dados relacionados à área econômica. No site do IPEA encontra-se sua principal base de dados, o IPEA-data, com dados macroeconômicos e financeiros organizados em 7000 séries históricas atualizadas. Os principais temas são população, emprego, salário e renda, produção, consumo e vendas, contas nacionais, finanças públicas, índices de preços, juros, moedas, balanço de pagamentos e economia internacional.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)* - Tem como missão fornecer informações sobre o Brasil para o conhecimento de sua realidade. Foi criado em 1936 e está subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O site possui indicadores sobre contas nacionais, agropecuária, indústria, comércio e serviços, índice-preços, emprego e rendimento. Ainda é possível encontrar informações geográficas, indicadores sociais e censos demográficos.
 Secretaria do Tesouro Nacional (STN)* - Criada em 10/03/1986, constitui o principal órgão do Sistema de Administração Financeira Federal e do Sistema de Contabilidade Federal. Desde 2004, é responsável também pelas atividades relacionadas aos títulos externos do Tesouro (emissão e implementação), passando a administrar a dívida externa. Os dados encontrados no site incluem o resultado do Tesouro Nacional, dívida pública, Governo Geral, dados sobre estados e municípios, programação financeira, despesas com pessoal (execução orçamentária) e contabilidade governamental.
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)* - Criada em 1976 com a função de disciplinar o mercado de valores mobiliários e acompanhar a atuação de companhias abertas, investidores e intermediários, possui poder de fiscalização sobre os mesmos. No site institucional podem ser encontrados: regulação, pareceres, decisões de Colegiado, informações sobre companhias abertas e suas demonstrações financeiras, séries históricas sobre emissões de valores mobiliários e dados variados sobre a indústria de fundos de investimento.
 Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)* - É o órgão responsável pela fiscalização dos mercados de seguros, previdência privada, capitalização e resseguro. É uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda criada em 21/11/1966. No site da SUSEP encontram-se informações sobre seguros, previdência aberta complementar e capitalização. O site contém uma base da dados estatísticos, o Sistema de Estatísticas da SUSEP (SES), que tem como objetivo fornecer dados estatísticos relacionados aos mercados supervisionados pela SUSEP (seguros, capitalização e previdência).
Como usar os sistemas públicos de banco de dados:  

Estado Informacional; Gestão da inormação Pública; Governança e Governabilidade de Informações; Políticas de Informação Governamental; Governo Eletrônico

Palestra ministrada pelo professor Wagner Nóbrega, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe, durante o II Congresso de Ciências Atuariais - CCAT da UFS, no dia 4 de Junho de 2014, na cidade de São Cristóvão, Sergipe.

 

 


 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12176-a08508ab91