UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Novembro de 2017


DMS

DEPARTAMENTO DE MUSEOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

    Últimas Notícias

17/01/2017 Abertura do Concurso para professor Substituto do Departamento de Museologia - ...

Apresentação do Departamento

Bacharelado em Museologia - UFS

Criado em 2007, no âmbito do projeto de expansão que implantou o Campus de Laranjeiras (CampusLar) em Sergipe, localizado a 18 km da capital Aracaju, o curso de graduação em Museologia (modalidade: bacharelado) foi coordenado até 2009 pela profa. Msc. Verônica Maria Meneses Nunes, renomada estudiosa do patrimônio cultural sergipano, historiadora e museóloga provisionada pela Lei Federal nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984 e atual diretora do Museu do Homem Sergipano (MUHSE).

Sua criação está vinculada à Resolução 69/2006/CONEP (de 30 de agosto) na gestão do magnífico reitor Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho.

O curso foi avaliado em dezembro de 2011 pela comissão do INEP/MEC obtendo a nota 4 (quatro) em uma escala que vai até 5 (cinco).

Nos últimos anos, várias ações foram realizadas no aspecto didático-pedagógico. Pode-se destacar a aprovação do novo Projeto Pedagógico do Curso (2011), as normatizações de Estágio e TCC. Nas áreas de pesquisa, extensão e tecnologia a realização de vários eventos (palestras, seminários, ofinas, cursos, congressos), a coordenação de projetos de extensão com oficinas de Educação Patrimonial em Laranjeiras, pesquisas diversas sobre o patrimônio material e imaterial em Sergipe, criação de banco de dados, dicionário eletrônico de termos museológicos, digitalização de acervos museais e a criação da revista acadêmica Museitec - Museologia, Tecnologia e Patrimônio Cultural (https://sites.google.com/site/revistamuseitec/) têm marcado a trajetória do curso desde sua criação.

O curso possui quatro laboratórios: LabPrev (Conservação Preventiva), LabExpo (Expografia e Expologia), LabTrix (Informação e Memória Digital/Documentação) e LabMusas (Museologia Aplicada/Projetos Educativos) onde são realizadas atividades de ensino e desenvolvidos projetos de pesquisa, extensão e tecnologia.

O curso possui também dois grupos de estudos e pesquisas cadastrados no CNPq: GEPHIM e GEMPS.

Chefia do Departamento:
PRISCILA MARIA DE JESUS
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
http://dms.ufs.br/pagina/20574

<< voltar

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2017 - UFRN v3.5.16 -r3330-b0060cf52