UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Julho de 2017


DCCI

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Apresentação do Departamento

 

           O Curso de Ciências Contábeis da UFS, em Itabaiana, está situado na Av. Olímpio Grande, s/n, Bairro Centro, CEP 49.500-000. Esse foi fundado em 2006, em decorrência do projeto de interiorização das Universidades Federais, promovido pelo Governo Federal. Atualmente o curso possui 11 (onze) professores efetivos, dentre os quais 2 (dois) são doutores, 5 (cinco) são doutorandos e  4 (quatro) mestres. Em 2014.1 formou a 4ª turma de Bacharéis em Ciências Contábeis e nesse mesmo período possui 340 (trezentos e quarenta) alunos ativos.
O Curso de Ciências Contábeis é um curso que está inserido na área das Ciências Sociais Aplicadas, em razão de ter como ambiente de atuação as relações sociais, econômicas e financeiras ocorridas nas diversas formas de organização – empresária, governamental, associações, fundações, cooperativas, entre outras, e também a pessoa física.
A Contabilidade se desenvolveu e se estruturou para atender as necessidades do comércio e dos impérios, nessa época os profissionais da contabilidade eram conhecidos como “Guarda-Livros” e suas atividades eram restritas a escrituração dos livros mercantis. Por muito tempo o contador foi conhecido como um profissional tecnicista que se preocupava apenas com a escrituração e a apuração dos impostos.
            Como toda ciência social, a Contabilidade se modificou e modernizou-se, junto, e em função do desenvolvimento e da modernização da sociedade. Atualmente, o profissional de contabilidade além dos conhecimentos específicos, da Ciência Contábil, utilizam conhecimentos de outras ciências, tais como: Economia, Administração, Matemática, Estatística, Sociologia, Informática, Relações Humanas, Meio Ambiente, Idiomas Estrangeiros e outras.
            O Contador atual é um profissional que se preocupa com a constante melhoria da qualidade das informações passadas aos administradores e a sociedade em geral. Sua função é apresentar, da forma mais clara e abrangente possível, à situação econômica e financeira das organizações, participando e auxiliando nas decisões. As informações podem ser apresentadas em forma de relatórios específicos e padronizados e outros elaborados de acordo com as necessidades, de modo, que seja traduzido em números e em relatos a riqueza atual e suas projeções. 
            Todo gestor necessita, para melhor gerenciar e prosperar, de informações confiáveis que possibilitem conhecer e acompanhar em detalhes o aumento ou diminuição de sua riqueza. Para exemplificar essa situação o Prof. José Carlos Marion, em seu livro Contabilidade Básica, diz “Uma empresa sem boa Contabilidade é como um barco, em alto mar, sem bússola”.
            O Curso de Ciências Contábeis da UFS – Itabaiana, contém em sua estrutura curricular pedagógica disciplinas básicas, que envolve as diversas ciências afins, disciplinas de conteúdos específicos da contabilidade e disciplinas práticas desenvolvidas em laboratórios de informática.
          Com relação ao mercado de trabalho o Prof. Marion, na mesma obra citada acima, apresenta de forma bastante ampla as diversas oportunidades de atuação do contador. A título de exemplo, apresentamos algumas dessas oportunidades de trabalho, como segue: Na Empresa: Contador Geral, Contador de Custos, Controller, Planejador Tributário, Subcontador, Audito Interno e etc. No trabalho autônomo: Auditor Independente, Consultor, Escritório de Contabilidade, Perito Contador. No Ensino: Professor, Pesquisador, Escritor, Consultor. Em órgãos públicos: Contador Público, Fiscal de Tributos, Controlador de Arrecadação, Tribunal de Contas e outras. 
        O que se deseja de um contador atual vai além dos conhecimentos científicos contábeis, ele precisa ser um profissional pró-ativo, dinâmico, de fácil relacionamento interpessoal e que saiba empregar sua visão holística e sistêmica, na resolução de problemas e no auxílio às decisões, pois observa-se, que com o dinamismo do mercado atual, cada vez mais as exigências à Contabilidade e aos profissionais vêm crescendo, e aumentando o grau de desafios para corresponder a toda essa evolução, por isso é necessário estar atento às novidades buscando um constante aperfeiçoamento. 

 

Chefia do Departamento:
JOAO ALVES CARVALHO FILHO
Telefone(s):
34328219(Diretor)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2017 - UFRN v3.5.16 -r114165M