UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Abril de 2018


    Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Apresentação do Departamento

O TURISMO

O turismo é uma atividade humana internacional que envolve o deslocamento de pessoas para outras regiões, promovendo a comunicação e interação entre povos. Possibilita conhecimento de diferentes culturas, fomenta a educação e movimenta diversos setores da economia mundial de forma a promover a conservação dos recursos locais, físicos e humanos.  É uma atividade que cresce a cada dia para atender aos anseios e motivações da sociedade em busca de satisfazer outras necessidades que não a de atividades remuneradas.

O PROFISSIONAL

O profissional com competência para planejar atividades, a fim de oferecer o melhor tratamento possível às pessoas que buscam o Turismo, é o turismólogo. O profissional desta área deve ser um profissional que não só domine a vertente teórica específica dessa área do saber, mas também considere a característica  transversal do Turismo. Precisa ter habilidades para interpretar as dinâmicas de sua atividade como resultantes da multiplicidade de interfaces entre os sistemas ecológico, econômico, social, político, tecnológico, cultural e legal.

O CURSO DE TURISMO DA UFS

Para formar profissionais com essas habilidades, o Curso de Bacharelado em Turismo da UFS, com entrada anual e funcionamento no turno vespertino, é formado por um corpo docente com mestres e doutores, habilitados a capacitar o futuro bacharel para atuar de forma crítica e reflexiva nos processos inerentes à prática turística, notadamente nas agências de viagens e operadoras turísticas; no setor de alimentos e bebidas; hotelaria e hospitalidade; no setor de transportes aéreo, rodoviário e cruzeiros marítimos; na administração e gestão de eventos; na área cultural, através do desenvolvimento de projetos voltados para o uso turístico do patrimônio; planejamento, pesquisa, consultoria turística e marketing turístico. Há preocupação também com a consciência da cidadania e dos princípios éticos para que esse profissional possa não só desenvolver suas atividades mantendo o compromisso com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente, mas também ingressar e atuar no mercado de trabalho respeitando as exigências atuais da prática profissional.

ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO

Atualmente, o curso desenvolve projetos nas áreas  de  Educação Patrimonial e Turismo Cultural, Turismo Pedagógico,  Turismo de Base Local, Educação Ambiental, Elaboração de Roteiros, ESpaços públicos  privados de lazer e turismo, Igualdade de Gênero, Imaginários e Comunicação. Há também grupos de pesquisas cadastrados no CNPQ com os títulos “Gestão de Turismo e Hospitalidade” e "Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Antropologia e Turismo", dos quais o corpo docente e discentes fazem parte. Os docentes, do Núcleo de Turismo, se dividem em cinco linhas de pesquisa que atendem aos objetivos dos estudos na área de Turismo: Planejamento do Turismo e Hospitalidade; Turismo e Meio Ambiente; Turismo, Cultura e Sociedade; Comportamento do Consumidor em Turismo e Hospitalidade e Gestão de Empreendimentos Turísticos. Além disso, o curso está equipado com Laboratório de Planejamento e Organização de Eventos e Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Turismo.

 

Chefia do Departamento:
ROSANA EDUARDO DA SILVA LEAL
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2018 - UFRN v3.5.16 -r3976-6d3b6a483