UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Outubro de 2019


DFO

DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

11/09/2017 DISTRIBUIÇÃO DE ESTÁGIOS 6º E 8º PERÍODOS

Apresentação do Departamento

O Fonoaudiólogo é o profissional que atua na promoção da saúde da comunicação humana, nos aspectos relacionados ao sistema sensoriomotororal, à linguagem oral e escrita, voz, fala, fluência e audição. Ele presta serviços de diagnóstico, orientação e tratamento, atendendo desde o recém-nascido até a terceira idade. Possui, ainda, um papel significativo na manutenção da saúde e da qualidade de vida, uma vez que a comunicação permeia todas as relações humanas, contribui para a integridade emocional, propicia a aprendizagem e a participação social.

        O propósito fundamental da Universidade Federal de Sergipe é a formação de profissionais cidadãos, a produção, difusão e conservação de conhecimentos de forma interativa com a sociedade. Tal postura implica na formação de um profissional apto para atuar eticamente e dentro de princípios científico-filosóficos, no fomento e na produção de conhecimentos que respondam às exigências contemporâneas e regionais.

        Nesse sentido, o Curso de Fonoaudiologia da UFS objetiva a formação de um profissional generalista, capaz de participar efetivamente da promoção da saúde nos processos da comunicação humana.

Como agente de transformação social, crítico e competente, o egresso estará preparado para integrar equipes multiprofissionais e aplicar seus conhecimentos clínico-terapêuticos, de forma humanitária e inovadora, centrado em preceitos científicos e éticos, integrado com os demais profissionais e instâncias do SUS.

Espera-se que o fonoaudiólogo, egresso do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, seja capaz de:

I.  Reconhecer o processo saúde-doença, seus determinantes sociais, interpretar, analisar e produzir informações epidemiológicas, evidências clínicas e sociais, que orientem as práticas profissionais integrando conhecimentos sobre aspectos físicos, psíquicos, linguísticos, culturais e sociais do ser humano.

II. Reconhecer, diferenciar, utilizar e integrar conhecimentos e atitudes nos vários tipos de atuação em Fonoaudiologia: linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, voz e audição.

III. Identificar a Fonoaudiologia como área que busca estabelecer os limites de seu saber, o que implica na interlocução e apropriação de conhecimentos de outras áreas afins.

IV. Compreender a atividade fonoaudiológica em todas as suas áreas de atuação, como instrumento de integração e ação do homem em seu meio, atuando a partir de ações preventivas, de promoção e proteção à saúde, e interventivas, como diagnóstico e reabilitação, tanto em nível individual quanto coletivo.

V.  Apoiar-se nos preceitos científicos e éticos, integrado com os demais profissionais e instâncias do SUS.

VI. Compreender a Atenção Básica à Saúde com papel ordenadora do cuidado no sistema de saúde, suas interlocuções com outros núcleos de saberes e setores da sociedade, ferramentas de análise de situação de saúde, planejamento de intervenções e cuidado sob a ótica da clínica ampliada e apoio matricial.

VII. Aplicar os diferentes métodos utilizados em Fonoaudiologia, assim como a situação histórica em que foram produzidos, correlacionando-os com as principais correntes do pensamento científico e intelectual contemporâneo.

VIII. Colaborar e promover o desenvolvimento de novos métodos e/ou pesquisas que contribuam no saber fonoaudiológico, tomando ciência a partir da investigação dos trabalhos acadêmicos e científicos.

IX. Diferenciar as alterações fonoaudiológicas a receber intervenção terapêutica, adequando-a à situação de cada indivíduo, independente da raça, sexo, credo e situação social, assegurando a integralidade de assistência em todos os níveis do sistema de saúde.

X. Avaliar, diagnosticar e elaborar propostas de tratamento, aplicar técnicas com precisão, verificar a eficácia do tratamento, encaminhar e dar alta, quando necessário.

XI. Participar de equipes multidisciplinares favorecendo a melhor compreensão do paciente, famílias e comunidades, dos serviços e melhorando a atuação junto à coletividade.

XII. Compreender o processo de reabilitação da pessoa com deficiência a partir do paradigma da inclusão social com habilidade para aplicar ferramentas da   de modo que o processo de reabilitação não se encerre no ato da terapia e se lance permanentemente um olhar para o sujeito, família e comunidade.  

XIII. Planejar e desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de riscos e agravos nos diversos contextos de saúde comunitária.

XIV. Propor e atuar em programas e projetos de aperfeiçoamento da comunicação humana, de forma coletiva e individual.

XV.   Atuar nos âmbitos do SUS, Clínico Autônomo, Institucional, Empresarial e Escolar, assegurando a realização dos serviços com responsabilidade ético-político-social.

XVI.  Atuar com raciocínio crítico, autonomia pessoal e intelectual e buscar respostas de forma ética, procurando fornecer soluções às pessoas e serviços envolvidos, no mais alto nível de qualidade profissional.

XVII. Trabalhar de modo a tomar decisões fundamentadas em evidências científicas, na eficácia do procedimento e na determinação da relação custo-benefício dos procedimentos.

XVIII.  Atuar com liderança, iniciativa, compromisso, responsabilidade, empatia, adequada comunicação (verbal, não-verbal e de leitura e escrita) e gerenciamento, de forma efetiva, buscando a validação de resultados.

XIX. Utilizar, acompanhar e incorporar procedimentos com embasamento técnico-científico em toda a sua atividade, ciente da dinamicidade dos conhecimentos e das práticas fonoaudiológicas.

XX. Compreender que a sua prática pode ser aprimorada a partir do conhecimento refletido diante dos problemas do cotidiano do trabalho ou por meio de cursos de extensão, aprimoramento e especialização ou pós-graduação.

 

 

Chefe do Departamento: Profa. Dra. Raphaela Barroso Guedes Granzotti

Sub-chefe: Profa. Dra. Priscila Feliciano de Oliveira

Secretaria: Cleuma Costa

Telefone: (79) 3194-6805

E-mail: departamentofonoaudiologiaufs@gmail.com

Horário de Funcionamento: 7:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas

 

Recepção/Agendamento da Clínica Escola de Fonoaudiologia

Secretaria: Fernanda Brandão da Silva

E-mail: clinicafonoufs@gmail.com

Telefone: (79) 3194-6805

Horário de Funcionamento: 7:00 às 11:00 e 12:00 às 16:00 horas

 

Endereço: Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos da UFS na Av. Marechal Rondon, s/n, Jd. Rosa Elze - São Cristóvão/SE 

                                                        Obs: O horário de funcionamento nos períodos de férias ou recesso acadêmico poderá haver alteração.

Chefia do Departamento:
RAPHAELA BARROSO GUEDES GRANZOTTI
Telefone(s):
31946805(Secretaria)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r8356-cee50ed3b