UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Agosto de 2019


PROFLETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

10/05/2019 conferência "Contribuições da Pesquisa Sociolinguística para o Ensino de Língua ...
03/04/2019 Resultado de seleção interna de candidatos à bolsa na Turma 6 do PROFLETRAS
26/03/2019 EDITAL PARA CONCORRER A BOLSAS - Turma 6
16/03/2019 AULA MAGNA - Pode a norma-padrão ser variável?

Apresentação do Departamento

O PROFLETRAS é um programa de mestrado profissional em Letras em rede, financiado pela CAPES, constituído atualmente por 49 unidades acadêmicas em instituições associadas, cuja coordenação está a cargo da UFRN. Para ser uma instituição associada, é necessário apresentar infraestrutura e um corpo docente composto por doutores, não só com produção científica e técnica, mas com experiência na formação continuada para a Educação Básica. A UFS reúne estes requisitos em duas unidades: em São Cristóvão e em Itabaiana, desde 2012.

O programa foi avaliado inicialmente pela CAPES com a nota 4 (Os conceitos são atribuídos de acordo com a seguinte escala: 1 e 2, que descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado). Todas as ações desenvolvidas visam atingir o desempenho máximo, pois a permanência de cada instituição associada na rede está sujeita à avaliação da CAPES que considera, entre outros aspectos, a efetiva execução do projeto pedagógico nacional do PROFLETRAS, o resultado positivo na formação de egressos e a qualidade da produção científica gerada.

Se objetivo, a médio prazo, é a formação de professores do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional. O programa visa a formação continuada em serviço, com a possibilidade de frequentar as melhores instituições de ensino da região, aproximado o universo acadêmico à prática educacional da escola pública.

A demanda do PROFLETRAS em Sergipe é significativa: há, em média, 10 candidatos para cada vaga, nas duas unidades acadêmicas. No último exame, foram 383 professores inscritos, dos quais apenas 35 (15 em São Cristóvão e 20 em Itabaiana) ingressaram no programa.

As turmas são compostas por 15 alunos, aprovados e classificados no exame de acesso, que reúnem simultaneamente os seguintes requisitos:

a) Ser graduado em Letras/Português;

b) Ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) em escola da rede pública, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e

c) Estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).

Embora vinculado ao sistema UAB, as disciplinas são presenciais, ofertadas no horário regular de funcionamento das unidades acadêmicas, de acordo com a disponibilidade do corpo docente e da infraestrutura institucional.

Nos três primeiros semestres, são oferecidas as disciplinas de formação, obrigatórias e optativas, momento que o curso requer afastamento parcial das atividades do aluno-docente na escola, pois é necessário dedicar, no mínimo, 20 semanais às atividades do curso, visando atender aos objetivos do cronograma de atividades e cumprir o prazo máximo estabelecido para titulação, que é de 24 meses.

O PROFLETRAS tem permitido a inserção social da UFS ao impactar diretamente na comunidade local: a qualificação docente pode contribuir para o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita, e também para o declínio das atuais taxas de evasão dos alunos durante o ensino fundamental. Para tanto, o aluno do PROFLETRAS, ao assinar o termo de concessão de bolsa, se compromete a continuar atuando, por um período não inferior a cinco anos após a diplomação, como professor da rede pública, desenvolvendo além das atividades docentes, outros trabalhos em temas de interesse público visando a melhoria da qualidade da educação básica nas escolas públicas a que estiver vinculado.

 

 

COORDENADORA: Prof.ª Dr.ª LEILANE RAMOS DA SILVA

VICE-COORDENADORA: Prof.ª Drª. DENISE PORTO CARDOSO

 

Secretaria

Horário de funcionamento:

Das 07h às 12h e das 13h às 17h

 

Horário de atendimento ao público:

Das 07h às 12h e das 13h às 17h

 

Secretário: JOSÉ RANULFO PINHEIRO DA SILVA SOBRINHO

 

Bolsista PRODAP: JOSÉ IVANDSON DE SANTANA NASCIMENTO


 

EQUIPE DOCENTE 

 

ALBERTO ROIPHE BRUNO

ALEXANDRE DE MELO ANDRADE

DENISE PORTO CARDOSO

ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO

JOSALBA FABIANA DOS SANTOS

LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA (licença para estudos pós-doutorais)

LEILANE RAMOS DA SILVA

RAQUEL MEISTER KO FREITAG

RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO

SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO

TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO

VANESSA GONZAGA NUNES

 

 

 


 

Localização:

PROFLETRAS

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos - Av. Marechal Rondon, S/N - Jardim Roza Elze

CEP  49100-000  -  São Cristóvão/SE(Ao lado da Sala 01 da POSGRAP, Prédio do Polo de Gestão)

E-MAIL:profletras.ufs@gmail.com: Home Page: www.ufs.br ou www.posgrap.ufs.br/

Telefone: (79) 3194-6602

Ramal: 6602

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946602(Secretaria)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r8114-320291d4f